2023
Vire a chave
Junho de 2023


“Vire a chave!” Força dos Jovens, junho de 2023.

Vire a chave!

Há uma reserva de força que você pode invocar quando se sentir vazio, solitário ou perdido.

Imagem
rapaz em uma moto

Ilustrações: Dean MacAdam

Nos dois últimos verões do Ensino Médio, meus pais me enviaram para trabalhar para o meu tio em Idaho. Ele administrava o Budge‘s Golden Sunshine Honey, um negócio da família iniciado por meu avô.

Meu pai sabia o tipo de trabalho que esperava por mim. Ele havia crescido “trabalhando na colmeia”. Ele queria que eu aprendesse a trabalhar como ele. O trabalho era difícil, e havia poucos benefícios, incluindo um: ocasionalmente, meu tio me deixava andar de motocicleta.

Certo dia, decidi dar uma volta. O céu azul, o sol brilhante e o vento soprando o meu cabelo eram emocionantes! Por um momento, todas as longas horas de trabalho árduo pareciam valer a pena. De repente, a motocicleta parou. Fiquei sem combustível no meio do nada! Isso aconteceu antes dos celulares existirem, por isso, eu estava sozinho.

Achei que meu tio ficaria aborrecido se eu abandonasse a motocicleta e voltasse para a cidade, então decidi empurrá-la até em casa. Já estava escuro quando cheguei à cidade. O posto de gasolina estava fechado. Eu estava com sede, com fome e exausto.

Ao empurrar a motocicleta pela cidade, vi a caminhonete de meu tio estacionada do lado de fora do cinema. Encontrei ele e expliquei o ocorrido. Sua reação me surpreendeu.

“Como você ficou sem combustível?”, perguntou ele.

Ele foi até a motocicleta e virou uma chave. Depois, acionou a ignição e pisou no pedal de partida. Para minha surpresa, o motor rugiu!

“Como fez isso?”, perguntei.

“Há um tanque de combustível reserva para o caso de acabar o combustível”, disse ele. “Tudo o que você precisa fazer é virar a chave.”

Constrangido e humilhado, fui de motocicleta para casa.

A parábola da motocicleta

Sempre pensei em minha experiência com a motocicleta. Com o passar dos anos, ela tornou-se uma parábola para mim.

Nesta vida, ficamos “sem combustível”, falando espiritualmente. Queremos confiar em nossos próprios recursos e forças para resolver nossos problemas. Às vezes enfrentamos desafios, mas nos sentimos muito envergonhados para pedir ajuda. Mas espiritualmente, é como tentar empurrar a motocicleta para casa sem ajuda. Não temos ideia de que há um interruptor que pode fornecer energia.

Em vez de tentar empurrar nossa “motocicleta” usando nossa própria força, devemos “virar a chave” e acessar a maior fonte de poder nesta vida: o poder expiatório de Jesus Cristo. Para acessar Seu poder, precisamos nos achegar a Ele com um coração quebrantado e um espírito contrito, arrepender-nos e crer (ver 2 Néfi 2:7; Alma 26:35). Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos virar a chave espiritual que nos dá o poder de que precisamos para voltar ao nosso lar celestial.1

Ele está sempre disposto a nos ajudar.

Se estivermos em apuros devido ao pecado, o Senhor deixou claro que precisamos “[arrepender-nos] ou sofrer” (Doutrina e Convênios 19:4). Ele pede que aceitemos Seu sacrifício expiatório. “Pois eis que eu, Deus, sofri essas coisas por todos, para que não precisem sofrer caso se arrependam” (Doutrina e Convênios 19:16).

Às vezes, nosso arrependimento pode exigir sérios “reparos” e a ajuda de um “técnico especializado em manutenção espiritual”, como um pai ou mãe, ou um bispo. Mas devemos sempre invocar o Senhor. Sua alegria é grande quando nos arrependemos (ver Doutrina e Convênios 18:13).

Testifico que Jesus Cristo está sempre disposto a nos ajudar em todos os momentos e em todos os lugares. Não precisamos confiar em nossa própria força. Quando O invocamos e guardamos Seus mandamentos, Ele gentilmente “do mal [nos] libertará”.2 Mesmo quando nos sentimos vazios, solitários e perdidos, podemos “virar a chave” e encontrar força e direção renovadas.

Notas

  1. Minha história sobre a motocicleta fala sobre um tanque de combustível reserva, mas de modo algum estou sugerindo que confiar em Jesus Cristo e em Sua Expiação é um plano alternativo. Ele é o plano!

  2. “Vinde a Cristo”, Hinos, nº 69.