2023
Quando se sentir só
Junho de 2023


“Quando se sentir só”, Força dos Jovens, junho de 2023.

Vem, e Segue-Me

Mateus 27; Marcos 15; Lucas 22–23; João 18–19

Quando se sentir só

O Salvador caminhou “a mais solitária jornada já feita”1 para que você não tenha que ficar sozinho.

Imagem
jovem com Jesus Cristo

Você já se sentiu só? Eu já. Quando eu tinha 7 anos, chorei para minha mãe porque não tinha amigos na escola. Quando eu era adolescente, eu era uma das poucas moças de uma classe da Escola Dominical cheia de rapazes (e, obviamente, eu não queria falar com eles!). E, às vezes, era difícil me enturmar com as pessoas em minhas equipes ou em minhas aulas na escola.

Mas uma das vezes que me senti mais só foi durante minha missão em Guadalajara, México. Eu acabara de chegar e não falava muito bem espanhol. Minha companheira falava apenas espanhol. Na maioria das vezes, nos comunicávamos por meio das poucas palavras que aprendi no centro de treinamento missionário e com muitos gestos. Para completar, nosso apartamento ficou temporariamente sem eletricidade ou água quente. Eu estava muito fora de minha zona de conforto e me sentia muito só.

É provável que você tenha tido momentos em que também se sentiu só. Talvez você:

  • Esteja tendo dificuldades para se enturmar na escola ou está sofrendo bullying.

  • Não se dê bem com alguns de seus amigos.

  • Seja o único membro da Igreja em sua escola.

  • More em uma nova cidade ou país.

  • Esteja sentindo falta de um membro da família que esteja na missão ou nas forças armadas ou tenha falecido.

  • Sinta-se separado do Pai Celestial e de Jesus Cristo por causa do pecado.

Quando se sentir só, busque o Salvador. Ele sabe exatamente como você se sente e como ajudá-lo. Aqui estão algumas coisas que podemos aprender sobre vencer a solidão analisando o que o Salvador suportou durante Seu sacrifício expiatório.

Você será fortalecido

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, chamou a Expiação do Salvador de “a mais solitária jornada já feita”.2 Enquanto Cristo sofria e sangrava por todos os poros no jardim do Getsêmani, Seus discípulos dormiam.

Enquanto sofria, Jesus orava: “Pai, se queres, passa de mim este cálice, porém não se faça a minha vontade, senão a tua.” Embora o fardo do Salvador não tenha sido retirado, “apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia” (Lucas 22:42–43).

O Pai Celestial enviou um anjo para fortalecer Seu Filho em Seu sofrimento. E Ele nos fortalecerá em nossa solidão. Em minha missão, “anjos” na forma de membros da ala nos foram enviados, os quais nos ofereceram cobertores quentes, banho e alimentos exatamente quando eu mais precisava.

Imagem
Jesus Cristo abraçando uma criança

Você não está abandonado

Às vezes, você pode se sentir tão só que se sente abandonado ou desamparado por Deus. Mas Ele não lhe abandonou. E Jesus Cristo compreende o quanto você se sente só.

Depois do sofrimento do Salvador no Getsêmani, Ele foi traído por um de Seus apóstolos. Ele foi negado por seguidores e amigos fiéis. O élder Holland explica que o “que pode ter sido o mais difícil momento de toda essa solitária jornada até a Expiação [veio com] aquela descida até o paralisante desespero da retração divina, no qual [o Salvador] clama em solidão final: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’”3

Por um momento na cruz, o Salvador se sentiu completamente sozinho.

Mas “o Pai perfeito não abandonou Seu Filho naquela hora”, explica o élder Holland. “De fato, é minha crença pessoal que, em todo o ministério mortal de Cristo, o Pai talvez nunca estivesse mais próximo de Seu Filho do que nesses agonizantes momentos finais de sofrimento.”4

Assim como o Pai Celestial nunca abandonou o Salvador, Ele nunca vai abandoná-lo. Talvez nem sempre reconheça isso, mas Ele está perto de você. Ele conhece suas dores e ouve suas orações. Ele está sempre de braços estendidos para você (ver Mosias 16:12).

Você pode vencer a separação espiritual

Embora nunca sejamos abandonados por nosso Pai Celestial, às vezes fazemos escolhas que nos separam Dele e de Jesus Cristo por algum tempo. Essa separação pode nos fazer sentir muito sós. Mas Jesus Cristo também entende isso.

O Pai Celestial nunca deixou Seu Filho, mas “retirou de Jesus, por um breve momento, o conforto de Seu Espírito, o apoio de Sua presença pessoal”, explica o élder Holland. “Esse (…) Filho perfeito que nunca falara nem fizera mal (…) precisava saber como o restante da humanidade, nós, se sentiria quando cometesse tais pecados (…), ter Seu Espírito divino retirado, deixando-O numa solidão total, abjeta e desesperadora.”5

O Salvador entende quão solitários nos sentimos quando pecamos. E como Ele tomou sobre Si nossos pecados, não precisamos ficar sozinhos por muito tempo. Podemos nos arrepender e nos achegar a Deus mais uma vez. Nunca é tarde demais.

Ao nos esforçarmos para guardar nossos convênios, recebemos a promessa de ter sempre Seu Espírito conosco. Isso significa que, se nos arrependermos diariamente e tentarmos escolher o certo, podemos nos sentir solitários, mas nunca estamos realmente sozinhos.

Imagem
Jesus Cristo

O Salvador compreende

Não importa por que você está solitário ou quão solitário se sinta, saiba que o Salvador compreende esse sentimento. Ele vivenciou a solidão suprema durante o maior sofrimento que alguém já conheceu.

“Eis que te tenho gravada nas palmas de minhas mãos”, Ele diz. “Os teus muros estão continuamente diante de mim” (1 Néfi 21:16). Ele conhece sua solidão. Ele conhece você. Graças ao Seu sacrifício expiatório, você não precisa ficar sozinho.