2023
Princípios gerais, escolhas específicas
Março de 2023


“Princípios gerais, escolhas específicas”, Força dos Jovens, março de 2023.

Princípios gerais, escolhas específicas

Como você aplica princípios gerais em situações específicas de sua vida?

Imagem
moça debaixo de uma lupa gigante

Ilustração: Josh Talbot

Veja estas três citações de três profetas diferentes. Tente detectar um tema em comum:

“Oh! Sede sábios! Que mais poderei dizer?”

“E finalmente, não vos posso dizer todas as coisas pelas quais podeis cometer pecado.”

“Ensino-lhes princípios corretos, e eles governam-se a si mesmos”.

Parece que os profetas nos dão os princípios do evangelho do Senhor e depois nos deixam viver esses princípios. Eles não nos dão todos os detalhes. Então, como podemos aplicar esses ensinamentos?

Como você aplica os ensinamentos dos profetas?

Os profetas nos dão mandamentos do Senhor. Também nos ensinam princípios e diretrizes que nos ajudam a aplicar verdades e mandamentos eternos — por exemplo, o guia Para o Vigor da Juventude.

Mas os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias às vezes se perguntam sobre os detalhes — as coisas específicas que devemos fazer para viver melhor os princípios e mandamentos do evangelho. Por exemplo, as pessoas podem se perguntar exatamente que tipo de roupa demonstra respeito adequado pelo corpo. Ou talvez se perguntem o que exatamente devem fazer no Dia do Senhor para santificá-lo.

Os princípios gerais podem ser aplicados de diferentes maneiras específicas por pessoas diferentes, mas podemos buscar a orientação do Senhor ao abordarmos nossas escolhas individuais para nos aproximarmos de Deus.

Um padrão útil

O presidente Russell M. Nelson certa vez explicou como ele abordou as escolhas sobre santificar o Dia do Senhor:

“Aprendi nas escrituras que minha conduta e minha atitude no Dia do Senhor constituíam um sinal entre mim e meu Pai Celestial. Com esse entendimento, não precisei mais de listas do que fazer ou evitar. Quando tinha que tomar a decisão sobre uma atividade ser ou não adequada para o Dia do Senhor, simplesmente me perguntava: ‘Que sinal quero dar a Deus?’ Essa pergunta fez com que minhas escolhas para o Dia do Senhor ficassem bem claras” (Conferência Geral de Abril de 2015, A Liahona, maio de 2015, p. 130).

A maneira como o presidente Nelson abordou essa pergunta específica pode nos mostrar um padrão geral para fazer escolhas sobre mandamentos e diretrizes. Veja como você poderia expressá-lo:

Você pode seguir esse padrão com qualquer mandamento ou diretriz — a Palavra de Sabedoria, mídia e entretenimento, música, pureza sexual e até mesmo o dízimo. Dá um pouco de trabalho, mas vale a pena.

Ao estudar essas coisas, você pode ler o que as escrituras e os profetas modernos dizem sobre elas, ponderar e orar ao Pai Celestial. O Espírito Santo pode então ajudá-lo e inspirá-lo a fazer boas escolhas.

E quanto às outras escolhas?

Observe que o presidente Nelson não nos disse quais escolhas específicas fez sobre o Dia do Senhor. Ele nos mostrou como podemos fazer nossas próprias escolhas. Você pode fazer muitas das mesmas escolhas que ele fez. Mas o ponto principal é tentar nos aproximar do Pai Celestial e de Jesus Cristo por meio de nossas escolhas.

Se notar que outra pessoa na Igreja não faz tudo exatamente da maneira que você faz, não precisa se preocupar em corrigi-la. Como a irmã Reyna I. Aburto, então segunda conselheira na presidência geral da Sociedade de Socorro, disse certa vez: “Sigamos o caminho do Salvador e aumentemos nossa compaixão, diminuindo nossa tendência de julgar e deixando de ser os inspetores da espiritualidade alheia” (Conferência Geral de Outubro de 2019, Liahona, novembro de 2019, p. 58).

Você pode abraçar os princípios corretos ensinados pelos profetas. Você pode direcionar as pessoas para o Salvador, Seu amor, Sua compaixão e Seus mandamentos. Você pode ler o guia Para o Vigor da Juventude. Você pode tentar levar uma vida fiel como discípulo de Jesus Cristo, ser um bom exemplo e compartilhar suas experiências espirituais.

Se você se concentrar em amar a Deus e amar ao próximo, será guiado a fazer escolhas que ajudarão você e outras pessoas a serem felizes.