2023
Jesus Cristo: Paz em meio às tempestades
Março de 2023


“Jesus Cristo: Paz em meio às tempestades”, Força dos Jovens, março de 2023.

Vem, e Segue-Me

Marcos 4

Jesus Cristo: Paz em meio às tempestades

Em alguns dias, você pode se sentir abalado pelas tempestades da vida. Mas Jesus Cristo tem o poder de trazer-lhe a paz que você não encontrará em nenhum outro lugar.

Imagem
Jesus Cristo ordenando que o mar se aquiete

Peace, Be Still , de Yong Sung Kim

Na metade do meu último ano do Ensino Médio, tive uma grande surpresa. Meus pais tinham sido chamados para presidir a Missão Uruguai Montevidéu, o que significava que eles se mudariam para o outro lado do mundo com meus quatro irmãos mais novos. Eu já estava estressada com a formatura do Ensino Médio, mas agora eu iria para a faculdade sozinha, com minha família em um país diferente. Eu estava apavorada.

Minha transição do Ensino Médio para a faculdade foi extremamente difícil para mim. Embora estivesse cercada por colegas de quarto gentis e milhares de alunos, nunca me senti tão sozinha. As pressões da escola eram esmagadoras. Eu não sabia o que queria estudar e achava as aulas desafiadoras. Também estava passando por um relacionamento emocionalmente manipulador, o que teve enormes consequências sobre minha saúde mental. Meu medo do futuro me apavorava.

Logo, meus sentimentos de depressão, medo e solidão me paralisaram. Até mesmo a rotina parecia impossível. Certa manhã, eu estava pedindo ao Pai Celestial que me desse forças para enfrentar o dia. “Não posso continuar fazendo isso sozinha”, orei. Em um raro momento de clareza mental e emocional, algumas palavras me vieram à mente: “Você não precisa”. Minha mente se encheu de paz. A tempestade em minha mente se acalmou.

Os meses (e anos) seguintes não foram fáceis. Meus sentimentos de depressão e solidão não desapareceram instantaneamente. Mas, pela primeira vez, compreendi pessoalmente o que significava ter um Salvador. Eu sabia que Ele compreendia meus desafios e minha dor. Eu sabia que Ele era o único que poderia me ajudar, e Ele o fez.

Agora, sou uma missionária retornada, formada na faculdade e com um casamento feliz. Sei que não teria alcançado nenhuma dessas metas se não tivesse confiado no Senhor.

Imagem
moça

Fotografia: Getty Images

Cala-te, aquieta-te

Jesus estava dormindo no barco com Seus apóstolos quando uma grande tempestade surgiu. Eles despertaram Jesus, dizendo: “Mestre, não te importa que pereçamos?” (Marcos 4:38). Logo quando pensaram que morreriam na violenta tempestade, o Senhor Se levantou e “repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança” (Marcos 4:39).

Quantas vezes em sua vida você já se perguntou: “Não te importa que eu pereça?” Às vezes, quando estamos passando por desafios difíceis, pode ser fácil sentir-nos solitários e abandonados. Você pode se perguntar por que o Senhor não está acalmando suas tempestades. Pode parecer que sua vida nunca chegará à “grande bonança” sobre a qual fala o versículo 39.

No entanto, uma parte importante dessa história é o princípio que o Salvador ensinou em seguida. Ele disse: “Por que sois tão tímidos? Por que não tendes fé?” (Marcos 4:40.) Em seu momento de medo e desespero, os apóstolos tinham esquecido com quem eles estavam. O Filho de Deus, que havia criado a própria Terra, estava dormindo em seu barco. Por que eles teriam medo?

Da mesma forma, o Salvador tem o poder de acalmar qualquer tempestade em sua vida. Ele pode curar sua dor, aliviar seus fardos e proporcionar luz quando você estiver na escuridão. Sua parte nesse processo é exercer uma fé cada vez maior em Jesus Cristo.

Encontrar forças no Senhor

Viver com mais fé pode trazer mais do poder de Cristo para sua vida. Quando Razafimalaza, de Madagascar, estava terminando um ano escolar difícil, sua tia morreu. Ele ficou devastado. Tornou-se quase impossível concentrar-se durante a escola. Ele estava se preparando para fazer as provas finais. Ele orou: “Por favor, tire minha tristeza e me dê forças para participar do exame amanhã”. Depois de orar, Razafimalaza sentiu-se fortalecido. “Senti como se tivesse esquecido de minha tristeza”, disse ele. “Deus me dá forças para fazer qualquer coisa.”

Imagem
rapaz

É importante lembrar que, às vezes, o Senhor acalma as tempestades em sua vida e, outras vezes, Ele o acalma e consola enquanto a tempestade continua. Quando você tem fé Nele, também confia na vontade e no tempo Dele. Você acredita que Ele vai ajudá-lo, independentemente de quando essa paz e essa calma realmente chegarem.

Confiar em Seu tempo

Uma moça chamada Ann está familiarizada com sentimentos de medo. “Lido com ansiedade grave e TDAH leve”, ela disse. Às vezes, isso me faz sentir que as outras pessoas não me entendem bem, e é difícil manter uma perspectiva eterna. Li recentemente em Gênesis sobre Sara, que precisou esperar décadas antes de ter um filho. Percebi que talvez teria de esperar muito tempo para me curar também. Sei que Cristo não vai me abandonar quando estiver me sentindo ansiosa. Ele está ao meu lado para me ajudar a passar por isso.”

Imagem
moça

Escolher confiar no Senhor não significa que você precisa ignorar os imensos desafios de sua vida. No entanto, isso significa que você deve se “[concentrar] na grandeza e bondade infinitas e no poder absoluto de [seu] Deus, confiando Nele (…) com um coração alegre”.1 Quando estiver se sentindo sozinho, triste, ansioso ou esperando pelas bênçãos prometidas, lembre-se desta pergunta: Você está esperando por “uma grande bonança” com um coração temeroso ou com um coração fiel?