2023
Como o Salvador tratava as mulheres
Março de 2023


“Como o Salvador tratava as mulheres”, Força dos Jovens, março de 2023.

Como o Salvador tratava as mulheres

Podemos seguir o exemplo de Jesus Cristo de demonstrar bondade e respeito às mulheres em nossa vida.

Imagem
Jesus Cristo e Maria Madalena

Ilustrações: Rose Datoc Dall

No Novo Testamento, Jesus Cristo frequentemente ensinava coisas inesperadas. (Como em: Devemos amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem?1)

Alguns desses ensinamentos desafiaram a cultura da época. Mas o Salvador não estava tentando se encaixar. Ele estava tentando ensinar uma lei maior e mostrar-nos como tratar uns aos outros. Ele estava dando um exemplo de amor que não se limitava a uma determinada idade, sexo ou nacionalidade.

Na época de Jesus, as mulheres geralmente eram tratadas como inferiores. E em algumas culturas atuais, comumente as mulheres não são tratadas com respeito. Talvez você more em um lugar assim. Se for o caso, você pode dar um exemplo cristão para sua comunidade sendo bondoso e respeitoso com todos — inclusive com as moças e as mulheres de sua vida.

Imagem
mulheres na época de Cristo

Jesus cuidou de Sua mãe

O primeiro milagre público de Jesus Cristo foi realizado para ajudar Sua mãe. Ela era responsável por ajudar a alimentar as pessoas em um casamento. Quando ficaram sem bebidas, Jesus transformou água em vinho para que houvesse o suficiente para os convidados.

As palavras da resposta de Jesus a Sua mãe nessa conversa podem soar duras para nossos ouvidos modernos: “Mulher, que tenho eu contigo?” (João 2:4). Mas Joseph Smith esclareceu que Jesus estava perguntando a Sua mãe o que ela precisava: “Mulher, que queres que eu faça por ti?”2. E chamar alguém de “mulher” naquela época era um título de respeito. Ele estava essencialmente dizendo: “Minha senhora, tudo o que me pedires com fé, eu te concederei”.3

Cerca de três anos depois. Pouco antes de morrer na cruz, uma das últimas coisas que Jesus fez foi certificar-se de que Sua mãe fosse cuidada.

“[Ele] disse a sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E, desde aquela hora, o discípulo a recebeu em sua casa” (João 19:26–27).

Jesus tratava as mulheres excluídas com respeito

Temos, pelo menos, dois exemplos do Salvador tratando com respeito mulheres que foram afastadas pela sociedade.

Na época do Salvador, a maioria dos judeus se achava superior ao povo samaritano. Mas, quando Jesus Cristo conheceu uma mulher samaritana em um poço, Ele a tratou com compaixão e respeito. Mais do que isso, foi enquanto conversava com ela que Ele revelou pela primeira vez ser o Salvador prometido!4 (ver João 4).

Em outra situação, uma mulher foi apanhada cometendo um pecado grave. De acordo com a lei judaica, ela seria apedrejada até a morte. Quando os líderes levaram essa mulher ao Salvador, Ele lhes dirigiu uma pergunta que os fez parar e pensar. Eles não a apedrejaram. Em seguida, o Salvador a convidou a se arrepender, dizendo: “Vai, e não peques mais” (João 8:11).

Jesus apareceu a mulheres depois de Sua Ressurreição

Depois que Jesus ressuscitou, Ele visitou Maria Madalena, que estava de luto em Seu sepulcro (ver João 20:11–18). Outras mulheres — Joana, assim como Maria, mãe de Tiago — estavam entre as primeiras a conhecer o Senhor ressuscitado. Anjos as convidaram a prestar testemunho do que tinham visto. (Ver Lucas 24:1–10).

Imagem
mulheres na época de Cristo

Podemos seguir Seu exemplo

O que você pode fazer para seguir o exemplo do Salvador de respeitar as mulheres?

Nosso profeta, o presidente Russell M. Nelson, tem muita prática nessa área. Ele criou nove filhas e um filho com sua esposa Dantzel. Depois que ela morreu, ele se casou com Wendy Nelson.

“Respeitamos as irmãs — não apenas em nossa família imediata, mas todas as irmãs maravilhosas de nossa vida”, ensinou ele.5

Vamos tornar este mês um mês de coragem e amor cristão para com as mulheres de nossa vida. Vocês são poderosos o suficiente para mudar o mundo, um relacionamento de cada vez!

Notas

  1. Ver Mateus 5:43–44.

  2. Tradução de Joseph Smith, João 2:4, (em João 2:4, nota de rodapé a).

  3. Ver Robert e Marie Lund, “O respeito do Salvador pelas mulheres”, A Liahona, março de 2015, pp. 32–37.

  4. Ver M. Russell Ballard, “Mulheres de retidão”, A Liahona, dezembro de 2002, p. 38).

  5. Russell M. Nelson, “Nosso dever sagrado de honrar as mulheres”, Conferência Geral de Abril de 1999 (A Liahona, julho de 1999, p. 45).