2023
O milagre supremo
Janeiro de 2023


“O milagre supremo”, Força dos Jovens, janeiro de 2023.

Vem, e Segue-Me

Lucas 1, 5

O milagre supremo

Há um milagre mais importante do que todos os outros.

Para Deus todas as coisas são possíveis (ver Lucas 1:37; Filipenses 4:13). É possível orar por qualquer coisa, literalmente, e fazer com que ela se torne realidade? Por que algumas pessoas vivenciam milagres enquanto outras parecem não ter a mesma oportunidade? E o que tudo isso realmente significa para você?

Três milagres antigos, três milagres modernos e um milagre supremo nos ensinam um pouco mais sobre isso.

1

Milagre antigo

Imagem
José, Maria e o bebê Jesus

Ilustrações: Camila Gray

Maria provavelmente ficou mais do que apenas surpresa quando o anjo Gabriel lhe disse que ela seria a mãe do Salvador. Aquilo não deveria ter sido possível. Mas o anjo Gabriel explicou que Jesus seria o Filho de Deus e disse: “Para Deus nada será impossível“ (Lucas 1:37). E o anjo estava certo. Maria deu à luz o Salvador do mundo.

Milagre moderno

Imagem
missionárias ajudando uma senhora idosa

Duas missionárias que serviam no México atravessavam uma rua movimentada todos os dias. Às vezes, esperavam dez minutos antes de terem a chance de cruzar, e geralmente tinham que correr! Então, elas conheceram uma senhora muito idosa, muito devagar e menos ativa na Igreja. Ela queria ir à igreja com elas, mas — aí vem a parte impossível — ela teria que atravessar a rua movimentada. E não, as missionárias não conseguiam carregá-la (embora sem dúvida pensaram nisso!). Entretanto, elas vivenciaram um milagre. “Quando chegamos à rua”, diz uma das missionárias, “não havia carros passando. Conseguimos atravessar bem devagar e em segurança.”

Impossível? Pense de novo!

Com Deus, todas as coisas são possíveis (até mesmo coisas impossíveis!).

2

Milagre antigo

Imagem
Jesus Cristo curando um homem enfermo baixado pelo telhado

Havia um homem que estava paralítico. Ele acreditava que Jesus poderia curá-lo. Mas Jesus estava cercado por muitas pessoas, e era difícil chegar até Ele. Então, o que ele fez? Seus amigos o desceram em sua cama pelo telhado de uma casa para alcançar o Salvador. Não, provavelmente não foi muito fácil. Mas ele e seus amigos devem ter tido muita fé. E valeu a pena — Jesus perdoou os pecados do homem e o curou (ver Lucas 5:17–26).

Milagre moderno

Imagem
camaleão

Ella W. estava brincando com as amigas no parque quando algumas delas perderam o camaleão de estimação. Isso pode não parecer algo muito importante. Mas lembrem-se de que os camaleões mudam de cor para se camuflarem em seus arredores. Depois de procurar por algum tempo, Ella decidiu que era hora de orar com fé. Logo conseguiram encontrar o camaleão em uma árvore! “Assim que o camaleão estava nos braços de alguém, fizemos uma oração de agradecimento ao Pai Celestial”, diz Ella.

Os milagres acontecem pela fé em Jesus Cristo

O impossível é sempre possível para Deus. Mas precisamos ter fé no Salvador (ou pelo menos o desejo de acreditar!) e agir de acordo com essa fé para que os milagres aconteçam.

3

Milagre antigo

Imagem
Isabel, Zacarias e o bebê João Batista

Isabel e Zacarias estavam casados há muitos anos, mas não tiveram filhos. Às vezes, parecia que suas orações sinceras não estavam sendo respondidas. E, por fim, eles ficaram velhos demais para ter filhos. Um dia, porém, um anjo apareceu para Zacarias e lhe disse que Isabel teria um bebê. (Fato curioso: o bebê acabou se tornando João Batista!) No final, o impossível se tornou possível. Mas Isabel e Zacarias tiveram que esperar muito, muito tempo (ver Lucas 1).

Milagre moderno

Imagem
bênção do sacerdócio

Lindsey M. sofria de epilepsia. “Todas as manhãs, eu rogava ao Pai Celestial que fizesse as convulsões desaparecerem”, diz Lindsey. Mas elas não foram embora. Enquanto Lindsey esperava para ser curada, ela recebeu bênçãos do sacerdócio, o que lhe trouxe paz. E essa paz foi um milagre em si. “Quando nos voltamos para nosso Pai Celestial, sem dúvida Ele está perto de nós, espalhando milagres e oferecendo consolo”, diz ela. Lindsey, por fim, foi submetida à uma cirurgia que ajudou com suas convulsões.

Os milagres acontecem de acordo com a vontade de Deus

Deus pode fazer todas as coisas Você pode ter grande fé. Mas os milagres acontecem de acordo com o tempo e a vontade do Pai Celestial e à Sua maneira. Procure outros milagres ao longo do caminho, como a paz e a força para perseverar.

O milagre supremo

Falamos muito sobre milagres. Mas há um milagre que é maior e mais importante do que todos eles. Esse milagre aconteceu quando o Filho de Deus veio à Terra como um bebê; depois ensinou e curou e, por fim, deu Sua própria vida. Jesus Cristo tomou sobre Si nossos pecados, nossas dores e enfermidades. Seu milagre inclui três dias em um sepulcro e depois uma ressurreição que trouxe vida após a morte para todos nós. Esse milagre muda tudo.

É fácil ser pego tentando ter fé em um milagre específico. E pode ser difícil quando não sabemos a vontade do Pai Celestial. Então, em vez de concentrar sua fé em um milagre que deseja, concentre-se no milagre da Expiação do Salvador. Tenha fé de que nada é impossível para Deus, inclusive aquilo pelo que está orando. Mas também tenha fé que a vontade Dele é melhor do que a sua. Se suas orações não forem respondidas da maneira que você espera, Ele vai fortalecê-lo e ajudá-lo a perseverar.

A lição suprema

Ao concentrar sua fé em Jesus Cristo, você vai entender o significado de que todas as coisas são possíveis com Deus. Você acreditará que o Pai Celestial pode responder suas orações; confiará em Sua vontade e receberá Sua paz quando as coisas não acontecerem como planejado. Então, deposite sua fé em Jesus Cristo. Ele é o milagre. E todas as coisas são possíveis para Ele.