2023
Dons do evangelho em Guam
Janeiro de 2023


“Dons do evangelho em Guam”, Força dos Jovens, janeiro de 2023.

Dons do evangelho em Guam

Em uma ilha do mar, Franchesca encontra amizade e consolo por meio do evangelho.

Imagem
moça

Fotografias: Cody Bell

Com suas praias, águas calmas e cavernas milenares, a ilha de Guam parece uma viagem dos sonhos, mas para Franchesca N., de 15 anos, é apenas mais dia normal! Ela adora as belas praias. “É divertido sair e explorar a natureza.”

Nascida e criada em Guam, ela adora fazer coisas ao ar livre. “Sou o tipo de pessoa que gosta de atividades ao ar livre, por isso não gosto muito de ficar em casa”, diz ela. Ela adora remar no oceano, praticar mergulho e fazer caminhadas com os pais e as duas irmãs. Em especial, eles adoram caminhar em um lugar com cavernas antigas.

Imagem
moça e família em Guam

“Sou muito próxima das minhas irmãs. Elas são minhas melhores amigas”, diz ela. Sua irmã mais velha está frequentando a escola no Havaí. “A mídia social é uma grande ajuda para nos comunicarmos“, explica Franchesca. Ela gosta de se manter próxima e conectada.

Um exemplo para outras pessoas

Franchesca está no segundo ano de uma escola católica para meninas, onde é o único membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ser o único membro da Igreja em sua escola foi um pouco intimidador a princípio, mas ela está acostumada a ser vista de modo diferente. Além disso, as pessoas a seu redor acham que é legal ela fazer parte de uma religião diferente.

Por exemplo, um dia seus amigos estavam tomando café no almoço, e Franchesca conseguiu explicar-lhes a Palavra de Sabedoria.

Franchesca também escolhe não dizer palavrões mesmo que outras pessoas na escola o façam. Ela diz: “Fui tentada muitas vezes antes, mas algo que me mantém firme é meu relacionamento pessoal com o Pai Celestial por meio da oração”. Ela acrescenta: “Não devo fazer essas coisas, porque é errado e porque amo o Pai Celestial e Jesus Cristo”.

Encontrar amigos

Às vezes, pode ser solitário ser o único membro da Igreja em sua escola. Quando era caloura, Franchesca se sentiu muito sozinha durante a pandemia e não tinha muitos amigos. Ela ficou nervosa para conversar com os pais sobre isso, mas, quando orou, sentiu-se inspirada a dizer-lhes como estava se sentindo.

Imagem
pai e filhas

Em família, decidiram orar para que ela pudesse encontrar amigos com quem pudesse contar. Milagrosamente, assim que terminaram a oração, ouviram uma batida em sua porta. Era uma de suas amigas de outra ala, e ela trouxe biscoitos! Franchesca sabia que o Pai Celestial tinha respondido a sua oração.

A estaca de Franchesca inclui membros de Guam e várias outras ilhas. Sua ala tem apenas um pequeno grupo de jovens, mas é como uma família. Os membros são próximos, e isso a incentiva a ir à igreja todos os domingos. Eles são uma grande influência e exemplo em sua vida.

Franchesca também encontrou forças em sua classe do seminário. “O seminário é um dos destaques da minha semana”, diz ela. “Quando frequento o seminário, sinto que todas as minhas preocupações se foram.”

Ela adora frequentar o seminário, seja on-line ou presencialmente, e nunca perde uma aula, a menos que precise. Ela diz que suas semanas são muito melhores por escolher estar no seminário. Se teve uma semana estressante, ela se certifica de ir ao seminário, pois lá, ela sente paz.

Os jovens também têm atividades de duas a três vezes por mês. Franchesca até planejou uma delas — uma noite de jogos com muitos jogos de tabuleiro divertidos e um jogo de escrituras. Eles não tiveram muitas oportunidades de se encontrarem durante a pandemia, então, quando se reúnem, eles se divertem muito.

Imagem
moças fazendo artesanatos

As moças até fizeram um vídeo, sincronizando a música dos jovens da Igreja “Good Day” e o postaram para compartilhar amor e edificar outras pessoas. “As mídias sociais podem realmente unir todos, especialmente nos momentos em que não conseguimos ver todos.”

Ansiosa pelo templo

Na Conferência Geral de Outubro de 2018, o Templo de Yigo Guam foi anunciado. Franchesca diz: “Os jovens ficaram muito entusiasmados — todos oramos por isso”. Depois disso, ela ficou ansiosa com a construção e esperou seu próprio templo, que foi concluído em maio de 2022.

Imagem
moça e família no templo em Guam

No passado, eles sempre tiveram que viajar para as Filipinas para ir ao templo. Para pagar as viagens, eles arrecadavam dinheiro com as vendas de bolos e lavagem de carros. Como é uma grande viagem, eles a planejavam para durar cerca de uma semana. Franchesca está animada por poder ir ao templo com mais frequência e receber as bênçãos que advêm de ser batizada por seus antepassados.

Consolo por meio da oração

Franchesca diz que tem a tendência de se preocupar muito, mas a oração a ajudou. “A oração é realmente algo muito poderoso. Apenas conversar com o Pai Celestial realmente me consola. Ele ouve e pode ajudar.”

“Quando oro, a resposta nem sempre vem de forma rápida”, diz ela. É apenas o sentimento de orientação que me ajuda; esse sentimento de Sua presença e Seu amor. Ele me consola e me faz sentir muito melhor.”

Seu conselho para outros jovens é: “Ore ao Pai Celestial. Fale com Ele. Isso ajuda muito.”

Imagem
moça orando

Ela diz que sua mãe também é uma pessoa preocupada, mas também é um grande apoio. “Minha mãe é uma bênção do Pai Celestial, e ela me guiou muito.”

“A família é uma grande bênção”, diz ela. “Acho que abrir-se para sua família ou para um amigo se você estiver passando por algo é importante.”

Franchesca quer que todos vejam as bênçãos diárias do Senhor. “As bênçãos diárias podem ser muito simples. Ir para a escola é uma bênção enorme. Há muitos milagres legais se reservarmos um tempo para notá-los. Sou feliz por ter o evangelho em minha vida.”