Publicação semanal para jovens adultos
Está se sentindo só? Aqui estão três dicas que fazem a diferença para mim
Abril de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Está se sentindo só? Aqui estão três dicas que fazem a diferença para mim

A autora mora em Cuneo, Itália.

Ser membro da Igreja na Itália pode ser solitário, mas aprendi que nunca estou sozinha.

Imagem
mulher olhando para a distância em frente a um fundo azul e amarelo

Moro em uma pequena cidade na Itália, onde há apenas quatro jovens adultos solteiros em meu ramo.

A maioria das pessoas aqui pratica o catolicismo, portanto, elas estão ligadas por causa das crenças que compartilham. Geralmente me sinto deslocada por ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

É fácil sentir que estou sozinha ao me esforçar para me tornar mais semelhante ao Salvador. Faço o meu melhor para segui-Lo. Quero aceitar os convites do presidente Russell M. Nelson para “vencer o mundo”1 e “pensar celestial”,2 mas às vezes fico desanimada quando sinto que estou sozinha em minha fé.

No entanto, quando a solidão se estabelece, certas práticas me ajudam a seguir em frente com fé. Aqui estão três dicas que me ajudam a vencer essa solidão.

Tornar a leitura das escrituras um hábito

Quando me sinto extremamente solitária, reservo um momento para suplicar ao Pai Celestial por meio da oração. Digo a Ele como estou me sentindo e depois abro as escrituras. De alguma forma, sempre encontro as verdades que preciso ouvir naquele momento.

Embora os versículos nem sempre descrevam minhas circunstâncias exatas, as verdades neles enchem meu coração de esperança e consolo. A solidão se afasta quando tenho momentos tranquilos para ponderar as palavras dos profetas antigos que testificam de Cristo.

Eles constantemente me lembram de que sou amada, que Deus está ciente de minhas circunstâncias e que as coisas vão ficar bem.

Criar o hábito de ler as escrituras e orar constantemente, mesmo quando for difícil, ajuda-me a me sentir mais feliz, mais confiante e mais conectada ao Espírito.

Se convidarmos o Salvador para nossa vida estudando as escrituras, Ele sempre estará ao nosso lado, lembrando-nos de quem somos e conectando-nos ao Pai Celestial.

Lembrar-se do poder capacitador de Jesus Cristo

Sempre me voltei para Jesus Cristo para encontrar perdão e paz. Mas também passei a entender que Ele pode me dar apoio quando me sinto sozinha.

O élder Jeffrey R. Holland explicou que, quando o Salvador estava sofrendo no Jardim do Getsêmani, “Ele [clamou] em solidão final: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’ [Mateus 27:46; grifo da autora]”.

O élder Holland continua: “De fato, é minha crença pessoal que, em todo o ministério mortal de Cristo, o Pai talvez nunca estivesse mais próximo de Seu Filho do que nesses agonizantes momentos finais de sofrimento. No entanto, para que o supremo sacrifício de Seu Filho fosse tão completo quanto foi voluntário e solitário, o Pai retirou de Jesus, por um breve momento, o conforto de Seu Espírito, o apoio de Sua presença pessoal. (…) Esse Filho perfeito, que nunca falara nem fizera mal, que não tocara em nada imundo, [precisava] saber como o restante da humanidade, nós, se sentiria quando cometesse tais pecados”.3

Por causa disso, Ele sabe como nos socorrer (ver Alma 7:11–12). Ele sabe exatamente como nos sentimos.

Jesus Cristo trilhou esse caminho sozinho para que não tenhamos de fazê-lo. Aprender sobre Ele e concentrar-me em Seu poder capacitador me dá consolo, esperança e força para prosseguir com fé.

Ser gentil consigo mesmo

Quando me sinto solitária, ser gentil comigo mesma faz uma enorme diferença. Alimento minha mente com pensamentos positivos porque percebi que sou a pessoa com quem eu vou passar o resto da vida! Então, eu devo ter um bom relacionamento comigo mesma.

A solidão só vai piorar se não formos gentis conosco.

Eu me trato como uma amiga. Lembro-me de quem sou e de que, embora não seja perfeita, sempre posso me arrepender e continuar tentando seguir a Cristo. O élder Gary E. Stevenson nos convidou recentemente a “[fazer] uma pausa [enquanto nos olhamos] no espelho. Pensem ou digam em voz alta para si mesmos: ‘Uau, olha só para mim! Sou incrível! Sou um filho de Deus! Ele me conhece! Ele me ama! Tenho um dom — o dom do Espírito Santo para ser meu companheiro constante!’”4

Então, eu faço isso. Olho no espelho e digo a mim mesma essas coisas. Depois, rio porque me sinto tola, mas também me sinto mais confiante, amada e próxima do Espírito.

Quando você é seu próprio amigo, nunca vai sentir que está sozinho.

Você nunca está só

Às vezes, sinto que sou a única que está passando por certos desafios. Mas lembro-me de que há muitos jovens adultos em todo o mundo que estão na mesma situação. Mesmo que eu não saiba quem eles são, eles estão se esforçando para estar com Cristo também.

Não estou sozinha.

O élder Alan T. Phillips, dos setenta, disse recentemente: “Muitas pessoas se sentem sobrecarregadas, solitárias, isoladas ou exaustas. (…) O fato de saber que todos somos filhos de Deus e integrantes de Sua família eterna restaura um senso de inclusão e propósito”.5

O Pai Celestial nos ama. Ele nos deu as ferramentas para conectar-nos a Ele, a Seu Filho e uns aos outros. Nós apenas temos que lembrar de usá-las.

Ele o conhece. Ele está com você. Não perca a esperança. Preencha sua vida com o Espírito e lembre-se de que, como filho de Deus, você pertence a Sua família eterna.

Nunca estamos sozinhos.