Publicação semanal para jovens adultos
Sentes-te Sozinho? Aqui Tens 3 Dicas Que Fazem Toda a Diferença Para Mim
Abril de 2024


Exclusivamente Digital: Jovens Adultos

Sentes-te Sozinho? Aqui Tens 3 Dicas Que Fazem Toda a Diferença Para Mim

A autora vive em Cuneo, Itália.

Ser um membro da Igreja em Itália pode ser solitário, mas aprendi que nunca estou sozinha.

Imagem
mulher a olhar para o horizonte com um fundo azul e amarelo

Moro numa pequena cidade em Itália, onde há apenas quatro jovens adultos solteiros no meu ramo.

Aqui a maioria das pessoas pratica o catolicismo e, portanto, estão ligadas pelas suas crenças comuns. Como membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, às vezes sinto-me deslocada.

É fácil sentir que estou sozinha quando me esforço para me tornar mais parecida com o Salvador. Dou o meu melhor para O seguir. Quero aceitar o convite do Presidente Russell M. Nelson de “vencer o mundo”1 e “pensar celestial”,2 mas às vezes sinto-me desencorajada quando me sinto sozinha a representar a minha fé.

No entanto, quando me deparo com a solidão, certas práticas ajudam-me a seguir em frente com fé. Aqui tens três dicas que me ajudam a ultrapassar a solidão.

Fazer da Leitura das Escrituras um Hábito

Quando me sinto extremamente só, reservo um momento para clamar ao Pai Celestial através da oração. Digo-Lhe como me estou a sentir e, de seguida, abro as minhas escrituras. De alguma forma, encontro sempre as verdades que preciso ouvir naquele momento.

Embora os versículos nem sempre descrevam as minhas circunstâncias exatas, as verdades neles escritas enchem o meu coração de esperança e conforto. A solidão desaparece quando tenho momentos tranquilos para refletir sobre as palavras dos profetas antigos que testificam de Cristo.

Eles lembram-me constantemente que sou amada, que Deus está ciente das minhas circunstâncias e que as coisas vão ficar bem.

Criar o meu hábito de ler as minhas escrituras e orar de forma consistente, mesmo quando é difícil, ajuda-me a sentir mais feliz, mais confiante e mais ligada ao Espírito.

Se convidarmos o Salvador para entrar na nossa vida ao estudar as escrituras, Ele estará sempre lá, a lembrar-nos de quem somos e a ligar-nos ao Pai Celestial.

Lembrar-me do Poder Capacitador de Jesus Cristo

Voltei-me sempre para Jesus Cristo para encontrar perdão e paz. Mas também entendi que Ele me pode dar apoio quando me sinto sozinha.

O Elder Jeffrey R. Holland explicou que, quando o Salvador estava a sofrer no Jardim do Getsémani, “Ele exclamou em extrema solidão: ‘Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?’ [Mateus 27:46; ênfase acrescentada]”.

O Elder Holland continuou: “Acredito pessoalmente que, em todo o ministério mortal de Cristo, o Pai talvez nunca tenha estado mais perto do Seu Filho do que nestes agonizantes momentos finais de sofrimento. No entanto, para que o sacrifício supremo do Seu Filho fosse tão completo como voluntário e solitário, o Pai retirou brevemente de Jesus o conforto do Seu Espírito, o apoio da Sua presença pessoal. Este Filho perfeito que nunca tinha falado mal, feito mal ou tocado em algo impuro tinha que saber, tal como o resto da humanidade — nós, todos nós — se sentiria quando cometesse tais pecados”.3

Por causa disso, Ele sabe como nos socorrer (ver Alma 7:11–12). Ele sabe exatamente como nos sentimos.

Jesus Cristo trilhou esse caminho sozinho para que nós não precisássemos de o fazer. Aprender sobre Ele e concentrar-me no Seu poder capacitador dá-me conforto, esperança e força para seguir em frente com fé.

Ser Bondoso Contigo Próprio

Quando me sinto sozinha, ser bondosa comigo própria faz uma enorme diferença. Alimento a minha mente com pensamentos positivos porque me apercebi que sou a pessoa com quem vou passar o resto da minha vida! Então, devo ter um bom relacionamento comigo própria.

A solidão só vai piorar se não formos bondosos com nós mesmos.

Trato-me como um amigo. Lembro-me de quem sou e que, embora não seja perfeita, posso sempre arrepender-me e continuar a tentar seguir a Cristo. O Elder Gary E. Stevenson convidou-nos recentemente: “Façam uma pausa ao olharem para o espelho. Pensem para vós mesmos ou digam em voz alta, caso queiram: ‘Uau, olha para mim! Sou espetacular! Sou um filho ou filha de Deus! Ele conhece-me. Ele ama-me. Eu tenho dons — o dom do Espírito Santo como meu companheiro constante!’”4

E assim faço. Olho-me ao espelho e repito a mim mesma estas coisas. E então rio-me porque me sinto à toa, mas também me sinto mais confiante, amada e ligada ao Espírito.

Quando és amigo de ti próprio, nunca sentirás que não tens um.

Nunca Estás Sozinho

Às vezes, sinto que sou a única a atravessar por certos desafios. Mas lembro-me de que há tantos jovens adultos, em todo o mundo, que estão na mesma situação que a minha. Mesmo que eu não saiba quem são, eles também estão a esforçar-se para ficar com Cristo.

Não estou sozinha.

O Elder Alan T. Phillips, dos Setenta, disse recentemente: “Muitas pessoas sentem-se sobrecarregadas, sozinhas, isoladas ou exaustas. […] Saber que somos todos filhos de Deus e membros da Sua família eterna restaurará um sentimento de pertença e de propósito”.5

O Pai Celestial ama-nos. Ele deu-nos as ferramentas para nos ligarmos a Ele, ao Seu Filho e uns aos outros. Só precisamos de ser relembrados de as usar.

Ele conhece-te. Ele está contigo. Não percas a esperança. Enche a tua vida com o Espírito e lembra-te de que, como filho de Deus, pertences à Sua família eterna.

Nunca estás sozinho.