Publicação semanal para jovens adultos
Nossa luz no deserto
Janeiro de 2024


“Nossa luz no deserto”, Liahona, janeiro de 2024.

Nossa luz no deserto

Aqueles que leem sinceramente o Livro de Mórmon, vivem de acordo com seus preceitos e oram a respeito de sua veracidade sentirão o Espírito Santo e aumentarão sua fé e seu testemunho do Salvador.

Imagem
irmão de Jarede com pedras brilhantes

Ilustração do irmão de Jarede com pedras brilhantes, de Normandy Poulter

Desde a infância, sempre tive um testemunho do Livro de Mórmon. Sentia-me particularmente atraído pela história do irmão de Jarede e de seu povo em sua jornada para “uma terra de promissão” (Éter 2:9).

Quando se deparou com a perspectiva de viajar em barcos sem iluminação, o irmão de Jarede perguntou: “Ó, Senhor, consentirás que cruzemos estas grandes águas na escuridão?” Em resposta, o Senhor perguntou: “Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz em vossos barcos?” (Éter 2:22, 23.)

O irmão de Jarede sabia que o Senhor tinha todo o poder. Ele sabia que o Senhor era a fonte de toda luz. Ele sabia que o Senhor havia ordenado a seu povo que O invocasse em tempos de necessidade. Então, exercendo fé no Senhor, o irmão de Jarede preparou 16 pequenas pedras. Você deve se lembrar de que ele então pediu ao Senhor que tocasse as pedras com Seu dedo, “para que [brilhassem] na escuridão” (Éter 3:4).

A imagem do Senhor tocando aquelas pedras ficou gravada em minha mente desde que li aquela história pela primeira vez. Posso visualizar essa cena como se estivesse acontecendo diante de meus olhos. Talvez isso aconteça porque a imagem de escuridão sendo dissipada pela luz é real para mim.

Quando não sinto o Espírito Santo, quando estou um pouco fora de sintonia com o Espírito do Senhor, sinto-me no escuro. Porém, quando leio o Livro de Mórmon, a luz volta. O Livro de Mórmon tem sido para mim como uma pedra brilhante tocada pelo Senhor. Ele tem iluminado minha jornada pela vida.

Uma luz para sempre

Assim como aqueles que foram trazidos pela mão do Senhor para a antiga América, todos enfrentamos tempestades e dias sombrios durante nossa jornada para a terra prometida da exaltação. No entanto, o Senhor fará por nós o que fez pelos jareditas e nefitas. Ele nos guiará e iluminará nosso caminho se O obedecermos, exercermos fé Nele e pedirmos Sua ajuda.

O Senhor ensinou a Néfi: “E serei também vossa luz no deserto; e prepararei o caminho a vossa frente, se guardardes meus mandamentos; portanto, se guardardes meus mandamentos, sereis conduzidos à terra da promissão; e sabereis que sois conduzidos por mim” (1 Néfi 17:13).

O Senhor disse a Jacó, o irmão de Néfi: “Serei para sempre uma luz para aqueles que ouvem minhas palavras” (2 Néfi 10:14).

A respeito do Salvador, o profeta Abinádi testificou: “Ele é a luz e a vida do mundo; sim, uma luz sem fim, que nunca poderá ser obscurecida” (Mosias 16:9).

O Salvador testificou de Si mesmo: “Eu sou a luz e a vida do mundo”. E também acrescentou: “Eis que eu sou a luz; eu dei-vos o exemplo” (3 Néfi 9:18; 18:16).

Imagem
Presidente Russell M. Nelson caminhando

Sentir a luz

Amo nosso profeta, o presidente Russell M. Nelson. Tenho a bênção de servir ao lado dele. Quando ele entra em algum lugar, o local imediatamente fica mais brilhante. Ele carrega a Luz de Cristo consigo.

A Luz de Cristo é real. Ela “é a energia, o poder ou a influência divina que provém da presença de Deus por intermédio de Cristo e dá vida e luz a todas as coisas”. É um precioso dom espiritual que pode conduzir os filhos de Deus ao Espírito Santo e ao evangelho de Jesus Cristo.1 Ao lermos o Livro de Mórmon, essa Luz se fortalece.

Às vezes, precisamos fazer uma retrospectiva de nossa vida para lembrar como recebemos ajuda em nossa jornada. Ao fazermos essa retrospectiva, podemos sentir a influência do Salvador novamente. Quando as escrituras dizem: “lembrai-vos, lembrai-vos” (Helamã 5:12), acho que estão nos dizendo: “Não apenas se lembrem do que já sabiam ou sentiram; mas sintam essa luz novamente”.

Para algumas pessoas, sentir a luz espiritual acontece facilmente. No entanto, outras têm dificuldade de sentir essa luz espiritual por causa de dificuldades pessoais ou distrações mundanas. Porém, se formos fiéis, a luz virá; às vezes de maneiras que não esperamos.

O presidente Nelson, que nos aconselhou a estudar “o Livro de Mórmon em espírito de oração todos os dias”,2 mostrou várias maneiras pelas quais o Livro de Mórmon pode nos aproximar do Salvador e nos ajudar a sentir a luz do evangelho, compreender as verdades do evangelho e viver os ensinamentos do evangelho.

Ao lermos o Livro de Mórmon, como declarou o presidente Nelson, nosso entendimento e apreço pela Expiação de Jesus Cristo aumentarão.

Sentiremos o desejo de “nascer de novo” (Mosias 27:25) à medida que o livro nos ajudar a sentir uma mudança de coração (ver Mosias 5:2).

Ao lermos e estudarmos os ensinamentos do Livro de Mórmon sobre a coligação de Israel, sentiremos um desejo cada vez maior de buscar nossos antepassados falecidos e realizar as ordenanças de salvação e exaltação por eles no templo.

Sentiremos luz ao recebermos respostas para nossas perguntas, orientação para tomarmos decisões e força para nos arrependermos e resistirmos ao mal.

E ao lermos as verdades encontradas no Livro de Mórmon, sentiremos cura, consolo, restauração, socorro, força, conforto e alegria para nossa alma.3

“Oh! então isto não é real?”, foi o que Alma perguntou a respeito da semente que incha e brota cheia de verdade, conhecimento e testemunho. “Digo-vos que sim, porque é luz; e o que é luz é bom, porque pode ser discernido; portanto, deveis saber que é bom” (Alma 32:35).

Imagem
gravura de Jesus Cristo

Imagem de Cristo, de Heinrich Hofmann

Encontrar o Salvador na escuridão

Quando minha amiga Kamryn tinha 10 anos, ela contraiu uma doença ocular rara, porém permanente, que afetou a córnea de seu olho direito.4 Às vezes, quando a dor se tornou constante e insuportável, Kamryn não conseguia suportar nenhuma luz. Os pais dela, preocupados com a possibilidade de ela ficar cega, cobriram as janelas do quarto dela, para que ela ficasse confortável. Janna, a mãe de Kamryn, relembrou:

“Cerca de quatro meses após o diagnóstico, entrei no quarto escuro dela. À medida que meus olhos se ajustaram, pude ver Kamryn deitada na cama em posição fetal. Ela estava com tanta dor que não se moveu nem chorou quando me ouviu entrar. Ela simplesmente ficou deitada com os olhos fechados.

Ajoelhei-me ao lado da cama dela, peguei suas mãos e a apertei três vezes — nosso código secreto para dizer ‘eu te amo’. Normalmente, ela apertava quatro vezes para dizer ‘eu te amo mais’, mas ela não respondeu. Ela estava com muita dor. Com lágrimas escorrendo pelo rosto, olhei para minha filha de 10 anos, outrora vibrante, mas agora encolhida na cama. Aquilo partiu meu coração”.

Janna fez uma oração silenciosa e sincera.

“Eu disse ao Pai Celestial que sabia que Ele sabia o que era melhor, mas orei: ‘Por favor, ajude-a’. Enquanto orava, senti uma onda de calor sobre mim. Senti-me calma quando um pensamento sobre o Salvador Jesus Cristo me veio à mente: ‘Ele é a luz. Encontre-O na escuridão’”.

Janna ergueu a cabeça e sussurrou no ouvido de Kamryn: “Você tem que encontrar o Salvador no escuro”.

Depois disso, Kamryn adormeceu ouvindo hinos e escrituras no aplicativo Biblioteca do Evangelho.

Imagem
menina usando um tapa-olho

Quando a infecção ocular dela se intensifica, Kamryn encontra o Salvador na escuridão.

Fotografia: Cortesia da família de Kamryn

A doença de Kamryn fica dormente na maior parte do tempo, mas, quando inflama, Janna e seu marido, Darrin, a consolam e novamente cobrem as janelas de seu quarto. Nesses momentos dolorosos, Kamryn afirma: “Vou encontrar o Salvador na escuridão”.5

Quando a vida parece “um deserto escuro e triste” (1 Néfi 8:4), talvez também precisemos encontrar o Salvador na escuridão. Testifico que o Livro de Mórmon, com seu testemunho de que “Jesus é o Cristo, o Deus Eterno”,6 irá nos conduzir a Ele. Sei que aqueles que leem sinceramente o Livro de Mórmon, vivem de acordo com seus preceitos e oram a respeito de sua veracidade sentirão o Espírito Santo e aumentarão sua fé e seu testemunho do Salvador.

Que demonstremos gratidão por esse livro, que é o “mais correto”7, lendo-o, entesourando-o e usando-o para fortalecer nossa fé e a fé de outras pessoas Naquele que é a Luz do Mundo.