2023
Conferência geral: Nosso maná atual
Outubro de 2023


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Conferência geral: Nosso maná atual

Por meio dos profetas e apóstolos modernos, Deus nos deu uma maneira de encontrar o alimento espiritual que buscamos.

Imagem
pessoas colhendo maná

Seja um deserto de areia e calor ou uma apostasia de confusão e dúvidas, houve fome após o Êxodo no Egito e também após a morte de Jesus Cristo.

Uma fome era física, a outra, espiritual.

Para satisfazer as necessidades físicas de Seus filhos, Deus enviou o maná. Para os que estavam famintos após a Grande Apostasia, Ele enviou um sustento espiritual: a palavra de Deus dada por meio de um profeta vivo a fim de nos levar para o maná, Jesus Cristo.

Assim como os israelitas foram ensinados a esperar pelo maná físico, podemos esperar pelo maná espiritual hoje.

Nosso maná espiritual de Deus

Enquanto os israelitas vagaram em um deserto, as pessoas durante a Grande Apostasia vagaram “de um mar até outro mar, e do norte até o oriente (…), buscando a palavra do Senhor, mas não a [acharam]” (Amós 8:12).

Essa peregrinação acabou levando Jesus Cristo a restaurar Seu evangelho por intermédio do profeta Joseph Smith.

Assim como o Senhor revelou onde o povo de Israel encontraria seu maná físico, Ele também nos revelou onde podemos encontrar o verdadeiro alimento espiritual: nas escrituras e palavras de nossos profetas modernos, que nos ensinam sobre o verdadeiro maná — Jesus Cristo, o Pão da Vida — e Seu evangelho e verdades restaurados.

Não precisamos vagar em busca da verdade, porque recebemos a promessa de que “certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3:7).

O presidente Russell M. Nelson ensinou: “É muito mais exaustivo buscar felicidade onde nunca poderemos encontrá-la!”1 O conselho do Senhor, transmitido pelos profetas e apóstolos nas escrituras e na conferência geral, nos trará alegria duradoura e sustento verdadeiro. Assim como os filhos de Israel teriam ficado exaustos e desapontados ao tentar encontrar comida para permanecer vivos, nós também ficaremos exaustos e desapontados se nos voltarmos a outras fontes em busca da verdade.

Encontrar o maná por meio da obediência

Assim como os israelitas tiveram que obedecer a Deus para ser fisicamente alimentados, precisamos segui-Lo para sermos espiritualmente alimentados.

“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá cada dia a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não” (Êxodo 16:4; grifo do autor).

O Senhor usou o maná como uma oportunidade para descobrir se os israelitas seriam obedientes a todos os Seus mandamentos. Da mesma forma, a conferência geral é uma oportunidade para provarmos nossa obediência a Ele por meio de nossa disposição de ouvir Seus profetas. E, assim como os israelitas não podiam escolher ao que obedecer e o que ignorar e ainda esperar pelas bênçãos prometidas, nós também não podemos.

O povo de Israel aprendeu rapidamente que o maná os sustentaria se o colhesse de acordo com as instruções de Deus — ele tinha que ser colhido diariamente. Também aprendemos que ouvir os servos escolhidos de Deus nos sustentará espiritualmente ao prestarmos atenção ao que é ensinado. O maná das palavras de Jesus Cristo proferidas durante a conferência geral não deve ser consumido apenas durante um fim de semana. À medida que continuamos a revisitar os discursos da conferência, incorporando suas preciosas verdades em nossos estudos diários, descobrimos que somos continuamente nutridos.

O verdadeiro maná que buscamos

Os filhos de Israel sabiam que o maná milagroso vinha de Deus. Também podemos saber com certeza que as mensagens da conferência geral vêm de Deus à medida que oramos a Ele e convidamos o Espírito em nossa vida todos os dias. Como ensinou Morôni, “pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5).

Podemos saber disso por causa do que os profetas e apóstolos ensinam, por causa Daquele a respeito de Quem ensinam e testificam constantemente, e por causa de Quem representam: Jesus Cristo.

Assim como Deus enviou o maná, também enviou profetas vivos.

Ambos representam Seu Filho, Jesus Cristo.

Jesus Cristo é o maná que os israelitas buscavam e que também buscamos em nossa época.

“Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.

Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.

Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu, e que dá vida ao mundo.

Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome” (João 6:31–35).

Os profetas nos ajudam a nos nutrir por meio do Pão da Vida — a seguir nosso Salvador, Jesus Cristo, e Seu evangelho restaurado. Ao ouvir e atender consistentemente a seus ensinamentos, somos nutridos, preenchidos e fortalecidos espiritualmente.

Espero que todos nós assistamos à conferência geral.