2023
Eu não tinha vontade de ir ao templo, mas recebi muitas bênçãos por ainda assim ter ido
Agosto de 2023


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Eu não tinha vontade de ir ao templo. Mas recebi muitas bênçãos por ainda assim ter ido

Podemos encontrar consolo no Senhor quando frequentamos o templo e participamos da grande obra de Deus por Seus filhos.

Imagem
uma mulher caminhando em direção ao templo

Eu sabia que precisava ir ao templo. Morava a apenas uma curta viagem de carro até o templo mais próximo, mas não ia há meses.

Uma noite, eu estava lendo o discurso do élder Neil L. Andersen da Conferência Geral de Outubro de 2022. Uma frase me chamou a atenção: “Quando entramos no templo e aprendemos sobre nosso propósito na vida e sobre as dádivas eternas oferecidas a nós por meio de nosso Salvador, Jesus Cristo, somos libertados por um tempo das influências do mundo que se aglomeram contra nós”.1

Queria me sentir livre do mundo. Tomada por uma explosão de determinação, agendei um horário para fazer iniciatórias vicárias.

No dia do compromisso, cheguei em casa do trabalho me sentindo cansada e mal-humorada sem motivo. Não estava com vontade de ir ao templo.

Mas me lembrei do meu desejo passado mesmo que não o sentisse no momento. Fui de novo para o carro e comecei a dirigir.

Vinte minutos depois, o templo apareceu.

Lágrimas me vieram aos olhos. Naquele momento, meu desejo voltou. O templo era o lugar onde eu precisava estar naquela noite. Tive que segurar mais as lágrimas para não perder a estrada de vista.

O templo é um lugar de refúgio das influências mundanas e das dificuldades da vida. O presidente Russell M. Nelson nos pediu que “[estabelecêssemos] um padrão de frequência regular ao templo”.2 Ao fazermos isso, desfrutaremos das bênçãos de voltar muitas e muitas vezes à casa do Senhor.

Aqui estão apenas algumas das bênçãos que notei ao frequentar o templo naquele dia:

Sentir conforto

Quando fui ao templo naquele dia, meu mau humor melhorou. Foi substituído pela paz “que excede todo o entendimento” (Filipenses 4:7).

A paz que encontramos no templo vem diretamente de Deus. Podemos nos conectar a Deus em qualquer lugar por meio de Seu Espírito, mas o templo é separado para que possamos comungar diretamente com o Senhor.

O presidente Nelson ensinou: “[O templo] é a Sua casa. Ela está repleta de Seu poder. (…) Prometo que, ao passarem mais tempo no templo, sua vida será mais abençoada do que de qualquer outra maneira”.3 A frequência ao templo nos permite sentir o poder de Deus. Esse poder pode vir como revelação, clareza de mente ou sentimento de conforto.

Sentir a força de meus convênios

Além de sentir paz, também me lembrei dos convênios que fiz anteriormente. Ao atuar como procuradora na iniciatória, concentrei-me nas palavras da ordenança. Essas palavras me lembraram que Deus me daria força e me ajudaria a perseverar em meio a minhas provações.

Quando voltamos ao templo, lembramos das promessas que fazemos a Deus e das promessas eternas que Ele nos faz.

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Não construímos templos nem vamos ao templo apenas para termos uma experiência individual ou familiar memorável. Na realidade, os convênios recebidos e as ordenanças realizadas nos templos são essenciais para a santificação de nosso coração e para a definitiva exaltação dos filhos e das filhas de Deus”.4

Participar da obra de Deus

Embora recebamos bênçãos pessoais no templo, também devemos nos lembrar do trabalho que fazemos pelos mortos. Quando realizamos ordenanças vicárias, elas são para a salvação daqueles que estão além do véu.

Os nomes das pessoas que ajudei me foram fornecidos pelo templo. Eu não conhecia nenhuma das mulheres que representei naquele dia. Mas senti o poder sagrado que lhes foi dado por meio da ordenança de iniciatória.

A frequência ao templo ajuda a promover o plano de Deus para Seus filhos. À nossa pequena maneira, estamos participando do trabalho de “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39). O élder Bednar ensinou: “Ao nos envolvermos profundamente nesse trabalho sagrado, estaremos obedecendo aos mandamentos de amarmos e servirmos a Deus e ao próximo” (ver Mateus 22:34–40).5

Simples, mas poderoso

Para aqueles que moram perto de um templo, pode ser fácil esquecer as bênçãos que advêm da frequência ao templo. Como prometeu o presidente Russell M. Nelson: “Ao passarem mais tempo no templo, sua vida será mais abençoada do que de qualquer outra maneira”.6 Para aqueles que moram longe de um templo, pode ser difícil encaixar as visitas ao templo em seus horários. Mas o poder de frequentar o templo é constante e as bênçãos são reais.

À medida que passamos mais tempo no templo, podemos encontrar descanso de nossos desafios e de nossa dor. Podemos comungar com Deus e fazer parte de Sua grande obra — por nossa própria alma e pela alma de todos os Seus filhos.