2023
Como posso acreditar no que nunca vi?
Abril de 2023


“Como posso acreditar no que nunca vi?”, Liahona, abril de 2023.

Jovens adultos

Como posso acreditar no que nunca vi?

Mesmo quando o evangelho parece intangível, ainda assim podemos escolher ter fé.

Imagem
mulher olhando pela janela

“Simplesmente não entendo como você pode acreditar no que nunca viu. Não sei como ter esse tipo de fé.”

Fiquei impressionada com a declaração de meu irmão. Temos um ótimo relacionamento e ele estava me contando sobre alguns desafios que estava enfrentando. Ele não estava ativo na Igreja fazia bastante tempo, por isso compartilhei com ele meu desejo de que ele acreditasse em algo — qualquer coisa, na verdade — a respeito de um Pai Celestial amoroso e um propósito maior para a mortalidade.

Mas suas palavras me fizeram refletir: Por que acredito em Cristo e em tudo sobre o evangelho quando tantas coisas são intangíveis?

A fé é o maior poder

O presidente Russell M. Nelson segue nos exortando a aprofundar nossa fé, para que possamos resistir aos ataques do adversário nos dias que se aproximam. Acho isso significativo, pois ele poderia escolher nos ensinar sobre qualquer coisa a respeito do evangelho, mas com frequência ensina sobre o elemento mais básico do evangelho — a fé — incentivando-nos a reforçar nossos alicerces espirituais,1 manter o ímpeto espiritual2 e exercer a fé que moverá montanhas.3

Fé é a vigorosa resposta para todas as perguntas sobre o evangelho. De acordo com Alma, o “desejo de acreditar” (Alma 32:27) é o simples começo de todo o evangelho de Jesus Cristo, mas a fé pode se tornar “o maior poder que temos à nossa disposição nesta vida”4 para encontrar respostas e manter a esperança.

Imagem
Moisés abre o Mar Vermelho

Ilustrações: Emily Jones

Visível ou não, fé é uma escolha

Ao estudar o Velho Testamento no ano passado, tive algumas ideias sobre manter a fé. Li sobre os israelitas que Deus libertou do cativeiro no Egito e me perguntei como teria sido testemunhar os milagres tão notórios e quase inacreditáveis que eles viram durante a vida.

Mas fiquei frustrada ao ver sua fé passar por tantas oscilações — eles viam milagres e louvavam a Deus e depois perdiam a fé e murmuravam contra Ele quando enfrentavam provações ou inconveniências. O Senhor os libertou do Egito, abriu o Mar Vermelho para que passassem por terra seca e fez com que caísse “pão dos céus” (Êxodo 16:4) (sou apaixonada por pão, queria estar lá!) e, mesmo depois de tudo isso, os filhos de Israel disseram sem fé: “Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto?” (Números 21:5).

A princípio, fiquei chocada com a reação deles. Como poderiam duvidar de Deus e ser tão ingratos depois de tudo o que Ele visivelmente fizera por eles?

“Se eu tivesse testemunhado esses tipos de milagres, jamais duvidaria de minha fé ou questionaria o Pai Celestial novamente!”, pensei. Mas, ao ponderar mais profundamente, percebi que também sou culpada dessa mesma fé superficial.

Ao enfrentar desafios, às vezes me questiono se o Pai Celestial realmente está comigo, embora Ele já tenha manifestado Sua presença inúmeras vezes antes. Lembro-me de ocasiões em que tive dúvidas sobre o evangelho ou momentos em que me senti esquecida porque minha obediência não impediu a injustiça nem gerou milagres tão rapidamente quanto eu queria.

Mas aprendi que a chave para manter a fé nesses momentos de dúvida não é esperar que o pão caia do céu, mas simplesmente fazer uma escolha:

A escolha de acreditar.

Tomar a decisão de acreditar

O mundo nos incentiva a encontrar validação ou justificativa para nossas dúvidas ou perguntas por meio de uma pesquisa rápida no Google, ou até mesmo por meio de pessoas conhecidas. Mas exercer fé e convidar o Espírito a nos guiar é a única maneira de encontrar verdades puras e absolutas.

Quando me deparo com a escolha de acreditar ou não, busco o Espírito mesmo se for difícil; lembro-me dos momentos em que senti o Espírito Santo sussurrar a verdade ao meu âmago; pondero sobre as verdades que minha alma conhece; reflito sobre quando senti o amor perfeito do Pai Celestial e me concentro nas misericórdias e nos milagres diários que vejo em minha vida, como a capacidade de sentir paz em meio às dificuldades, ou na alegria do arrependimento por meio de Cristo.

Sei que o evangelho de Jesus Cristo é verdadeiro porque o Espírito sempre me revela essa verdade quando faço a escolha de buscá-lo em vez de procurar respostas em outro lugar — quando desejo e escolho acreditar.

Sem dúvida, seria fácil ter fé no Pai Celestial depois de testemunhar milagres, mas milagres não produzem fé — exercer fé é o que conduz aos milagres (ver Mateus 17:20). A fé não é uma questão de ver e acreditar — é uma questão de decidir acreditar antes de entender completamente, buscar verdades com o coração e nutrir crenças com retidão (ver Alma 32:40–43).

Imagem
Tomé olhando para as marcas de cravos nas mãos de Jesus

Somos abençoados quando acreditamos

Voltando à conversa com meu irmão, eu não sabia se algo que eu dissesse o convenceria das verdades que são tão preciosas para mim. Mas, de repente, lembrei-me da história do apóstolo Tomé. Então, compartilhei isso com ele.

Tomé foi fiel ao Salvador durante Seu ministério, mas não acreditou que seu Mestre havia ressuscitado até vê-Lo face a face. Quando sentiu as marcas dos cravos em Suas mãos, ele finalmente acreditou, e o Salvador lhe disse: “Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram, e creram” (João 20:29, grifo do autor).

E então, prestei testemunho: “Já superei vários desafios em minha vida para não acreditar em um Pai Celestial que me ama e em um Salvador que me ajudou a encontrar alegria e paz durante tudo isso. Posso não vê-Los pessoalmente, mas Os vejo em tantos atos de bondade no mundo. A vida é difícil, mas a fé Neles me faz lembrar quem sou e qual é meu propósito, e me lembro das bênçãos que Eles me prometeram. Toda vez que escolho ter fé, sinto em meu coração que Eles estão comigo e que o evangelho é verdadeiro.”

Encerramos nossa conversa com um ar positivo. Não sei se ele vai decidir voltar ao evangelho tão cedo, mas o convidei a simplesmente começar com o desejo de acreditar.

Não é fácil ter sempre fé neste mundo. Na verdade, às vezes, quando enfrentamos desafios ou quando parece que os céus estão fechados para nós, podemos sentir que nossos esforços para ser fiéis são em vão. Mas crescer e manter nossa fé é um processo refinador que exige esperança no Salvador, confiança no Pai Celestial e ação de nossa parte. E continuar a escolher a fé pode trazer o resultado mencionado pelo élder L. Whitney Clayton, então membro da presidência dos setenta: “Com o passar do tempo, você verá que fez a melhor escolha que poderia ter feito. Sua corajosa decisão de acreditar Nele o abençoará imensamente e para sempre”.5

Quando escolho acreditar, especialmente quando posso, com razão, decidir não acreditar, realmente recebo bênçãos, vivencio milagres e sinto uma alegria profunda como o Salvador e o profeta prometeram. E, às vezes, apesar dos desafios que tenho e das perguntas que posso ter, o maior milagre em minha vida é que, quando escolho a fé em Jesus Cristo, eu realmente O vejo. Reconheço Sua mão, Seu poder e Sua luz em minha vida.

Sei que você pode fazer o mesmo.