2020
Covid-19: Oportunidade de se concentrar de novo na essência do evangelho
Novembro de 2020


Covid-19: Oportunidade de se concentrar de novo na essência do evangelho

Ao longo da história da humanidade, sempre houve épocas de dificuldade. Hoje, estamos enfrentando juntos sérias adversidades causadas pela Covid-19. Já ouvimos várias vezes que nunca houve uma época como esta. Muitos de nós estamos preocupados com nossa saúde e o bem-estar de nossos entes queridos. Todos nós temos sentido os efeitos econômicos e emocionais causados por esse vírus. Parece que nada está normal. O serviço missionário e o trabalho no templo foram interrompidos. Muitas pessoas estão se sentindo sobrecarregadas por terem de mudar a rotina em casa.

Lidar com um futuro incerto pode causar sentimentos de ansiedade ou até mesmo de pânico — talvez você esteja sentindo isso. No entanto, mesmo em meio a todo esse caos, há esperança! Apesar das incertezas e mudanças, os princípios básicos e essenciais do evangelho não mudaram:

  • As reuniões e atividades da Igreja podem ter sido temporariamente suspensas ou limitadas, mas a prática do evangelho não! Podemos continuar a adorar, a ministrar e a praticar o evangelho em nosso lar.

  • Deus continua nos céus.

  • Seu Filho, Jesus Cristo, ainda é o Cabeça desta obra. Ele conhece as dificuldades do mundo e nossas dificuldades pessoais. Ele prometeu: “Não vos deixarei órfãos” (João 14:18). Ele envia o Espírito Santo para ficar conosco.1

  • Deus chamou profetas, videntes e reveladores. E, por meio deles, Ele estabeleceu exatamente o que precisamos para enfrentarmos essa tempestade.2 Pondere sobre o novo currículo centralizado no lar e também sobre outros ajustes que nos ajudaram a nos preparar para esta época e a viver e ministrar de modo mais elevado e sagrado.3 Essas mudanças recentes não aconteceram por acaso — foram implementadas por um Deus que conhece todas as coisas e nos ama.

Apesar do caos, tendo isso em mente, podemos nos concentrar de novo nas coisas essenciais do evangelho, como a fé no Senhor Jesus Cristo.

Mas como podemos exercer essa fé? Desde o princípio, o Senhor tem permitido a Seus discípulos suportarem os desafios sem terem todas as respostas. Nossas raízes de fé se aprofundam quando temos que exercer o arbítrio e seguir em frente em meio a incertezas. O élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos, reafirmou isso quando disse: “Você não sabe tudo, mas sabe o suficiente!”4

A história de Néfi e seus irmãos tentando pegar as placas de latão é um grande exemplo disso. Eles sabiam o que precisavam fazer: pegar as placas! E até imaginavam o motivo. Eles só não sabiam como fazer. Depois de falharem duas vezes (ver 1 Néfi 3:10–27), Néfi não poderia mais confiar em sua própria capacidade. Em vez de desistir, tentou mais uma vez. Observe como as palavras de Néfi se aplicam diretamente à nossa situação atual:

“E fui conduzido pelo Espírito, não sabendo de antemão o que deveria fazer.

Não obstante, segui em frente” (1 Néfi 4:6–7).

Apesar dos muitos pontos de interrogação em nossa vida, se fizermos como Néfi e “seguirmos em frente”, confiando em Deus, seguindo Seus profetas e nos concentrando na fé, Ele nos guiará e nos moldará. Em algum ponto desse processo, nossos pontos de interrogação se tornarão pontos de exclamação essenciais.

Aumentemos nossa fé em Jesus Cristo, nossa confiança em Seus servos e nosso amor uns pelos outros à medida que enfrentamos o futuro. Esta época de sofrimento e dificuldade em todo o mundo pode se tornar um tempo sagrado para nos aproximarmos Dele. Ao fazermos isso, nossa alma estará repleta de Seu doce espírito, mesmo em meio às tempestades da vida, e encontraremos a força e as respostas de que precisamos.

Notas

  1. Ver também João 14:1, 26–27; 15:26; 16:13–14, 33.

  2. Ver M. Russell Ballard, “Deus está ao leme”, A Liahona, novembro de 2015, p. 24.

  3. Ver Russell M. Nelson, “Considerações finais”, Liahona, novembro de 2019, p. 120.

  4. Neil L. Andersen, “Você sabe o suficiente”, A Liahona, novembro de 2008, p. 13.