Outros recursos
O Aprendizado do Evangelho Emnosso Lar


Lição 32

O Aprendizado do Evangelho Emnosso Lar

O propósito desta lição é ajudar-nos a tornar nosso lar um centro de aprendizado do evangelho.

Os Pais Devem Ensinar Seus Filhos

Enos, filho de um profeta, sempre ouvia seu pai, Jacó, falar sobre verdades eternas. Certo dia, Enos se dirigiu à floresta para caçar. Enquanto estava lá, disse:

“(…) as palavras que freqüentemente ouvira de meu pai sobre a vida eterna (…) penetraram-me profundamente o coração.

E minha alma ficou faminta; e ajoelhei-me ante o meu Criador (…)”. (Enos 1:3–4) Depois de haver orado o dia todo, ouviu uma voz dizendo-lhe que seus pecados lhe haviam sido perdoados. A experiência foi tão importante para Enos que ele ensinou o evangelho e regozijou-se nele durante todos os seus dias.

Enos aprendeu o evangelho em seu lar. O Velho Testamento ensina: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. (Provérbios 22:6) Como pais fiéis, somos responsáveis por ajudar nossos filhos a aprenderem os princípios do evangelho e aplicá-los em sua vida.

Nosso Lar Deve Ser um Centro de Aprendizado

O Senhor planejou que sempre estivéssemos aprendendo e progredindo. Ele colocou sobre os pais a grande responsabilidade de ensinar seus filhos. Por essa razão, devemos fazer de nosso lar um lugar de aprendizado do evangelho.

• Ler Doutrina e Convênios 68:25–28. Onde as crianças aprendem seu conhecimento básico sobre o mundo? Como podem aprender sobre a vida eterna?

As crianças aprendem sobre esta vida em casa, na escola e com os amigos, mas geralmente não aprendem as verdades eternas na escola ou com os amigos. O Senhor deu aos pais a responsabilidade de ensinar as verdades eternas a seus filhos. Quando assim fazemos, cumprimos Seus mandamentos.Para criarmos nossos filhos na luz e verdade, devemos estudar o evangelho em nosso lar com eles, mesmo quando são pequenos. O rei Benjamim disse aos pais:

“Não permitireis que vossos filhos (…) transgridam as leis de Deus, e briguem e disputem entre si e sirvam ao diabo. (…)

Ensiná-los-eis, porém, a andarem nos caminhos da verdade e da sobriedade; ensiná-lo-eis a amarem-se uns aos outros e a servirem-se uns aos outros”. (Mosias, 4:14–15)

Como Planejar o Estudo do Evangelho em Família

Para tornar nosso lar um local de aprendizado do evangelho, temos que ter um plano. Cada família deve descobrir qual o método que melhor lhe serve.

• Mostre um cartaz com a lista a seguir ou escreva as informações no quadro-negro:

  1. Criar um ambiente propício ao aprendizado;

  2. Orar com a família;

  3. Aproveitar as oportunidades para ensinar;

  4. Estudar as escrituras e outros materiais da Igreja regularmente;

  5. Realizar noites familiares semanais;

  6. Prestar testemunho para os filhos.

Criar um Ambiente Propício ao Aprendizado

Nossos filhos devem sentir-se livres para conversar conosco em casa. Muitos lares estão cheios de tensão, o que desestimula as crianças de fazer perguntas e expressar seus sentimentos. O Presidente David O. McKay aconselhou: “Os pais devem (…) mostrar o desejo de responder às perguntas. A criança que faz perguntas, está contribuindo com felicidade à sua vida.” [Gospel Ideais (1953), p. 480] Devemos incentivar nossos filhos a fazer perguntas, especialmente sobre o evangelho. Talvez nem sempre saibamos as respostas, mas podemos aprender juntos.

• Como podemos encorajar debates sobre o evangelho em nosso lar?

Orar com a Família

• Mostre a gravura 32-a, “Uma família orando”.

Sempre que oramos com nossos familiares, nós os estamos ensinando, pois por meio da oração podemos comunicar nossas esperanças, preocupações e ideais. Ao orarmos por nossos familiares e por outras pessoas, podemos ensinar amor e preocupação por suas necessidades. Quando agradecemos ao Pai Celestial por nossas bênçãos, podemos ensinar nossos filhos a apreciarem suas próprias bênçãos. Quando nos comunicamos com o Pai Celestial, ensinamos o nosso relacionamento com Ele e o amor que Lhe devotamos.

Aproveitar as Oportunidades para Ensinar

Podemos ensinar o evangelho em casa em diversas ocasiões. Na hora das refeições, os pais podem mostrar como os eventos diários se relacionam aos princípios do evangelho. As histórias contadas na hora de ir para a cama podem ser tiradas do Livro de Mórmon, da Bíblia, ou de nossas próprias experiências espirituais. Podemos partilhar histórias tiradas de nossa leitura diária das escrituras. À medida que surgem diferentes situações, podemos ensinar nossos filhos a compreender os princípios do evangelho.

• Quais as outras ocasiões em que podemos ensinar os princípios do evangelho?

Estudar as Escrituras e Outros Materiais da Igreja Regularmente

• Mostre a gravura 32-b, “Uma mãe lendo as escrituras para os filhos”.

A nós, mulheres, foi dito que devemos estudar as escrituras: “Gostaríamos de que todas as irmãs SUD lessem todas as obras-padrão [a Bíblia, o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor], para ponderar em seu coração as verdades eternas que elas contêm”.(Bruce R. McConkie “Drink from the Fountain”, Ensign, abril de 1975, p. 70) Quando damos o exemplo adequado, descobrimos ser mais fácil ensinar a nossos filhos a leitura das escrituras.

Existem muitas maneiras de se estudar as escrituras. Podemos estudá-las individualmente ou com a família.

• Mostre um cartaz com a lista a seguir ou escreva as informações no quadro-negro. Depois, peça outras sugestões às irmãs sobre como estudar as escrituras individualmente.

  1. Ler as escrituras do princípio ao fim. Tentar ler um ou mais capítulos por dia ou ler 15 minutos diários.

  2. Estudar as escrituras por tópicos (tais como “oração” ou “obediência”). Procure todas as referências sobre tal assunto.

  3. Procurar nelas a resposta para um problema.

  4. Fazer uma lista de escrituras que nos inspirem.

  5. Sublinhar as referências, em um plano de estudo regular.

• Mostre um cartaz com a lista a seguir ou escreva as informações no quadro-negro. Depois, peça outras sugestões às irmãs sobre como estudar as escrituras com a família.

  1. Reservarmos 15 minutos cada manhã, antes que os membros da família saiam para o trabalho ou para a escola;

  2. Realizarmos à noite, antes de as crianças irem para a cama, uma sessão curta de estudo;

  3. Preparar e contar histórias das escrituras para as crianças menores;

  4. Selecionar versículos especiais e escrevê-los em cartões. Colocar os cartões em um quadro de avisos ou na parede, onde todos possam ver, e então encorajar a família a memorizar os versículos;

  5. Escolher uma escritura que ensine um princípio e resolver como colocá-lo em prática. Exemplos: Ler Mateus 25:31-40 e depois ajudar uma família necessitada, ou ler Tiago 1:27 ou Gálatas 6:2 e depois ajudar uma pessoa que perdeu um ente querido;

  6. Ler os discursos da última conferência geral, publicados em A Liahona, e aplicar as sugestões dadas;

  7. Ouvir as escrituras em fitas gravadas, se possível.

Seja qual for o plano que seguirmos, devemos sempre começar o nosso estudo das escrituras com uma oração, pedindo ao Pai Celestial que nos dirija e nos dê entendimento. Devemos pensar naquilo que lemos e aplicar os princípios do evangelho em nossa vida.

O Bispo H. Burke Peterson, do Bispado Presidente, disse:

“Não deve haver, de forma alguma, uma só família nesta Igreja que não reserve algum tempo para ler as escrituras diariamente. Cada família poderá fazê-lo a seu próprio modo”. (Conference Report, abril de 1975, p. 79; Ensign, maio de 1975, pp. 53–54)

• Por que é importante estudar as escrituras em família? Peça às irmãs que expliquem como conseguiram desenvolver um estudo eficiente das escrituras.

• Mostre a gravura 32-c, “Os livros sobre o evangelho e outros bons livros podem ficar numa estante, à disposição dos membros da família”.

Outros materiais também podem nos ajudar a aprender os princípios do evangelho. Podemos ter em casa uma estante com os materiais relativos ao evangelho—como livros, gravuras, gravadores, fitas cassete entre outros—que poderão estar ao alcance de toda a família. As obras-padrão e o livro Princípios do Evangelho devem ser as obras básicas de nossa biblioteca. Se possível, devemos comprar para cada criança um exemplar do Livro de Mórmon e da Bíblia e então estabelecer uma hora específica para o seu estudo. Não podemos esperar que nossos filhos estudem, a menos que também o façamos e sejamos exemplos para eles.

Realizar Noites Familiares Regularmente

Nas noites familiares, temos uma das melhores ocasiões para ensinar nossos filhos. (Todas as segundas-feiras são reservadas para isso.) As famílias devem utilizar o manual de Noite Familiar, se for possível. Caso contrário, devem estudar as escrituras e o livro Princípios do Evangelho, ou partilhar seus sentimentos a respeito da Igreja. Criar uma atmosfera agradável e alegre ajuda as crianças a apreciar a noite, despertando nelas o desejo de participar. As noites familiares não devem constituir-se de pregação que as crianças não consigam entender. Elas devem ser alegres e agradar a todos.

Prestar Testemunho para os Filhos

Na hora das refeições, do estudo das escrituras, na reunião de noite familiar ou debate do evangelho devemos prestar nosso testemunho aos nossos filhos e, à medida que nos ouvem e vêem com seus próprios olhos que vivemos o evangelho, aumentarão seu próprio testemunho pessoal.

• Ler Deuteronômio 11:19. Peça às irmãs que falem sobre as experiências que tiveram, ensinando o evangelho a seus filhos.

Conclusão

Se estudarmos o evangelho, nossa família será abençoada. Nosso testemunho e nosso lar se fortalecerão, encontraremos respostas para nossos problemas, seremos mais felizes e temos mais paz, porque estamos tentando viver mais perto de Jesus Cristo e do Pai Celestial.

A mãe de uma família que realizava estudos matutinos das escrituras falou sobre suas bênçãos:

“São muitos os benefícios advindos deste programa matutino: Conseguir um entendimento melhor das escrituras e do seu significado em nossa vida, começar o dia de maneira mais organizada, (…) desfrutar de uma refeição em família.

Tenho certeza de que nossos filhos vão para a escola com um sentimento de felicidade e segurança muito maior sobre si mesmos, sobre nossa família e sobre o mundo”. (Geri Brinley, “Getting a Head Start on the Day”, Ensign, abril de 1977, p. 8)O Élder Bruce R. McConkie falou a respeito de outras bênçãos advindas do estudo das escrituras: “Todos nós desejamos ter paz, alegria e felicidade nesta vida e herdar a vida eterna no mundo futuro. Essas são as duas maiores bênçãos que podemos herdar. Podemos ganhá-las lendo e aprendendo as palavras da vida eterna, aqui e agora, e guardando os mandamentos”. (“Drink from the Fountain”, Ensign, abril de 1975, p. 70)

Desafio

Planeje o estudo do evangelho em casa, individualmente e em família, e procure todos os dias oportunidades para explicar os princípios do evangelho a seus filhos.

Escrituras Adicionais

  • Romanos 15:4 (escrituras para dar-nos esperança)

  • II Timóteo 3:14–17 (escrituras para guiar-nos à perfeição)

  • 2 Néfi 4:15 (escrituras para instrução e proveito)

  • Doutrina e Convênios 1:37 (mandamentos verdadeiros e fiéis)

Preparação da Professora

Antes de apresentar esta lição:

  1. Prepare o cartaz sugerido na lição ou escreva as informações no quadro-negro.

  2. Designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras e citações da lição.