Outros recursos
Testemunho


Lição 5

Testemunho

O propósito desta lição é ajudar-nos a conseguir edificar e prestar testemunho do evangelho restaurado de Jesus Cristo.

O que É um testemunho?

• Cante o hino “Eu Sei que Vive Meu Senhor”. (Ver Hinos, nº 70, ou Princípios do Evangelho, pp. 346-347.)

Um testemunho não vem só por meio dos nossos poderes de raciocínio. O Presidente Spencer W. Kimball disse que “os testemunhos são sentimentos e não meramente acumulação de fatos”. (Citado por Margaret Hoopes, “Community and Communing: The Power of Testemony Meeting”, Ensign, janeiro de 1978, p. 50.)

O testemunho do evangelho “é recebido quando o Espírito Santo fala ao nosso espírito; ele surge quando os sussurros da voz mansa e suave são ouvidos”. Vem com ‘uma certeza calma e inabalável (…).’

Três grandes verdades devem ser incluídas em todo testemunho verdadeiro: 1. Que Jesus Cristo é o Filho de Deus e o Salvador do mundo (D&C 46:13); 2. Que Joseph Smith é o Profeta de Deus e por intermédio dele o evangelho foi restaurado nesta dispensação; e 3. Que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja verdadeira existente sobre a face da Terra. (D&C 1:30).” [Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, 2ª edição, (1966) pp. 785–786]

O Presidente Joseph F. Smith prestou o seguinte testemunho: “Queridos irmãos e irmãs, desejo prestar-lhes meu testemunho de que sei, com toda certeza, que esse trabalho em que estamos engajados é verdadeiro. E essa certeza é tão grande, que tomou conta de todo o meu ser; penetrou profundamente em meu coração e em cada fibra de minha alma, de maneira que me apresso a dizer a esta congregação (…) que Deus me revelou que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus Vivo, o Redentor do mundo; que Joseph Smith é, foi, e sempre será um profeta de Deus, ordenado e escolhido para permanecer à testa desta dispensação. (…) Eu sei, assim como sei que vivo, que isso é verdade, e disso presto-lhes o meu testemunho. (…) Sei que este é o reino de Deus, e que Deus o dirige; Ele preside o Seu povo. Preside o presidente desta Igreja (…) e continuará a presidir os líderes desta Igreja até o final dos tempos. Não permitirá que esse privilégio seja dado a outro povo, nem que seja entregue ao homem. [Doutrina do Evangelho, 5ª edição (1939), pp. 460–461]

Os profetas de Deus têm um forte testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Os testemunhos grandiosos, porém, não são reservados somente para os profetas. O Presidente Brigham Young disse: “Os santos dos últimos dias têm o privilégio e dever de saber que sua religião é verdadeira”. [John A. Widtsoe, comp., Discursos de Brigham Young, (1954), p. 430]

Todas nós temos o privilégio e o dever de conseguir um testemunho de Jesus Cristo, de Joseph Smith e de nosso profeta vivo. Podemos ganhar um testemunho da veracidade do Livro de Mórmon, do princípio do dízimo, da Palavra de Sabedoria e de todos os outros princípios do evangelho.

• Peça às irmãs que relacione os princípios do evangelho sobre os quais conseguiram testemunho. Quando for oportuno, peça-lhes que contem como ganharam esses testemunhos.

Recebemos Testemunho por intermédio do Espírito Santo

Quando o Espírito Santo presta testemunho da veracidade do evangelho ao nosso espírito, coração e mente, recebemos um testemunho.

• Ler Doutrina e Convênios 8:2–3. Explique como o Espírito Santo presta testemunho. Faça referência a Princípios do Evangelho, capítulo 7, subtítulo “Por que o Espírito Santo é necessário?”

Para alguns, receber o testemunho é uma experiência vívida. Assim foi para Heinrich Stilger, de Frankfurt, Alemanha. Ele foi visitado pelos missionários e havia decidido batizar-se, mas ao aproximar-se da data, começou a questionar sua decisão. Ele tinha dificuldade em viver a Palavra de Sabedoria e a lei do dízimo. Os missionários foram pacientes, mas não conseguiram convencê-lo a marcar uma data para o batismo. Outro missionário veio e pediu-lhe que orasse por um testemunho, o que ele finalmente fez. O irmão Stilger disse mais tarde: “Eu vi um vulto brilhante e ouvi uma voz, que me disse que a Palavra de Sabedoria e a lei do dízimo são mandamentos de Deus”. (“His Testimony Came Through Prayer”, Church News, 17 de janeiro de 1970, p. 6)

Para a maioria das pessoas, o testemunho vem de maneira menos espetacular; todavia, não menos importante ou válida. Até mesmo os profetas e apóstolos da Igreja receberam seu testemunho de maneira simples. O Presidente David O. McKay explicou como recebeu o seu testemunho:

“Quando eu era menino, ouvi um testemunho sobre os princípios do evangelho, o poder do sacerdócio e a divindade desse trabalho. Ouvi a admoestação de que nós também podemos conseguir tal testemunho, se orarmos, mas de alguma forma eu imaginava, quando jovem, que não poderíamos conseguir um testemunho, a menos que tivéssemos uma manifestação. Li sobre a Primeira Visão do Profeta Joseph Smith e sabia que o que ele havia recebido era de Deus; ouvi falar de élderes que tinham ouvido vozes (…) e, de alguma forma, fiquei com a impressão de que era essa a fonte de todo testemunho. (…)

Lembro-me de certa tarde em que estava andando a cavalo e pensei nessas coisas e concluí que lá, no silêncio das montanhas, era o melhor lugar para se conseguir tal testemunho. Parei meu cavalo. (…)

Ajoelhei-me e, com todo o fervor do meu coração, orei a Deus, pedindo-Lhe um testemunho deste evangelho. Eu achava que teria algum sinal, que receberia algum tipo de transformação que me deixaria sem qualquer dúvida.

Levantei-me, montei no meu cavalo e, ao começar a cavalgar (…) disse a mim mesmo: ‘Não, não houve qualquer mudança; sou o mesmo rapaz que era antes de me ajoelhar’. A manifestação aguardada não havia ocorrido. (…)

O testemunho de que esse trabalho é divino veio (…) por meio da obediência à vontade de Deus, em harmonia com a promessa de Cristo, de que: ‘Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo’. (João 7:17)” (“A Personal Testimony”, Improvement Era, setembro de 1962, pp. 28–29)

O Presidente Marion G. Romney explicou como conseguiu seu testemunho: “Às vezes, o testemunho chega a uma pessoa bem devagarinho, no decurso de um longo período de tempo. Não me recordo de um testemunho ter chegado a mim rapidamente. (…) Não posso recordar-me de quando não possuí um testemunho. Certamente tem sido fortalecido através dos anos, mas nunca me lembro de quando não acreditei. Todavia, venha o testemunho rapidamente ou aos poucos, sempre faz alguma coisa para uma pessoa. Ela fica diferente depois de recebê-lo”. (A Liahona, outubro de 1976, p. 3)

Não importa como recebemos um testemunho; ele abençoará nossa vida e nos ajudará a progredir no evangelho.

Devemos Preparar-nos para Receber um Testemunho

• Exponha um cartaz com a seguinte lista ou escreva as informações no quadro-negro:

  1. Desejo de acreditar;

  2. Estudar as escrituras;

  3. Fazer a vontade de Deus;

  4. Meditar e orar com fé em Cristo.

  5. Jejuar e orar freqüentemente.

Desejo de Acreditar

Este primeiro passo, sentir o desejo de ter um testemunho, é muito importante.

Ler Alma 32:26–27. Como o desejo de saber a verdade influenciou as experiências do Presidente McKay e de Heinrich Stilger? Como foi que esse mesmo desejo influenciou Joseph Smith? (Ver Joseph Smith—História 1:10–20.)

Estudar as Escrituras

O estudo das escrituras nos ajuda a recebermos o testemunho, que não virá, se não trabalharmos por ele.

• Ler Doutrina e Convênios 9:7–9. Como o estudo das escrituras ajuda-nos a ganhar um testemunho?

Fazer a Vontade de Deus

O Presidente David O. McKay recebeu seu testemunho fazendo a vontade do Senhor. Cada um de nós também pode ganhar um testemunho ao fazermos a vontade do Senhor.

• Ler João 7:17. De que maneira o fato de cumprirmos os mandamentos prepara-nos para ter um testemunho?

Meditar e Orar com Fé em Cristo

Para receber conhecimento por meio do Espírito Santo, devemos pedir ao Pai Celestial que nos conceda esse conhecimento. Devemos também confiar que Deus nos ama e que Ele nos ajudará a identificar os sussurros do Espírito Santo.

• Ler Morôni 10:3–5. Por que a oração é tão importante para ganharmos um testemunho?

Jejuar e Orar Freqüentemente

O jejum aumenta o poder da oração. Ele, juntamente com a oração, nos ajudará a conseguir nosso testemunho.

• Ler Alma 5:45–46. Como o jejum e a oração ajudam-nos a ganhar um testemunho?

Certa jovem, Annette Parkinson, estava tendo dificuldade para conseguir um testemunho, mesmo depois de orar, ler as escrituras e guardar os mandamentos. Ela contou:

“Eu estava bloqueada pelo medo de ser enganada, de que eu pudesse pensar que tinha um testemunho, em vez de realmente consegui-lo por meio do Espírito Santo. Temia isso mais do que qualquer outra coisa. A idéia de exercitar tal confiança em Deus parecia-me tão temerosa quanto dar um pulo no espaço e esperar que alguém aparecesse para me segurar. Eu podia ver, entretanto, que se desejasse um testemunho, teria que fazer algo a respeito.Descobri que ter fé não era um processo instantâneo, mas eu tentava sinceramente mostrar e sentir confiança no Senhor. Com o passar do tempo, algo maravilhoso começou a acontecer dentro de mim. Certo dia, enquanto eu estava sentada na minha cama, sobreveio-me um sentimento que nunca tinha notado antes, sem ser, no entanto, algo totalmente novo. Enquanto sentada lá, lembro-me de haver dito a mim mesma: ‘O Senhor respondeu a minhas orações! Agora eu sei que Ele vive. Sim, eu sei realmente que Ele vive!’

O sentimento foi profundo e sagrado, doce e pacificador. Eu sabia que Deus vivia e me sentia imensamente feliz.

Esse foi, naturalmente, o fim de minhas dificuldades. Eu ainda precisava saber se Jesus Cristo era verdadeiramente o meu Salvador, se Joseph Smith foi um profeta, se o presidente da Igreja é um profeta. (…)

Mas desde aí, o meu entendimento do evangelho aumentou cem vezes mais e tenho recebido um testemunho de muitas coisas”. “Trust, a Key to Testimony”, New Era, fevereiro de 1978, p. 33)

• Por que às vezes é difícil desenvolver confiança no Senhor? De que forma o desejo de ter ou fortalecer um testemunho influencia nossas ações?

Devemos Fortalecer Continuamente Nosso Testemunho

O Élder Heber C. Kimball disse:

“Para nos defrontarmos com as dificuldades que estão para vir, será necessário que tenhamos um conhecimento da verdade deste trabalho por nós mesmos. (…)

Virá o tempo em que nenhum homem ou mulher poderá perseverar com luz emprestada. Cada um terá que ser guiado pela sua própria luz interior. Se não a tiverem, como poderão permanecer?” [Citado por Orson F. Whitney em “Life of Heber C. Kimball”, 3ª ed. (1967), p. 450.]

O presidente Harold B. Lee disse: “O testemunho não é algo que temos hoje e teremos para sempre. Ele é frágil e tão difícil de segurar quanto o arco-íris. É algo que temos que reconquistar todos os dias de nossa vida”. (Citado por J. M. Heslop, “President Harold B. Lee Directs Church; Led By the Spirit”, Church News, 15 de julho de 1972, p. 4.)

O Élder George Q. Cannon escreveu: “Não é suficiente que conheçamos a veracidade deste trabalho ontem ou no dia anterior, ou há uma semana, mês ou ano atrás; a fim de sermos felizes, devemos e precisamos saber que ele é verdadeiro hoje. (…) Somente podemos reter o testemunho da verdade em nosso coração vivendo perto de Deus”. [Gospel Truth, sel. Jerreld L. Newquist (1957), 1:343.]

Alma comparou o testemunho a uma semente que deve ser cuidada para poder crescer e se transformar em uma bela árvore.J Ler Alma 32:37–38. Quais as coisas que poderiam fazer com que perdêssemos nosso testemunho?

• Ler Alma 32:41. Como podemos nutrir nosso testemunho?

Uma forma de edificarmos nosso próprio testemunho e o dos outros é prestando-o freqüentemente. Temos o dever de partilhar nosso testemunho com membros e não-membros. Todos os meses, na reunião de jejum e testemunhos, podemos testificar que sabemos que os princípios do evangelho são verdadeiros. Podemos também explicar como o sabemos. Podemos prestar testemunho da divindade e Expiação de nosso Salvador, do chamado de Joseph Smith como profeta e do chamado de nosso profeta atual. Prestar o testemunho nos ajuda a compreender e valorizar nossos sentimentos. Ajuda nosso testemunho a crescer dentro de nós. Muitas vezes o simples fato de prestarmos nosso testemunho ajuda-nos a compreender o que temos.

Quando prestamos testemunho pelo poder do Espírito Santo, outros também podem receber um testemunho Dele por nosso intermédio. Saberão, assim, que o que dissemos é verdadeiro. Poderão também ganhar o desejo de sobrepujar suas faltas e se tornarem melhores. As reuniões de testemunhos realmente edificantes aproximam os membros da ala ou ramo, de modo que passam a sentir-se como se fossem uma grande família.

Conclusão

O testemunho é o bem mais precioso que temos. Devemos viver em justiça, servir nosso próximo e prestar nosso testemunho. Se assim fizermos, ele se tornará mais vigoroso e trará grande alegria, força e paz a nossa vida.

Desafio

Procure uma oportunidade de prestar seu testemunho às outras pessoas.

Preparação da Professora

Antes de apresentar esta lição:

  1. Estude Princípios do Evangelho, capítulo 7, subtítulo “Por que o Espírito Santo É Necessário?”, pp. 37–39;

  2. Estude Alma 32:26–43 e Éter 12:6;

  3. Planeje a abertura da aula com o hino “Eu Sei que Vive Meu Senhor”, Hinos, nº 70, ou Princípios do Evangelho, pp. 346–347.

  4. Prepare o cartaz sugerido na lição ou escreva as informações no quadro-negro.

  5. Designe às irmãs a apresentação de histórias, escrituras e citações da lição.