Seminário
Mateus 13:3–8, 18–23


Mateus 13:3–8, 18–23

A parábola do semeador

Imagem
Tomato seedlings growing in the soil

Jesus ensinou uma parábola sobre um homem que semeava. Suas sementes caíram em diferentes tipos de solo, o que gerou resultados diferentes. Da mesma forma, a palavra de Deus é recebida de várias maneiras por aqueles que a ouvem. Esta lição o ajudará a preparar seu coração para receber e nutrir a palavra de Deus.

Usar objetos e gravuras. Podem-se usar objetos e gravuras para ajudar os alunos a ter uma ideia de como eram as pessoas, os lugares, acontecimentos, as coisas e os símbolos citados nas escrituras. Por exemplo, em vez de apenas falar sobre os objetos das escrituras, peça aos alunos que os desenhem.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que ponderem sobre esta pergunta do esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: “Por que às vezes nosso coração é receptivo à verdade, enquanto outras vezes somos tentados a resistir a ela?” (“20 a 26 de março. Mateus 13; Lucas 8; 13: ‘Quem tem ouvidos para ouvir, ouça’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023).

Possíveis atividades de aprendizado

Preparar-se para ouvir a palavra de Deus

Você pode começar a aula convidando vários alunos a relatarem suas respostas à pergunta sobre a qual ponderaram em preparação para a aula.

Reserve algum tempo para avaliar o quanto você está disposto a receber a palavra de Deus. Use esta escala com cada uma das seguintes afirmações:

Frequentemente — Às vezes — Raramente

Mostre as declarações ou as leia lentamente para que os alunos tenham tempo de pensar em sua própria receptividade à palavra de Deus. Os alunos devem refletir sobre suas respostas em silêncio e não responder em voz alta.

Estudo as escrituras com a intenção de aprender e crescer.

Tento perceber a influência do Espírito em minha vida e sigo as instruções que recebo.

Ouço os conselhos dados pelo Senhor por meio de Seus profetas e apóstolos e obedeço a eles.

Procuro fortalecer meu testemunho pessoal de Jesus Cristo e Seu evangelho.

Agora que você examinou sua atitude em relação à palavra de Deus, você está pronto para estudar a parábola do semeador. Nessa parábola, o Senhor descreveu alguns problemas potenciais que podem impedir que as sementes cresçam, criem raízes e produzam frutos. Como acontece com todas as Suas parábolas, o Senhor usou elementos comuns para ensinar lições espirituais.

Use o padrão de quatro passos a seguir para estudar a parábola do semeador. Independentemente de como você respondeu às declarações acima, esta lição foi elaborada para ajudá-lo a preparar seu coração para receber as bênçãos que o Senhor deseja dar a você. Ao estudar, procure maneiras de ter uma experiência significativa com a palavra de Deus.

Se esse padrão tiver sido apresentado na lição anterior, você pode pedir aos alunos que relembrem cada um dos passos e depois os escrevam no quadro.

  1. Encontre detalhes importantes.

  2. Faça comparações espirituais.

  3. Descubra lições valiosas.

  4. Determine uma aplicação pessoal.

Encontrar detalhes importantes

Para a atividade a seguir, os alunos podem trabalhar em duplas. Um aluno de cada dupla pode ler o primeiro conjunto de versículos enquanto o outro fica atento aos detalhes importantes. Cada um deles pode fazer um desenho no diário de estudo. Os alunos podem, em seguida, trocar os papéis e repetir o processo para os outros conjuntos de versículos.

Uma forma de visualizar detalhes importantes é desenhar cada parte da parábola. Divida uma página de seu diário de estudo em quatro seções. Leia os versículos e faça um desenho simples do que eles descrevem.

  1. Mateus 13:3–4

  2. Mateus 13:5–6

  3. Mateus 13:7

  4. Mateus 13:8

Se os alunos precisarem de ajuda para entender o que desenhar, você pode fornecer exemplos como o seguinte:

Imagem
Drawings of a bird with a seed, the sun shining on a plant, thorns growing around a plant, a wheat plant.

Fazer comparações espirituais

Leia as explicações de Jesus sobre a parábola nos versículos a seguir. Anote todas as comparações que Ele fez ao lado de seus desenhos.

Os alunos podem fazer essa atividade individualmente, em duplas ou em pequenos grupos. Se trabalharem em grupos, divida os versículos entre os membros do grupo e peça aos alunos que relatem ao grupo o que encontraram.

  1. Mateus 13:19

  2. Mateus 13:20–21

  3. Mateus 13:22

  4. Mateus 13:23

Descobrir lições valiosas

Para descobrir lições valiosas, pode ser útil fazer perguntas que permitam que o Espírito Santo lhe ensine pessoalmente. Além das perguntas a seguir, pense em outras perguntas que você possa fazer.

  • O que o Salvador deseja que eu aprenda com essa parábola?

  • Por que o Salvador deseja que eu saiba como é meu coração?

Você também pode imaginar como a parábola pode ser aplicada na vida real. Por exemplo, tente imaginar como as ações de uma pessoa cujo coração é como um solo pedregoso ou cheio de espinhos podem ser diferentes das ações de uma pessoa cujo coração é como um solo bom. Ao pensar nessas ações, considere escrever algumas delas ao lado de cada um de seus desenhos.

Você pode pedir aos alunos que deem alguns exemplos de ações que escreveram. Se os alunos tiverem dificuldades em pensar em exemplos, as situações na seção “Atividades de aprendizado complementar” podem ser úteis.

  • Que sugestões você poderia oferecer a alguém cujo coração é duro, pedregoso ou cheio de espinhos?

Determinar uma aplicação pessoal

Pense na condição do seu coração e em qual dos quatro tipos de solo melhor descreve você. Se a condição espiritual do seu coração não for a que você deseja, saiba que você pode mudar.

Com base no que aprendeu hoje, reserve um minuto para ponderar sobre o que você pode fazer para melhorar a condição do seu coração.

  • O que você fará para convidar a palavra de Deus ao seu coração?

  • O que você fará para melhorar a condição do seu coração?

  • Você pedirá ao Senhor para ajudá-lo a superar quais obstáculos?

Dê aos alunos a oportunidade de compartilhar o que aprenderam hoje sobre o Senhor e Seu desejo de que Sua palavra cresça em nosso coração.

Comentários e informações históricas

O presidente Dallin H. Oaks, da Primeira Presidência, fez um discurso numa conferência geral sobre a parábola do semeador. As explicações dele respondem às perguntas a seguir.

O que são as sementes que “[caíram] ao pé do caminho”? (Ver Mateus 13:4, 19)

Imagem
Official Portrait of President Dallin H. Oaks taken March 2018.

As sementes que “caíram junto do caminho” ( Marcos 4:4) não alcançaram o solo mortal onde poderiam crescer. São como os ensinamentos que caem em corações endurecidos ou despreparados.

(Dallin H. Oaks, “A parábola do semeador”,A Liahona, maio de 2015, p. 32)

O que poderia fazer com que o coração de alguém fosse como “pedregais”? (Ver Mateus 13:5, 20–21)

Imagem
Official Portrait of President Dallin H. Oaks taken March 2018.

Jovens, (…) aqui vai um exemplo específico. Se durante a distribuição dos emblemas do sacramento vocês estiverem enviando mensagens, sussurrando, jogando videogame ou fazendo algo que os prive do alimento espiritual essencial, estarão danificando suas raízes espirituais e tornando-se solo pedregoso.

(Dallin H. Oaks, “A parábola do semeador”,A Liahona, maio de 2015, p. 33)

Como podemos reconhecer os “espinhos” da vida? (Ver Mateus 13:7, 22)

Imagem
Official Portrait of President Dallin H. Oaks taken March 2018.

Rendemo-nos aos “prazeres da vida” ( Lucas 8:14) (1) quando temos algum vício, que danifica a preciosa dádiva de Deus, o arbítrio; (2) quando somos enganados por distrações triviais, que nos afastam das coisas de importância eterna; e (3) quando temos a mentalidade do direito adquirido, que debilita o crescimento pessoal necessário para qualificar-nos para nosso destino eterno.

Somos vencidos pelos “cuidados (…) da vida” ( Lucas 8:14) quando ficamos paralisados com medo do futuro, o que nos impede de prosseguir com fé e confiar em Deus e em Suas promessas.

(Dallin H. Oaks, “A parábola do semeador”, A Liahona, maio de 2015, pp. 34–35)

O que é necessário para produzir frutos em “boa terra”? (Ver Mateus 13:8, 23)

Imagem
Official Portrait of President Dallin H. Oaks taken March 2018.

Nós temos a semente da palavra do evangelho. Cabe a cada um de nós estabelecer as prioridades e fazer as coisas que tornam nosso solo bom e a nossa colheita abundante. Devemos esforçar-nos para estar firmemente enraizados e edificados no evangelho de Jesus Cristo (ver Colossenses 2:6–7). Podemos obter essa conversão por meio da oração, do estudo das escrituras, pelo serviço e por partilhar assiduamente do sacramento a fim de termos sempre conosco o Seu Espírito.

(Dallin H. Oaks, “A parábola do semeador”, A Liahona, maio de 2015, p. 35)

Atividades de aprendizado complementar

Examinar o solo antes de plantar

Divida os alunos em pequenos grupos e dê a cada grupo um pequeno recipiente com um tipo de solo descrito na parábola do semeador. Peça aos alunos que examinem o solo e discutam o que fariam para torná-lo ideal para o plantio de uma semente. Você pode pedir aos alunos que estudem a parábola e identifiquem o que aquele tipo de solo pode representar espiritualmente e debatam com o grupo o que aprenderam.

Ver e ouvir a parábola do semeador

Você pode mostrar o vídeo “A Parábola do Semeador” (4:36) de 0:00 a 0:55 e pedir aos alunos que descrevam detalhes importantes dela. Os alunos podem assistir ao vídeo de 3:00 a 4:36 e fazer conexões espirituais com base nas explicações de Jesus. Pode ser útil pausar o vídeo após cada detalhe para permitir que os alunos debatam o que estão aprendendo.

A parábola na vida real

Você pode usar as situações a seguir para ajudar os alunos a identificar tipos de solo ou condições do coração. Os alunos podem oferecer sugestões para ajudar a pessoa em cada situação a se aproximar do Salvador e permitir que a palavra de Deus cresça em seu coração.

Pedro conheceu o evangelho restaurado por intermédio de seus amigos e foi batizado logo em seguida. Contudo, alguns meses depois de se filiar à Igreja, algumas pessoas começaram a provocá-lo por causa de suas novas crenças. Pedro sentia que não conseguiria lidar com a perseguição.

Júlia está indo bem na escola, atua em uma peça de teatro e adora seu trabalho. Por causa de suas responsabilidades na escola e no trabalho, Júlia decidiu faltar às atividades da Igreja e não se matriculou no seminário este ano. Ela quer se concentrar em sua educação e carreira futura.

Fazer comparações usando o Livro de Mórmon

Peça aos alunos que leiam a comparação feita por Alma entre a palavra de Deus e uma semente (ver Alma 32:26–43). Eles também podem estudar o sonho de Leí da árvore da vida e comparar cada grupo descrito na visão com os tipos de solo da parábola do semeador (ver 1 Néfi 8:19–34). Os alunos podem contar como esses relatos do Livro de Mórmon aumentam sua compreensão dos ensinamentos do Salvador na parábola do semeador.