Seminário
Mateus 11:27; João 5:19, 30; João 8:18–28


Mateus 11:27; João 5:19, 30; João 8:18–28

“O Filho O revelará”

Imagem
Christ is sitting down on the ground in the temple teaching a group of people. Outtakes included some more of Jesus teaching, the other outtakes with this image are from a different title: “Jesus Christ. Light of the World” showing Christ after the event of the Woman taken in Adultery and the Jews questioning his authority.

O Salvador testificou que podemos conhecer melhor o Pai Celestial ao estudarmos o exemplo de Seu Filho. Tudo o que Jesus Cristo disse e fez seguiu o exemplo de Seu Pai e tinha o objetivo de nos levar mais plenamente ao Pai. Esta lição vai ajudá-lo a entender melhor como o Pai Celestial é e como Ele Se sente a seu respeito.

Ajudar os alunos a aprender. Os alunos são edificados quando pesquisam as escrituras em busca de compreensão e descobrem as verdades do evangelho por si mesmos. É preciso que eles tenham oportunidades de explicar o evangelho em suas próprias palavras, bem como de falar e prestar testemunho daquilo que sabem e sentem. Isso os ajuda a gravar o evangelho não apenas na mente, mas também no coração.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que pensem em seu relacionamento com o Pai Celestial e como podem fortalecê-lo.

Possíveis atividades de aprendizado

Esta lição trata do conteúdo do Vem, e Segue-Me que será abordado por pessoas e famílias ao estudarem Mateus 14 ; Marcos 6 ; João 5–6 , assim como João 7–10 . Esta lição está localizada aqui para abrir espaço para outras lições nessas últimas semanas. Ela pode ser ensinada durante esta semana ou transferida para uma das semanas posteriores.

Saber sobre o Pai Celestial

Pense na seguinte situação:

Em um discurso recente na reunião sacramental, Cláudio ouviu uma irmã de sua ala declarar: “Sei que o Pai Celestial me conhece e me ama. Ele conhece minhas necessidades e procura me ajudar”. Cláudio ficou surpreso e se perguntou como ela sabia tudo aquilo sobre o Pai Celestial. Ao refletir sobre o que sabia sobre o Pai Celestial, ele percebeu que não era muito. Ele até tentou procurar nas escrituras, mas também não teve muito sucesso.

  • De que maneiras às vezes nos sentimos como Cláudio?

  • Como o sentimento de não conhecer o Pai Celestial ou de não saber muito sobre Ele pode ser um desafio para nós?

Forneça aos alunos uma maneira de avaliarem o que sabem e entendem sobre o Pai Celestial. A atividade a seguir é uma maneira de fazer isso.

Outra ideia pode ser encontrada na seção “Atividades de aprendizado complementar”.

Pense no que você aprendeu sobre o Pai Celestial e como esse conhecimento o influenciou. No centro de uma folha de papel ou de uma página do diário de estudo, escreva as palavras “Pai Celestial”. Em torno dessas palavras, escreva o que você sabe sobre o Pai Celestial.

  • Como o fato de conhecer mais plenamente o Pai Celestial pode influenciar a vida de alguém?

Ao estudar esta lição identifique verdades sobre o Pai Celestial e Seu Filho que possam ajudá-lo a entender melhor como Eles são e como Se sentem a seu respeito. Você pode adicionar o que aprendeu à folha da atividade sobre o Pai Celestial.Jesus Cristo falava regularmente de Seu Pai e O fazia com um propósito importante. Leia as seguintes passagens e identifique o que Jesus queria que Seus seguidores soubessem sobre Ele e sobre o Pai Celestial:

Escreva estas referências no quadro. Você pode convidar os alunos a estudar esses versículos individualmente. Em seguida, eles podem comentar o que descobriram, em pequenos grupos ou com toda a classe.

Mateus 11:27 (incluindo a alteração da Tradução de Joseph Smith na nota de rodapé b)

  • Como você resumiria o que o Salvador ensinou no que você leu?

O élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou uma maneira importante de conhecermos o Pai Celestial.Você pode assistir ao vídeo “A Grandiosidade de Deus”, em ChurchofJesusChrist.org, de 0:00 a 1:07 ou ler o texto a seguir.

Imagem
Official Portrait of Elder Jeffrey R. Holland. Photographed January 2018.

Entre os muitos magníficos propósitos da vida e do ministério do Senhor Jesus Cristo, um aspecto grandioso dessa missão tende a ser ignorado. Seus seguidores não compreenderam plenamente na época, e muitas pessoas do mundo cristão moderno ainda não o compreendem, mas o próprio Salvador falou a respeito disso repetidas vezes e de modo muito enfático. É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e sacrifício expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, nosso Pai Eterno, e quão completamente dedicado Ele é a Seus filhos de todas as eras e nações. Por meio de palavras e ações, Jesus estava procurando revelar e dar-nos a conhecer a verdadeira natureza de Seu Pai, nosso Pai Celestial.

(Jeffrey R. Holland, “A Grandiosidade de Deus”, A Liahona, novembro de 2003, p. 70)

  • O que você aprendeu com a declaração do élder Holland?

Um princípio que podemos aprender é: As palavras e ações de Jesus Cristo nos mostram o caráter do Pai Celestial.

Você pode anotar essa verdade no quadro.

  • Como você vê essa verdade ensinada nas palavras do Salvador que acabou de ler?

O élder Holland explicou mais sobre essa verdade. Você pode assistir ao vídeo “A Grandiosidade de Deus”, de 11:25 a 12:49, ou ler a declaração a seguir.

Imagem
Official Portrait of Elder Jeffrey R. Holland. Photographed January 2018.

Portanto, ao alimentar o faminto, curar o enfermo, repreender a hipocrisia, rogar pela fé — Cristo estava nos mostrando o caminho para o Pai, Aquele que é “misericordioso e compassivo, lento para irar-se, paciente e cheio de bondade”. Em Sua vida e especialmente em Sua morte, Cristo estava declarando: “Esta é a compaixão de Deus que vos manifesto, bem como a minha própria compaixão”. Na manifestação do perfeito amor do Pai pelo Filho perfeito, em Seu sofrimento mútuo e na tristeza que compartilhavam pelos pecados e pelos sofrimentos de todos nós, vemos o significado pleno desta declaração: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” ( João 3:16–17).

(Jeffrey R. Holland, “A Grandiosidade de Deus”, A Liahona, novembro de 2003, p. 72)

Ajude os alunos a praticarem a aplicação desse princípio (olhando as palavras e ações do Salvador) para aprenderem mais sobre o Pai Celestial. Um exemplo de como fazer isso está incluído abaixo.

Selecione seu relato favorito sobre Jesus Cristo nas escrituras. Escreva a referência das escrituras e resuma a passagem. Depois, responda às seguintes perguntas:

  • O que você aprendeu sobre o Pai Celestial e como Ele Se sente a seu respeito com o que Jesus Cristo diz ou faz nesse relato?

  • De que forma saber essas coisas sobre o Pai Celestial afeta seu relacionamento com Ele?

  • De que forma ter um relacionamento melhor com o Pai Celestial o ajudará?

Você pode escrever as palavras “Pai Celestial” no centro do quadro. Peça aos alunos que relatem o que aprenderam. Dependendo do tamanho da classe e do tempo disponível, cada aluno poderá ler ou resumir seu relato. Eles podem escrever o que aprenderam sobre o Pai Celestial em torno do nome Dele escrito no quadro. Como alternativa, os alunos podem mostrar um vídeo da Bíblia ou do Livro de Mórmon sobre o relato, se disponível.

Busque inspiração do Espírito Santo ao criar um plano simples para fortalecer seu relacionamento com o Pai Celestial e escreva-o no diário de estudo.

Comentários e informações históricas

Como o fato de conhecer o Pai Celestial pode me influenciar?

O profeta Joseph Smith (1805–1844) ensinou:

Imagem
Half-length frontal portrait of the Prophet Joseph Smith, Jr. Joseph’s head is turned to the side in a three-quarter view, right hand on hip and his left hand holds sheets of papers. He is depicted wearing a dark brown suit and a white shirt and tie.

Se [uma pessoa] não aprender nada além de comer, beber e dormir e não compreender nenhum dos desígnios de Deus, saberá tanto quanto os animais. Eles comem, bebem, dormem e nada conhecem a respeito de Deus; mas sabem tanto quanto nós, a menos que consigamos compreender pela inspiração do Deus Todo-Poderoso. Se [uma pessoa] não compreende o caráter de Deus, não compreende a si mesmo.

Se desejar, assista aos vídeos “Relacionamento com Deus — Patrick” (0:59) e “Relacionamento com Deus — Anipha” (0:55) para ver exemplos de como conhecer o Pai Celestial pode influenciar a vida de alguém.

Atividades de aprendizado complementar

Atividade alternativa para iniciar a aula

Você pode citar uma experiência pessoal relacionada a conhecer melhor seus pais, avós ou outra figura paterna e como isso o influenciou. Peça aos alunos que pensem e também citem uma experiência.Você pode assistir ao vídeo “Courage: I Think I Get It from Him” (1:38), em ChurchofJesusChrist.org, para ver como uma jovem desenvolveu coragem ao aprender sobre seu avô. Peça aos alunos que reflitam sobre o que sabem e estão aprendendo sobre seu Pai Celestial.

Uma possível autoavaliação

Ajude os alunos a avaliar seus esforços atuais para saber mais sobre o Pai Celestial, pedindo-lhes que respondam à pesquisa a seguir:

(A) Concordo totalmente (B) Concordo (C) Não concordo nem discordo (D) Discordo (E) Discordo totalmente

1. Estou aprendendo mais sobre meu Pai Celestial.2. Sinto que estou me aproximando Dele.3. Meu relacionamento com o Pai Celestial é tão forte quanto eu desejo que seja.4. Sei como fortalecer meu relacionamento com o Pai Celestial.