Seminário
Efésios 2–5


Efésios 2–5

Encontrar verdades eternas

Imagem
Young woman sitting in home reading open scriptures that have been underlined. (horiz)

O quanto você se sente confiante em sua habilidade de encontrar a verdade nas escrituras? Os profetas ensinam verdades que vêm do Pai Celestial para nosso benefício. Por exemplo, Paulo ensinou aos santos em Éfeso verdades sobre vencer o mundo e se tornar mais semelhante a Jesus Cristo. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a aprender a encontrar verdades nas escrituras que vão ajudá-lo em sua vida e levá-lo para mais perto do Salvador.

Praticar habilidades de estudo das escrituras. Os alunos podem se beneficiar ao praticar habilidades de estudo das escrituras, como aplicar as escrituras em sua vida, usar auxílios de estudo, identificar temas e padrões, entender símbolos, encontrar fontes da conferência geral, anotar escrituras, fazer listas, resumir o que leram, encontrar e usar referências cruzadas, definir palavras difíceis, etc.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que estudem as escrituras até a próxima aula e identifiquem as verdades que elas ensinam. Peça a eles que reflitam sobre as maneiras diferentes pelas quais podem identificar essas verdades.

Possíveis atividades de aprendizado

Encontrar valor

O vídeo “Filetes de Ouro” (3:15) é sobre dois homens que procuravam ouro. Leia a história ou assista ao vídeo, disponível em ChurchofJesusChrist.org, de 0:00 a 2:26. Pense em quaisquer lições espirituais que aprender com esse vídeo.

Imagem
Official portrait of President M. Russell Ballard of the Quorum of the Twelve Apostles, 2004.

Muitas vezes somos como certo jovem comerciante de Boston, que em 1849, segundo conta a história, foi contagiado pelo fervor da corrida do ouro na Califórnia. Ele vendeu tudo o que possuía para tentar a sorte nos rios da Califórnia, que lhe disseram estar repletos de pepitas de ouro tão grandes que dificilmente podiam ser carregadas.

Dia após dia, numa rotina interminável, o jovem mergulhava sua peneira no rio, que voltava vazia. Sua única recompensa era uma pilha cada vez maior de pedras. Desanimado e sem dinheiro, ele estava prestes a desistir, até que, um dia, um garimpeiro velho e experiente lhe disse: “É um belo monte de pedras esse que você está juntando aí, meu rapaz”.

O rapaz respondeu: “Não há ouro aqui. Vou voltar para casa”.

Aproximando-se da pilha de pedras, o velho garimpeiro disse: “Oh, há ouro aqui sim. Você só tem que saber onde encontrá-lo”. Ele pegou duas pedras e bateu uma na outra. Uma das pedras rachou revelando vários filetes de ouro brilhando ao sol.

Percebendo a bolsa de couro carregada, presa à cintura do garimpeiro, o jovem disse: “Estou à procura de pepitas como as de sua bolsa, e não apenas minúsculos filetes”.

O velho garimpeiro estendeu a bolsa para o rapaz, que olhou dentro dela esperando ver muitas pepitas grandes. Ficou surpreso ao ver que a bolsa estava cheia de milhares de filetes de ouro.

O velho garimpeiro disse: “Filho, parece-me que você está tão ocupado procurando pepitas grandes que está deixando de encher sua bolsa com esses preciosos filetes de ouro. O acúmulo paciente desses pequenos filetes me trouxe uma grande riqueza”.

(M. Russell Ballard, “Encontrar alegria no serviço amoroso”, A Liahona, maio de 2011, p. 46)

  • Como essa história se relaciona a encontrar verdades nas escrituras?

Leia as seguintes declarações e classifique de uma a cinco como elas são verdadeiras para você (uma = nunca é verdadeira para mim, cinco = sempre é verdadeira para mim)__ Tenho confiança em minha habilidade de encontrar verdades eternas nas escrituras com a ajuda do Espírito Santo.

__ Encontrar verdades nas escrituras é uma bênção em minha vida e me ajuda a me sentir mais próximo do Pai Celestial e de Jesus Cristo.

Você pode convidar os alunos que completaram a atividade de preparação para compartilhar suas experiências.

Encontrar verdades nas escrituras

Algumas verdades das escrituras são mais difíceis de encontrar do que outras. Busque a ajuda do Pai Celestial por meio do Espírito Santo para ajudá-lo a identificar verdades na mensagem de Paulo aos santos em Éfeso. O Espírito Santo vai ajudá-lo ao testificar a você sobre essas verdades (ver Morôni 10:5 ; João 16:13).

Esta seção tem como objetivo ser um exemplo para ajudar os alunos a entender como identificar verdades nos versículos das escrituras. Você pode usar outras verdades de Efésios 2–5 se elas forem mais úteis para os alunos.

Você pode compartilhar o vídeo “Identifying Doctrine and Principles: Students’ Testimonies” (2:38) para ajudar os alunos a entenderem o valor de aprender a praticar essa habilidade. O vídeo está disponível em ChurchofJesusChrist.org.

Peça aos alunos que compartilhem como identificam verdades nas escrituras.

Enquanto Paulo estava em prisão domiciliar em Roma, ele escreveu aos efésios para incentivá-los e aconselhá-los sobre como continuar a se achegar a Jesus Cristo e como vencer os ataques espirituais do diabo. Pratique identificar verdades que Paulo compartilhou com esses santos.

A seguinte maneira é uma forma de procurar verdades eternas ao estudar as escrituras. Leia Efésios 2:4–10 e faça os passos a seguir:

Você pode escrever os seguintes passos no quadro para que os alunos possam consultá-los durante a aula.

  1. Procure palavras, frases ou versículos que pareçam especialmente importantes. Se quiser, marque suas escrituras.

  2. Resuma a ideia principal dessas palavras, frases ou desses versículos. (Por exemplo, você pode resumir o que Paulo disse sobre a graça no versículo 8 ?)

  3. Sobre o que você aprendeu, faça uma declaração de verdade que você possa aplicar em sua vida.

  • Que verdade você encontrou? Como você identificou essa verdade?

Peça a vários alunos que compartilhem. Elogie-os por seus esforços. Algumas verdades possíveis incluem as seguintes: Deus é misericordioso e nos ama (ver Efésios 2:4); ao exercermos fé em Jesus Cristo, somos salvos por Sua graça (ver Efésios 2:5, 8); somente nossas obras não são suficientes para nos salvar (ver Efésios 2:8–9). À medida que os alunos compartilharem, você pode fazer perguntas de acompanhamento como as seguintes:

  • Como essa verdade pode ajudá-lo a sentir o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo por você ou a se tornar mais semelhante a Eles?

  • Como você aplicou ou como poderia aplicar essa verdade em sua vida?

Praticar identificar verdades

Pode ser útil permitir que os alunos trabalhem individualmente para localizar verdades. Depois, eles podem encontrar outro aluno da classe que estudou a mesma passagem e comparar um com o outro as verdades que encontraram.

Use os passos listados anteriormente. Selecione um ou dois dos seguintes conjuntos de versículos e procure verdades eternas neles.

  • Efésios 3:13–19

  • Efésios 4:20–32 , inclusive a Tradução de Joseph Smith na nota de rodapé 26a (Pode ser útil saber que o “velho homem” nesses versículos simboliza antigos caminhos pecaminosos e que o “novo homem” simboliza uma vida justa por meio de Jesus Cristo.)

Selecione uma das verdades que encontrou e pondere sobre como ela pode ajudá-lo a sentir o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo por você ou ajudá-lo a ser mais semelhante a Eles.

Usando os recursos disponíveis para você (papel, lápis colorido, ferramentas digitais e outros), crie um cartaz que possa ser incluído na revista Força dos Jovens. Inclua o seguinte em seu cartaz:

  • O princípio que você identificou e o versículo ou os versículos das escrituras onde você o encontrou

  • Uma simples gravura ou um desenho que ajude os leitores a entender a verdade ou que ilustre como alguém pode usar essa verdade em sua vida

Você pode mostrar alguns exemplos de pôster em ChurchofJesusChrist.org.  

Ou veja se a versão mais recente da revista Força dos Jovens inclui um pôster.

Peça aos alunos que compartilhem seu cartaz e expliquem. Você pode fazer perguntas de acompanhamento como as seguintes: “Como você encontrou essa verdade?” “Como isso o ajuda a sentir o amor do Pai Celestial e de Jesus Cristo por você?” “Como o Senhor o abençoou ao tentar viver essa verdade?”

Refletir sobre encontrar verdades

Pense em sua experiência ao procurar verdades eternas nas escrituras.

  • De que maneiras você sentiu que foi bem-sucedido?

  • O que foi difícil?

  • Como procurar verdades o ajudou a ver o amor do Pai Celestial por você?

  • Como você poderia usar o que aprendeu hoje em seu estudo pessoal ou familiar das escrituras?

Comentários e informações históricas

Efésios 2:4–9 . O que é graça e o que ela faz por mim?

Enquanto servia como membro da Primeira Presidência, o presidente Dieter F. Uchtdorf definiu a graça de Deus como “o auxílio divino e a investidura de poder por meio dos quais passamos de seres falhos e limitados que somos agora a seres exaltados de ‘verdade e luz, até [sermos] [glorificados] na verdade e [conhecermos] todas as coisas’ ( Doutrina e Convênios 93:28)” (“O dom da graça”, A Liahona, maio de 2015, p. 107). Para mais informações sobre a graça, leia o discurso completo, disponível em ChurchofJesusChrist.org.

Para mais informações sobre a graça do Salvador, leia Mosias 2:20–24 e Filipenses 2:12–13 .

Efésios 4:22 . O que significa “vos despojeis do velho homem”?

Paulo ensinou que, quando decidimos aceitar a ordenança do batismo, fazemos convênio de abandonar nossos antigos caminhos (ou “[despojar] do velho homem” [ Efésios 4:22 ]) e começar uma nova vida como seguidores de Jesus Cristo (ver Romanos 6:1–6 ; Doutrina e Convênios 20:37). Isso inclui deixar para trás nossos pecados e qualquer coisa que nos impeça de nos aproximar do Pai Celestial. Não conseguimos fazer esse processo acontecer sozinhos. Isso acontece somente por causa de Jesus Cristo, de Sua Expiação e da influência santificadora do Espírito Santo.

Atividades de aprendizado complementar

Entender mais profundamente a verdade

Depois que os alunos identificarem uma verdade em Efésios, eles podem ser convidados a entender a verdade mais profundamente. Eles podem usar os recursos das escrituras, Tópicos do Evangelho (topics.ChurchofJesusChrist.org), o aplicativo Biblioteca do Evangelho ou outros recursos disponíveis para procurar palavras-chave. Eles podem então ser convidados a compartilhar o que aprenderam sobre as verdades e como podem incorporá-las em sua vida.

Visão do Livro de Mórmon sobre a graça de Jesus Cristo

Se isso ajudar os alunos a debater a graça de Jesus Cristo em vez de encontrar princípios nas escrituras, peça a eles que estudem Efésios 2:1–12 comparando como seria sua vida sem a graça de Jesus Cristo (ver versículos 1–3) com como é sua vida com Sua graça (ver versículos 4–8). Eles podem então estudar passagens do Livro de Mórmon que ensinam sobre a graça do Salvador (ver 2 Néfi 10:24–25 ; Jacó 4:6–7 ; Helamã 12:24 ; Éter 12:27 ; Morôni 10:32–33), identificar suas próprias necessidades para a graça do Salvador e criar um plano de como eles podem buscar Sua graça com mais frequência.