Seminário
Domínio doutrinário: Revisão de avaliação 1


Domínio doutrinário: Revisão de avaliação 1

Mateus 5:14–16 até João 17:3

Esta revisão de avaliação de domínio doutrinário foi planejada como uma experiência de aprendizado para ajudar os alunos a recapitular as 11 passagens de domínio doutrinário encontradas em Mateus, Lucas e João. Ela também ajudará a preparar os alunos para a próxima avaliação (“Domínio doutrinário: Avaliação 1”) e permitirá que demonstrem compreensão e a aplicação dessas passagens.

Esta lição de revisão se destina a ser usada como uma experiência de aprendizado presencial ou por videoconferência.

Use esta revisão e aplique a avaliação de domínio doutrinário a qualquer momento depois que todas as passagens de domínio doutrinário em Mateus, Lucas e João tiverem sido ensinadas. Pode ser necessário ensinar algumas das lições de domínio doutrinário antes de elas aparecerem na sequência das escrituras para que a avaliação possa ser feita antes do final do semestre.

Possíveis atividades de aprendizado

A importância do domínio doutrinário

Pense nas necessidades dos alunos e selecione as partes desta revisão que melhor os ajudarão na preparação para a primeira avaliação de domínio doutrinário (“Domínio doutrinário: Avaliação 1”). Durante a revisão, peça aos alunos que observem as passagens que eles não conhecem tão bem e façam planos para estudar e rever essas passagens em preparação para a avaliação.

Faça a seguinte pergunta e escreva no quadro uma ou duas situações que os alunos compartilharem ou simplesmente peça aos alunos que se lembrem das situações. A terceira atividade de revisão oferece a oportunidade de usar essas situações.

  • Em que situações o fato de saber onde encontrar passagens de domínio doutrinário pode ajudá-lo?

Os questionários das atividades de revisão 1 e 2 abaixo são sugestões para ajudar os alunos a examinar as referências e frases-chave de escritura. Atividades diferentes podem ser usadas para realizar isso de acordo com as necessidades dos alunos.

Atividade de revisão 1: Conhecer as referências e frases-chave de escritura

Mostre o questionário a seguir ou dê cópias dele aos alunos.

Uma maneira diferente de usar a atividade a seguir é escrever as 11 referências de escritura no quadro. Depois, leia cada frase-chave de escritura em voz alta para ver se os alunos conseguem localizar a passagem correta dentro de 15 segundos (ou uma quantidade diferente de tempo determinado). Quando o tempo terminar, peça aos alunos que falem a referência.

Como outro método para ajudar os alunos a serem mais ativos, escreva as 11 referências de escritura no quadro. Imprima e fixe cada uma das frases-chave de escritura em diferentes locais da sala. Peça aos alunos que andem pela sala, encontrem todas as 11 frases e vejam se conseguem identificar a qual referência cada frase está relacionada.

Respostas: 1-d, 2-g, 3-c, 4-h, 5-e, 6-k, 7-j, 8-a, 9-f, 10-b, 11-i

Combine as seguintes frases-chave na coluna da esquerda com a passagem correta de domínio doutrinário na coluna da direita.

1. ___ “Amarás o Senhor teu Deus. (…) Amarás o teu próximo.”

a. Mateus 5:14–16

2. ___ “Pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”

b. Mateus 11:28–30

3. ___ Jesus disse: “Eu te darei as chaves do reino”.

c. Mateus 16:15–19

4. ___ “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

d. Mateus 22:36–39

5. ___ “Pois, hoje na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

e. Lucas 2:10–12

6. ___ “A vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo.”

f. Lucas 22:19–20

7. ___ “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina.”

g. Lucas 24:36–39

8. ___ “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens.”

h. João 3:5

9. ___ Jesus Cristo ordenou que partilhássemos do sacramento dizendo “fazei isto em memória de mim”.

i. João 3:16

10. ___ “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

j. João 7:17

11. ___ “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito.”

k. João 17:3

Atividade de revisão 2: Conhecer as referências e frases-chave de escritura

Mostre o questionário a seguir ou dê cópias dele aos alunos.

Você pode escrever no quadro todas as 15 respostas corretas para as cinco perguntas a seguir em ordem aleatória. Peça aos alunos que recortem uma folha de papel em 15 pequenos pedaços e escrevam uma resposta correta em cada pedaço. Em seguida, dê aos alunos as cinco perguntas a seguir em uma folha de papel e peça-lhes que tentem colocar os 15 pedaços de papel nos espaços em branco corretos para completar cada frase.

Resposta: (1) vinde; cansados; aliviarei; (2) darei; chaves; reino; (3) nasceu; Salvador; Senhor; (4) espírito; carne; ossos; (5) eterna; conheçam; Deus

Preencha os espaços em branco com as palavras que faltam nas frases-chave de escritura.

  1. “__________ a mim, todos os que estais __________ e oprimidos, e eu vos __________” ( Mateus 11:28–30).

  2. Jesus disse: “Eu te __________ as __________ do __________” (Mateus 16:15–19).

  3. Pois hoje, na cidade de Davi, vos __________ o __________ , que é Cristo, o __________ ” ( Lucas 2:10–12).

  4. “Pois um ___________ não tem __________ nem __________ como vedes que eu tenho” ( Lucas 24:36–39).

  5. “A vida __________ é esta: que te __________, a ti só, por único __________ verdadeiro, e a Jesus Cristo” ( João 17:3).

Atividade de revisão 3: Aplique a doutrina

A atividade a seguir ajudará os alunos a demonstrar compreensão das passagens de domínio doutrinário, permitindo que expliquem como elas podem ser aplicadas em situações da vida real. Permita que os alunos usem as escrituras para ajudá-los a escolher uma ou mais passagens de domínio doutrinário que eles acham que poderiam ajudar a pessoa descrita na atividade. Peça-lhes que expliquem como a passagem que escolheram pode ajudar a pessoa. Vários versículos de domínio doutrinário podem ser aplicados a cada situação.

Esta atividade pode ser feita em grupos, individualmente, em classe, ou pode ser feita usando uma combinação dos três. Em vez de usar as seguintes situações sugeridas, você pode pedir aos alunos que usem as situações que compartilharam no início da aula.

  1. Alguém que está aprendendo sobre a Igreja quer saber se realmente precisa ser batizado se ele já aceitou Jesus Cristo como seu Salvador.

  2. Você tem uma amiga que está questionando se o Pai Celestial a ama.

  3. Sua irmã quer saber como ela pode se tornar uma melhor discípula de Jesus Cristo.

Atividade de revisão 4: Use os princípios para se adquirir conhecimento espiritual

Você pode usar a situação a seguir para ajudar os alunos a rever os princípios para se adquirir conhecimento espiritual. Pode ser eficaz para os alunos fazer esta atividade em duplas ou em pequenos grupos.

Seu amigo está tendo dificuldades para adquirir um testemunho pessoal de que a doutrina ensinada na Igreja vem de Deus.

Ensine a seu amigo os três princípios a seguir para se adquirir conhecimento espiritual e como ele poderia usá-los para acessar a ajuda do Pai Celestial para sua preocupação:

Agir com fé.

Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna.

Buscar mais entendimento por meio de fontes divinamente atribuídas.

  • Que passagens de domínio doutrinário desta metade do curso podem ajudar seu amigo? Como essas passagens poderiam ajudá-lo?

  • De que modo é útil usar os princípios de se adquirir conhecimento espiritual quando buscamos respostas para nossas dúvidas ou preocupações?

  • Como você já usou esses princípios para ajudar outras pessoas ou resolver suas próprias preocupações?

Peça aos alunos que reflitam sobre qual é a passagem de domínio doutrinário que mais os influenciou e os ajudou a aumentar a compreensão que eles têm do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Explique-lhes que eles terão a oportunidade de compartilhar sobre essa passagem e o que ela ensina sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo como parte da avaliação.

Você pode distribuir o seguinte material aos alunos para ajudá-los a se prepararem para a avaliação (“Domínio doutrinário: Avaliação 1”).

Imagem
New Testament Seminary Teacher Manual - 2023

Domínio doutrinário: Guia de estudo para a avaliação 1

Memorize a referência e a frase-chave das escrituras

Familiarize-se com as passagens e as frases-chave das escrituras de domínio doutrinário. Você pode baixar e usar o aplicativo para dispositivos móveis Domínio Doutrinário para auxiliá-lo na revisão.

Mateus 5:14–16 . “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens.”

Mateus 11:28–30 . “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Mateus 16:15–19 . Jesus disse: “Eu te darei as chaves do reino”.

Mateus 22:36–39 . “Amarás ao Senhor teu Deus. (…) Amarás o teu próximo.”

Lucas 2:10–12 . “Pois hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”

Lucas 22:19–20 . Jesus Cristo ordenou que partilhássemos do sacramento dizendo “fazei isto em memória de mim”.

Lucas 24:36–39 . “Pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.”

João 3:5 . “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

João 3:16 . “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito.”

João 7:17 . “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina.”

João 17:3 . “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo.”

Aplicar a doutrina às situações reais da vida

  • Use uma ou mais passagens de escritura de domínio doutrinário para responder a alguém que pergunta: “O que o Novo Testamento ensina sobre adquirir um testemunho pessoal de que a doutrina ensinada na Igreja vem de Deus?”

  • Se você ensinasse a uma pessoa a respeito do amor de Deus por ela, que passagens de domínio doutrinário do Novo Testamento você poderia usar? Como você poderia usar essas passagens para explicar o amor de Deus?

Esteja preparado para compartilhar qual das passagens de domínio doutrinário mais o influenciou. O que essa passagem ensina sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo?

Princípios para se adquirir conhecimento espiritual

Estude os parágrafos 5–12 da seção “Adquirir conhecimento espiritual” do Documento principal de domínio doutrinário, 2022.