Instituto
Lição 27: A revelação sobre o sacerdócio — Material do professor


“Lição 27: A revelação sobre o sacerdócio — Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 27: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 27: Material do professor

A revelação sobre o sacerdócio

Em 1º de junho de 1978, o presidente Spencer W. Kimball recebeu uma revelação do Senhor que retirava as restrições sobre ordenações ao sacerdócio e ordenanças do templo para os membros negros da Igreja descendentes de africanos. Esta lição vai ajudar os alunos a explicar as circunstâncias e as verdades relacionadas a essa revelação, a agir com fé ao se depararem com dúvidas ou situações difíceis e a entender melhor que Deus está liderando Sua Igreja por revelação a Seus profetas vivos.

Sugestões didáticas

Podemos pensar nas perguntas sobre o sacerdócio e nas restrições sobre o templo tendo uma perspectiva de fé.

MELHORAR O ENSINO E O APRENDIZADO

Existem histórias que podem fortalecer a fé. “As histórias devem ajudar a fortalecer a fé dos alunos no evangelho de Jesus Cristo. Elas podem servir para manter os alunos interessados e ajudá-los a entender o evangelho por meio das experiências de outras pessoas. As histórias podem ser particularmente úteis para ajudar os alunos a entender os princípios do evangelho já identificados no bloco de escrituras. Quando se utiliza uma história para ilustrar como um princípio foi visto no contexto das escrituras se aplica no mundo atual, isso ajuda os alunos a entender como esse princípio afeta sua vida e a ter o desejo de aplicá-lo” (Manual Ensinar e Aprender o Evangelho, 2012, 5.5).

Mostre a ilustração do irmão George Rickford que acompanha esta lição.

Imagem
Irmão George Rickford

Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte relato de um homem chamado George Rickford:

Em 1969, o jovem George Rickford, que morava em Leicester, Inglaterra, conheceu os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. No começo, George não demonstrou estar muito aberto à mensagem deles, mas, no final, acabou ouvindo suas lições. Depois de três meses de muita pesquisa, George acordou um dia de manhã com a convicção de que a Igreja era verdadeira.

George estava ansioso para contar aos élderes sobre seu testemunho, mas, antes de fazê-lo, eles o informaram de que não poderia receber o sacerdócio caso se filiasse à Igreja por causa da mistura de sua raça, que incluía antepassados negros descendentes de africanos.

George ficou arrasado com a notícia. Ao recordar esse momento, ele disse: “Tive uma reação muito hostil. Fiquei muito agressivo e, depois de uma discussão acalorada, coloquei os missionários para fora da minha casa. (…) Dei a eles uma bela reprimenda sobre discriminação e racismo, usando todo o meu vocabulário sobre o assunto”.

Assim que os missionários foram embora, George chorou. (Ver Elizabeth Maki, “I Will Take It In Faith”, history.ChurchofJesusChrist.org.)

Peça aos alunos que consultem a seção 1 do material de preparação. Faça-lhes a seguinte pergunta, dando-lhes algum tempo para que pensem em como responderiam:

  • Se alguém lhe perguntasse por que existiram restrições em relação ao sacerdócio e ao templo, quais os pontos mais importantes que você abordaria? (Você poderia escrever as respostas dos alunos no quadro.)

Peça aos alunos que reflitam sobre as perguntas que talvez tenham a respeito das restrições ao sacerdócio e ao templo. Incentive-os a manter em mente essas perguntas durante a aula e a prestar atenção aos debates e à inspiração do Espírito Santo que possam ajudá-los a solucionar essas dúvidas.

Mostre-lhes a seguinte declaração e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Nos dias atuais, a Igreja rejeita as teorias do passado de que a pele escura seja um sinal de desagrado divino ou de maldição, ou que ela reflita as ações de uma vida pré-mortal; que casamentos inter-raciais sejam um pecado; ou que os negros ou as pessoas de qualquer outra raça ou origem étnica sejam, de alguma maneira, inferiores a qualquer outra pessoa. Os líderes da Igreja hoje condenam inequivocamente todo racismo, passado ou presente, em todas as suas formas. (“As etnias e o sacerdócio”, Tópicos do Evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org)

  • Por que é importante evitar especulações a respeito das razões que foram dadas anteriormente sobre o motivo de terem existido restrições ao sacerdócio e ao templo?

Peça aos alunos que digam o que sabem sobre as circunstâncias que levaram à revelação dada pelo Senhor que retirou as restrições sobre o sacerdócio e o templo.

Explique aos alunos que a Declaração Oficial 2 em Doutrina e Convênios contém o anúncio oficial da revelação recebida pelo presidente Spencer W. Kimball, aceita e aprovada por seus conselheiros na Primeira Presidência e pelos membros do Quórum dos Doze Apóstolos em junho de 1978.

Peça à classe que leia em silêncio os dois primeiros parágrafos da Declaração Oficial 2 depois das palavras “Caros irmãos”. Peça-lhes que procurem o que os líderes da Igreja disseram que testemunharam e digam o que encontraram.

Em seguida, peça-lhes que contem a história do irmão Billy Johnson e sua congregação em Gana na seção 2 do material de preparação.

  • Como essas pessoas exemplificam “a fidelidade daqueles que haviam sido impedidos de [receber o sacerdócio]”?

Peça a um aluno que leia mais um pouco sobre a história de George Rickford e, ao restante da classe, que preste atenção em como George decidiu agir com fé depois que soube sobre a restrição ao sacerdócio.

Um dia, George estava falando com um grande amigo sobre as experiências que teve com os missionários e começou a ensinar ao amigo sobre o profeta Joseph Smith. Ele disse: “Quando contei aquela história, fiquei entusiasmado, como se alguma coisa tivesse tomado conta de mim, e fiquei radiante.

A experiência confirmou o testemunho de George, mas ele continuava preocupado com a restrição ao sacerdócio. Ao orar para obter mais compreensão, ele recebeu a seguinte mensagem: “Você não tem que entender tudo sobre o evangelho para assumir esse compromisso. Por que você não mostra sua fé, aceitando o que ouviu e entrega o resto em Minhas mãos?”

Consolado pela mensagem, George respondeu em espírito de oração: “Sim, Senhor, farei isso. Vou aceitar com fé. A propósito, obrigado, obrigado”. Dois meses depois, George foi batizado e se tornou um membro fiel da Igreja.

George escreveu em 1975 (três anos antes da revelação sobre o sacerdócio) que ele aceitou a restrição “com fé, sem nenhuma reserva” e expressou sua crença de que, quaisquer que fossem as condições naquela época, Deus era justo. “Sou tão grato pelo sacerdócio do Senhor estar novamente sobre a Terra com todas as bênçãos, autoridade e responsabilidade que o acompanham. Para mim, não importa tanto quem tem ou quem não tem o sacerdócio, mas como ele é utilizado.” (Em Maki, “I Will Take It In Faith”, history.ChurchofJesusChrist.org.)

  • O que podemos aprender com o exemplo de George Rickford que poderia nos ajudar quando tivermos dúvidas não respondidas sobre o evangelho? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Quando tivermos dúvidas que não foram solucionadas, podemos seguir em frente com fé, confiando na luz e no conhecimento que Deus já nos deu.)

  • Como esse princípio pode ajudar alguém que talvez esteja tendo dificuldades com sua fé devido a perguntas sobre o evangelho que não foram respondidas?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração do élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos.

Imagem
Élder Neil L. Andersen

A fé nunca exige uma resposta para cada pergunta, mas busca a certeza e a coragem para prosseguir, às vezes reconhecendo: “Não sei tudo, mas sei o suficiente para continuar no caminho do discipulado”. (Neil L. Andersen, “A fé não é obra do acaso, é uma escolha”, A Liahona, novembro de 2015, p. 66)

  • Como a luz e o conhecimento que vocês receberam de Deus os ajudaram a seguir em frente com fé quando se depararam com perguntas não respondidas ou situações duvidosas?

  • Como poderíamos ajudar uma pessoa que está tendo dificuldades para lidar com dúvidas não respondidas a seguir em frente com fé?

Dê tempo para que os alunos ponderem sobre como podem aplicar o princípio de agir com fé em sua própria vida ou usá-lo para ajudar alguém que conhecem. Sugira aos alunos que anotem suas ideias em seu diário.

O sacerdócio e as bênçãos do templo se estendem a todos os membros dignos da Igreja hoje.

Peça a um aluno que leia em voz alta o terceiro e quarto parágrafos depois de “Caros irmãos” na Declaração Oficial 2, começando com “Ele ouviu nossas orações”.

  • O que podemos aprender com esses parágrafos sobre como o Senhor dirige Sua Igreja? (Depois que os alunos responderem, escreva a seguinte verdade no quadro: O Senhor dirige Sua Igreja por meio de revelação a Seus profetas.)

  • Quando em sua vida vocês já viram o Senhor dirigir Sua Igreja por revelação a Seus profetas?

Explique-lhes que, no dia seguinte ao qual a revelação sobre o sacerdócio foi recebida, George Rickford foi ordenado sacerdote no Sacerdócio Aarônico e recebeu o Sacerdócio de Melquisedeque logo depois. Em outubro de 1978, George e sua mulher, June, foram selados com seus quatro filhos como família eterna no Templo de Londres Inglaterra (ver Maki, “I Will Take It in Faith”, history.ChurchofJesusChrist.org).

  • Que impacto essa revelação teve na Igreja, nos membros e nas pessoas do mundo inteiro?

Mostre-lhes a seguinte declaração e peça a um aluno que a leia em voz alta:

O evangelho de Jesus Cristo é para todos. O Livro de Mórmon ensina que “negro e branco, escravo e livre, homem e mulher; (…) todos são iguais perante Deus” (2 Néfi 26:33). Esse é o ensinamento oficial da Igreja. (“Race and the Church: All Are Alike Unto God”, 29 de fevereiro de 2012, newsroom.ChurchofJesusChrist.org)

Para encerrar, peça aos alunos que pensem (ou façam alguma coisa) com base no que aprenderam hoje, como responderiam se lhes perguntassem por que a Igreja não ordenou homens negros descendentes de africanos ao sacerdócio por algum tempo. Afirme que é adequado explicar às pessoas que não sabemos por que começou a haver restrição ao sacerdócio e ao templo. No entanto, podemos falar e testificar das verdades que sabemos, inclusive daquelas que foram debatidas hoje.

Para a próxima aula

Explique aos alunos que, em preparação para a próxima aula, eles vão estudar o que os profetas antigos e atuais ensinaram sobre o destino de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Incentive-os a virem preparados para debater maneiras como podem ajudar no trabalho de salvação estabelecido pelo Senhor nos últimos dias.