Instituto
Lição 14: O Senhor revela outras escrituras — Material do professor


“Lição 14: O Senhor revela outras escrituras”, Alicerces da Restauração — Material do Professor, 2019

“Lição 14: Material do professor”, Alicerces da Restauração — Material do Professor

Lição 14: Material do professor

O Senhor revela outras escrituras

Como em dispensações anteriores, o Senhor continua a revelar outras escrituras por meio de Seus profetas vivos. Esta lição dá aos alunos a oportunidade de falarem sobre como as escrituras modernas restauram e ajudam a esclarecer as verdades do evangelho. Os alunos vão também estar mais bem preparados para responder perguntas relativas ao livro de Abraão.

Sugestões didáticas

O Senhor revelou outras escrituras por intermédio do profeta Joseph Smith.

Imagem
A Bíblia

Peça aos alunos que imaginem que um amigo lhes pergunte sinceramente: “Por que sua igreja tem outras escrituras além da Bíblia? Eu achava que a Bíblia tinha toda a palavra de Deus”. Peça aos alunos que levantem a mão caso alguém já lhes tenha feito uma pergunta assim. Convide alguns alunos para explicar como responderam (ou responderiam) a esse amigo.

Explique-lhes que o Livro de Mórmon contém um registro escrito por Néfi de uma visão na qual ele viu que as palavras da Bíblia seriam conhecidas no mundo todo. Ele também viu que muitas partes “claras” e “preciosas” (1 Néfi 13:26) do evangelho do Salvador foram retiradas da Bíblia (ver 1 Néfi 13:24–26).

Leia 1 Néfi 13:38–41 com a classe e identifique quais registros Néfi viu que estariam disponíveis para as pessoas nos últimos dias. Você poderia fazer uma pausa após cada versículo e deixar que os alunos expliquem a quais registros Néfi estava se referindo. Por exemplo, os “outros livros” mencionados no versículo 39 incluem o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, Pérola de Grande Valor e a Tradução de Joseph Smith da Bíblia.

  • De acordo com os versículos 40 e 41, quais são os propósitos dessas outras escrituras reveladas por intermédio de Joseph Smith? (Usando as respostas dos alunos, identifique uma verdade como a seguinte: Por intermédio de Joseph Smith, o Senhor revelou outras escrituras que confirmam as verdades da Bíblia, restauram verdades claras e preciosas e ajudam a trazer as pessoas a Jesus Cristo.)

Para aprofundar a compreensão que os alunos têm dessa verdade, talvez você possa usar algumas sugestões didáticas a seguir para facilitar os comentários e debates dos alunos.

Doutrina e Convênios

Diga aos alunos que, em uma reunião feita em 1831, Joseph Smith e vários élderes decidiram publicar as revelações recebidas até então. Durante a reunião, o Senhor revelou Seu próprio prefácio do Livro de Mandamentos (hoje chamado de Doutrina e Convênios) por intermédio de Joseph Smith. Esse prefácio se encontra em Doutrina e Convênios 1.

Dê um minuto para que os alunos examinem Doutrina e Convênios 1:17, 21–23, 37 do material de preparação. Peça-lhes que identifiquem o que o Senhor ensinou sobre as revelações (mencionadas no texto como “mandamentos”). Peça aos alunos que compartilhem o que encontraram.

Na seção 2 do material de preparação, os alunos devem localizar passagens de escrituras em Doutrina e Convênios que fortaleceram sua fé em Jesus Cristo. Dê-lhes tempo suficiente para conversarem sobre essas passagens com os colegas. Eles podem fazer isso em pequenos grupos ou numa conversa aberta com toda a classe. Poderiam também conversar sobre a resposta que deram para a seguinte pergunta:

  • De que maneira essas passagens confirmam a verdade da Bíblia, restauram verdades claras e preciosas ou aproximam mais as pessoas de Cristo?

A Tradução de Joseph Smith da Bíblia e a Pérola de Grande Valor

Peça a um aluno que leia em voz alta a declaração de Joseph Smith sobre a Bíblia na seção 3 do material de preparação. Explique à classe que, por intermédio da tradução de Joseph Smith da Bíblia, o Senhor restaurou muitas verdades claras e preciosas que tinham sido perdidas.

Como parte de sua preparação, os alunos estudaram explicações sobre o que são a Tradução de Joseph Smith e a Pérola de Grande Valor. Peça a alguns alunos que façam um resumo do que aprenderam com cada livro.

Se necessário, lembre aos alunos que partes da Tradução de Joseph Smith foram incluídas na Pérola de Grande Valor como os livros de Moisés e Joseph Smith—Mateus. Outras revisões inspiradas se encontram nas notas de rodapé e no apêndice de algumas edições da Bíblia, no Guia para Estudo das Escrituras e em scriptures.ChurchofJesusChrist.org. Você poderia pedir aos alunos que consultassem quaisquer recursos que tiverem disponíveis para ter certeza de que sabem como acessar essas escrituras.

Mostre a lista de passagens de escrituras dos livros de Moisés e Abraão e a Tradução de Joseph Smith na seção 3 do material de preparação. Peça aos alunos que examinem rapidamente as passagens que escolheram em sua própria lista.

Depois de lhes dar alguns minutos, peça-lhes que digam a um colega que verdades claras e preciosas essas escrituras ensinam e como elas lhe dão mais conhecimento de Jesus Cristo e Seu evangelho. Você também poderia prestar testemunho para a classe sobre uma escritura moderna e o impacto que ela teve em sua vida.

Quando tivermos perguntas sobre a tradução do livro de Abraão, devemos exercer fé para tentar obter respostas.

MELHORAR O ENSINO E O APRENDIZADO

Fortalecer a fé ao ensinar sobre a história da Igreja. Ao ensinar a história da Igreja, faça isso de maneira que fortaleça a fé dos alunos de que Jesus Cristo restaurou Sua Igreja na Terra nos últimos dias. Ajude-os a ver como Joseph Smith cumpriu fielmente sua missão como o profeta da Restauração. Use fontes divinamente atribuídas (como as escrituras e as palavras dos profetas), os materiais deste curso e outros recursos confiáveis para ajudar os alunos a verem o desenrolar da Restauração de perspectivas fundamentadas na fé.

Mostre aos alunos a ilustração a seguir e explique a eles que se trata de um fragmento de papiros egípcios que Joseph Smith uma vez teve.

Imagem
Papiros egípcios

Peça aos alunos que digam o que sabem sobre a aquisição dos papiros e sua história (ver as seções 3 e 4 do material de preparação).

  • Que perguntas surgiram a respeito do estudo dos fragmentos de papiros existentes? (Incentive os alunos a recorrerem ao que aprenderam na seção 4 do material de preparação.)

  • O que vocês diriam a alguém que tenha dúvidas, de maneira geral, sobre a tradução do livro de Abraão?

À medida que os alunos responderem a essa pergunta, utilize uma ou mais das perguntas a seguir para dar continuidade ao debate. Como parte do debate, dê oportunidade aos alunos de pensar no que leram no material de preparação e fazer quaisquer perguntas que tenham a respeito do livro de Abraão.

  • O que vocês fazem quando não conseguem encontrar respostas específicas para perguntas do evangelho, como essas sobre o livro de Abraão?

  • Quais são as evidências descobertas desde a publicação do livro de Abraão que confirmam sua autenticidade? (Ver “O livro de Abraão e o mundo antigo” na seção 4 do material de preparação.)

  • O que vocês diriam a uma pessoa que quisesse saber qual a maneira mais confiável de determinar a veracidade do livro de Abraão? Por quê?

Encerre a aula dando aos alunos a oportunidade de mostrarem suas passagens de escritura favoritas do livro de Abraão e de testificarem desse livro e de outras escrituras da Restauração.

Para a próxima aula

Peça aos alunos que pensem na opinião que eles têm de si mesmos. Peça-lhes também que pensem na influência que podem exercer nesta vida e na eternidade. Incentive os alunos a virem preparados para debaterem na próxima aula a respeito das verdades restauradas sobre o plano de Deus para eles e seu futuro.