Vem, e Segue-Me
16 a 22 de dezembro. Natal: “Novas de grande alegria”


“16 a 22 de dezembro. Natal: ‘Novas de grande alegria’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Novo Testamento 2019

“16 a 22 de dezembro. Natal”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: 2019

Imagem
o menino Jesus na manjedoura

Safe in a Stable [Seguro em um Estábulo], de Dan Burr

16 a 22 de dezembro

Natal

“Novas de grande alegria”

Os debates sobre o evangelho são espiritualmente muito benéficos se estiverem centralizados em Jesus Cristo. Ao estudar o nascimento e a missão de Jesus Cristo esta semana, procure receber inspiração do Espírito Santo para saber como concentrar os debates da classe no Salvador.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Convide os membros da classe a relatar o que estão fazendo, ou o que já fizeram, individualmente ou em família, para comemorar o nascimento do Salvador de maneira a se sentirem mais próximos Dele.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Mateus 1:18–25; Lucas 1:26–38; 2:1–20

Jesus Cristo condescendeu em nascer na Terra.

  • Condescender significa abdicar voluntariamente de uma posição de autoridade ou dignidade (ver 1 Néfi 11:14–26). O Natal é uma boa época para ponderar e comemorar a condescendência de Cristo, ou seja, Sua boa vontade em deixar “a corte de Seu Pai no céu para viver com os homens e por eles morrer” (“Again We Meet around the Board” [Mais uma vez nos encontramos em torno do conselho], Hymns, nº 186). Para motivar um debate sobre esse assunto, você poderia perguntar aos membros da classe o que eles aprenderam em seu estudo pessoal e familiar esta semana sobre quem Jesus Cristo foi antes de nascer (ver João 17:5, Mosias 7:27, D&C 76:12–14, 20–24 e Moisés 4:2). Depois, mostre a gravura do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar enquanto os alunos leem sobre o nascimento do Salvador (ver Mateus 1:18–25; Lucas 1:26–38; 2:1–20). O que eles pensam ou sentem ao comparar a glória pré-mortal do Salvador com Seu humilde nascimento?

  • A pergunta que o anjo fez a Néfi em 1 Néfi 11:16 poderia ser uma boa maneira de iniciar um debate embora você possa parafraseá-la usando suas próprias palavras. Você poderia escrever no quadro “O que é a condescendência de Deus?” e pedir aos alunos que ponderem essa pergunta ao lerem 1 Néfi 11:17–33. Peça-lhes que digam o que pensam sobre o Salvador ao lerem esses versículos. Que gravuras você poderia usar para retratar as cenas da vida do Salvador descritas por Néfi? Os alunos também poderiam refletir sobre a condescendência de Deus ao assistir a um vídeo sobre o Seu nascimento, como “Uma Dádiva para o Mundo”, “A Natividade” ou “Ele É o Presente” (todos podem ser encontrados no site LDS.org).

  • A música é uma excelente forma de convidar o Espírito do Senhor a estar presente na sala de aula. Pense na possibilidade de tocar hinos de Natal cantados pelo Coro do Tabernáculo (ver mormontabernaclechoir.org), convidar alguém para apresentar um número musical natalino ou ler ou cantar alguns hinos com a classe (ver Hinos, nº 121 a nº 133). Os alunos poderiam procurar frases nesses hinos e nas escrituras mencionadas neles que aumentem sua gratidão pelo Salvador e por Sua boa vontade em vir à Terra.

Lucas 4:16–21; João 3:16

Jesus Cristo cumpriu Sua missão, o que tornou possível que herdássemos a vida eterna.

  • Para ajudar os membros da classe a debater as razões para o nascimento de Jesus Cristo, peça-lhes que procurem escrituras que resumam Sua missão (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Os alunos poderiam fazer isso em duplas ou em pequenos grupos. O que eles aprenderam sobre a missão de Cristo nos versículos que encontraram? O que eles aprenderam sobre a missão de Jesus pelos títulos dados a Ele nas escrituras? (Ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jesus Cristo”.)

  • Os membros da classe poderiam aprender sobre a missão do Salvador lendo “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos” (A Liahona, maio de 2017, primeira contracapa) e citar declarações que expliquem por que Ele veio à Terra. Outra sugestão seria ler a mensagem do presidente Gordon B. Hinckley em “Recursos adicionais” e debater o que aprenderam sobre o Salvador. Como podemos arranjar tempo nesta época de Natal para fazer uma “meditação silenciosa” sobre o Salvador e Sua missão?

  • Dê aos alunos tempo para refletirem sobre seu próprio testemunho de Jesus Cristo e Sua missão. Talvez eles possam relatar uma experiência pessoal ou uma história da vida do Salvador que tenha aumentado sua fé e seu amor por Ele. De que modo o estudo do Novo Testamento este ano contribuiu para que a época do Natal fosse mais significativa para eles? Para rever alguns dos relatos do Novo Testamento estudados pelos alunos este ano, mostre os vídeos “Porque Deus Amou o Mundo de Tal Maneira” ou “Eu para Isso Nasci” (LDS.org).

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Diga aos membros da classe que o estudo de Apocalipse 12–22 esta semana vai aprofundar sua admiração pelo papel do Salvador no plano de salvação e tornar mais significativa a celebração do Natal.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Natal

A verdadeira essência do Natal.

O presidente Gordon B. Hinckley ensinou:

“Por final, (…) nada será tão maravilhoso, tão majestoso, tão imenso quanto o ato de graça em que o Filho do Todo-Poderoso, (…) que condescendeu em vir à Terra como um bebê nascido em Belém, deu a Sua vida de modo humilhante e doloroso para que todos os filhos e filhas de Deus de todas as gerações dos tempos, todos aqueles que precisam passar pela morte, possam voltar à vida e viver eternamente. Ele fez por nós o que nenhum de nós poderia ter feito por si mesmo. (…)

Essa é a maravilhosa e verdadeira história do Natal. O nascimento de Jesus em Belém da Judeia é o prefácio. O ministério de três anos do Mestre é o prólogo. A magnífica essência da história é Seu sacrifício, o ato completamente altruísta de morrer na dolorosa cruz do Calvário para expiar os pecados de todos nós.

Imagem
O sofrimento de Jesus no Jardim do Getsêmani

Gethsemane [Getsêmani], de J. Kirk Richards

O epílogo é o milagre da Ressurreição, dando-nos a certeza de que, ‘assim como todos morrem em Adão, assim também em Cristo todos serão vivificados’ (1 Coríntios 15:22).

Não haveria Natal se não tivesse havido a Páscoa. O bebê Jesus de Belém seria apenas outro bebê se não houvesse o Cristo Redentor do Getsêmani e do Calvário, e a triunfante Ressurreição.

Creio no Senhor Jesus Cristo, o filho do Deus Eterno e Vivo. Ninguém tão grandioso jamais habitou nesta Terra. Ninguém fez um sacrifício que se compare ao Dele ou nos concedeu uma bênção que se iguale à que Ele nos proporcionou. Ele é o Salvador e Redentor do mundo. Creio Nele. Declaro Sua divindade com toda a certeza e convicção. Eu O amo. Pronuncio Seu nome com reverência e assombro. (…)

Que este seja um feliz Natal para todos vocês. Acima de tudo, desejo a cada um de vocês um momento, talvez apenas uma hora, de meditação silenciosa e reflexão tranquila sobre o assombro e a majestade Daquele que é o Filho de Deus. Sentimos muita felicidade nesta época porque Ele veio ao mundo. A paz que Dele provém, Seu infinito amor que todos podemos sentir, e o imenso sentimento de gratidão por tudo o que Ele voluntariamente nos concedeu, pagando pessoalmente um enorme preço por isso, são a verdadeira essência do Natal” (“A maravilhosa e verdadeira história do Natal”, A Liahona, dezembro de 2000, pp. 4, 6).

Aperfeiçoar o ensino

Reserve um tempo para que os alunos compartilhem o que aprenderam. “Quando os alunos compartilham o que estão aprendendo, eles não apenas sentem o Espírito e fortalecem seu próprio testemunho, mas também incentivam outros alunos a descobrir verdades por eles mesmos. (…) Reserve um tempo em cada aula para que os alunos compartilhem — em alguns casos você pode vir a descobrir que essas discussões são a aula” (Ensinar à Maneira do Salvadorp. 30).