Doutrina e Convênios 2021
8 a 14 de novembro. Doutrina e Convênios 129–132: “Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência”


“8 a 14 de novembro. Doutrina e Convênios 129–132: ‘Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Doutrina e Convênios 2021

“8 a 14 de novembro. Doutrina e Convênios 129–132”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2021

Imagem
Joseph Smith ensinando em Nauvoo

Joseph Smith in Nauvoo, 1840, de Theodore Gorka

8 a 14 de novembro

Doutrina e Convênios 129–132

“Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência”

Ainda que seja importante ter um plano de aula, é também importante ser receptivo ao Espírito e às necessidades dos alunos. Pergunte a eles quais princípios das seções 129–132 foram significativos para eles.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Os alunos podem ter aprendido algumas coisas ao estudarem as seções 129–132 que se relacionam a vários tópicos do evangelho. Para lhes dar uma chance de contar o que aprenderam, você poderia escrever alguns tópicos no quadro como anjos, exaltação, obediência, natureza de Deus e casamento eterno (e também escrever outros para outros assuntos). Dê alguns minutos aos alunos para que encontrem um versículo nessas seções que se relacione com um dos tópicos e escreva a referência no quadro. Depois, vocês poderiam ler os versículos em classe e conversar sobre o que cada um ensina sobre aquele tópico.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Doutrina e Convênios 130:2, 18–23; 131:1–4; 132:20–25

Esta vida tem como objetivo nos preparar para a exaltação.

  • Há muitas coisas que não sabemos sobre a exaltação ou a vida no reino celestial — muita coisa pode estar acima de nossa compreensão atual. Mas Deus revelou algumas pistas preciosas e muitas delas estão em Doutrina e Convênios 130–132. Os alunos poderiam estudar uma ou mais das referências listadas acima e falar sobre o que entendem a respeito da exaltação ou do reino celestial. Como ter essas informações sobre a vida eterna abençoa nossa vida atualmente?

Doutrina e Convênios 130:20–21; 132:5

Recebemos bênçãos quando obedecemos a Deus.

  • Doutrina e Convênios 130:20–21 e 132:5 ensinam o mesmo princípio. Incentive os alunos a ler as duas passagens e a explicar, com suas próprias palavras, o que significa esse princípio. Como esse princípio é demonstrado em nossa vida? Como podemos ter esperança e confiança em Cristo quando somos obedientes, mas não recebemos de imediato as bênçãos que esperamos? Para saber mais sobre esse assunto, vocês poderiam ler juntos partes da mensagem do élder Dale G. Renlund “Abundância de bênçãos” (Liahona, maio de 2019, p. 70).

Doutrina e Convênios 131:1–4; 132:3–25

O Pai Celestial tornou possível que as famílias sejam eternas.

  • O que podemos dizer a um amigo que perguntar: “Por que o casamento e a família são tão importantes em sua Igreja”? Os alunos podem pensar em como responderiam a essa pergunta enquanto leem Doutrina e Convênios 131:1–4; 132:3–25; ou as palavras do élder Dieter F. Uchtdorf nos “Recursos adicionais”. Como essas verdades afetam a maneira que vivemos?

    Imagem
    um casal no Templo de Acra Gana

    O relacionamento familiar pode ser eterno por meio das ordenanças do templo.

Doutrina e Convênios 132:1–2, 29–40

O casamento plural é aceitável para o Senhor somente quando Ele o ordena.

  • Se os alunos tiverem perguntas sobre o casamento plural, ajude-os a compreender que Joseph Smith e outros membros pioneiros tinham dúvidas também. Incentive-os a encontrar a pergunta que Joseph fez ao Senhor em Doutrina e Convênios 132:1 e a resposta que recebeu nos versículos 29–40 (ver também Jacó 2:27, 30). Para ajudar os alunos a saber mais sobre como encontrar respostas para suas perguntas a respeito do evangelho, pode ser útil reverem juntos “Responder a perguntas sobre o evangelho” em topics.ChurchofJesusChrist.org. Talvez os alunos possam contar como buscaram respostas para suas dúvidas sobre o evangelho e como permaneceram fiéis mesmo quando algumas delas continuaram sem resposta.

Imagem
ícone de recursos adicionais

Recursos adicionais

A família é “a ordem do céu”.

O presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou:

“Sinto-me grato por pertencer a uma Igreja que valoriza o casamento e a família. Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são conhecidos no mundo inteiro por terem alguns dos melhores casamentos e famílias que se podem encontrar. Creio que isso, em parte, se deve à preciosa verdade restaurada por Joseph Smith de que o casamento e a família são feitos para ser eternos. As famílias não foram constituídas apenas para facilitar as coisas na Terra e para serem descartadas quando formos para o céu. Em vez disso, são a ordem do céu. São o eco de um padrão celestial, e o exemplo da família eterna de Deus.

Mas um casamento e um relacionamento familiar fortes não acontecem simplesmente por sermos membros da Igreja. Isso exige esforço e trabalho constante e intencional. A doutrina das famílias eternas deve nos inspirar a dedicar-nos ao máximo para salvar e enriquecer nosso casamento e nossa família” (“Em louvor dos que salvam”, A Liahona, maio de 2016, pp. 77–78).

Aperfeiçoar o ensino

Crie um ambiente seguro. “Incentive [os alunos] a ajudá-lo a estabelecer um ambiente franco, amoroso e respeitoso para que todos se sintam seguros em compartilhar suas experiências, perguntas e testemunho” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 15).