Vem, e Segue-Me
7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9: “Possa Cristo animar-te”


“7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9: ‘Possa Cristo animar-te’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Livro de Mórmon 2020

“7 a 13 de dezembro. Morôni 7–9”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: 2020

Imagem
Morôni escrevendo nas placas de ouro

Minerva Teichert (1888–1976), Moroni: The Last Nephite [Morôni: O Último Nefita], 1949–1951, óleo sobre madeira, 89 x 120 cm. Museu de Arte da Universidade Brigham Young, 1969

7 a 13 de dezembro

Morôni 7–9

“Possa Cristo animar-te”

Seu propósito é ajudar pessoas a se achegarem a Deus, não apenas dar uma aula. Prepare-se para a Escola Dominical lendo Morôni 7–9 com os alunos em mente e identifique princípios que os ajudarão.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Peça aos alunos que examinem Morôni, capítulo 7, 8 ou 9 e encontrem uma verdade que é significativa para eles. Os alunos podem comentar sobre a verdade que encontraram e como ela os têm abençoado.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Morôni 7:3–19

“Aquilo que é de Deus convida e impele a fazer o bem continuamente.”

  • Para que nos tornemos discípulos de Jesus Cristo, precisamos ser capazes de julgar entre o bem e o mal. Debater as verdades em Morôni 7:3–19 pode ajudar os alunos a evitar que julguem “erradamente” (Morôni 7:18). Para se preparar para o debate, metade da classe poderia examinar esses versículos procurando os conselhos de Mórmon sobre como identificar o que vem de Deus, e a outra metade, pode identificar o que vem do diabo. Depois, eles podem debater o que aprenderam e comentar exemplos de coisas que os convidam “a fazer o bem e a amar a Deus e a servi-lo” (Morôni 7:13). Como aplicamos o conselho de Mórmon em nossas decisões diárias? Como podemos fazer escolhas certas e ainda demonstrar amor pelas pessoas ao nosso redor que não vivem o evangelho?

  • Muitas pessoas se perguntam: “Como eu sei se uma inspiração vem de Deus ou se são meus próprios pensamentos?” Escreva essa pergunta no quadro e peça aos alunos que encontrem princípios em Morôni 7:13–16 que ajudariam a respondê-la. Como esses versículos nos ajudam a reconhecer a inspiração divina? Pode ser útil explicar que “o Espírito de Cristo”, também conhecido como a luz de Cristo, às vezes, é citado como nossa própria consciência. A declaração do presidente Gordon B. Hinckley em “Recursos adicionais” e o vídeo “Padrões de Luz: Discernir a Luz” (no site ChurchofJesusChrist.org) também podem ser úteis.

Morôni 7:21–48

Os seguidores de Jesus Cristo buscam fé, esperança e caridade.

  • Para ajudar os alunos a entender a ligação entre fé, esperança e caridade, mostre um banco com três pernas (ou a gravura de um) e peça-lhes que ponderem sobre como a fé, a esperança e a caridade são como essas três pernas (ver a declaração do presidente Dieter F. Uchtdorf em “Recursos adicionais”). Peça-lhes que escolham um desses três atributos e identifiquem o que Mórmon ensina sobre ele em Morôni 7:21–48. Debata questões como as seguintes: Por que precisamos ter fé e esperança para receber o dom da caridade? Como cada um desses atributos nos conecta a Jesus Cristo? Por que esses atributos são essenciais para um discípulo de Jesus Cristo? O que aconteceria conosco se perdêssemos a fé? Ou a esperança? Ou a caridade? Dê alguns minutos para que os alunos registrem suas impressões.

Morôni 8:4–21

Entender corretamente a doutrina nos ajuda a fazer escolhas corretas.

  • Talvez sua classe não precise debater por que é errado batizar criancinhas, mas as palavras de Mórmon sobre esse tópico podem ajudá-los a ver os perigos das falsas doutrinas em geral. Para demonstrar como o Livro de Mórmon “[confunde] falsas doutrinas” (2 Néfi 3:12), peça aos alunos que leiam Morôni 8:4–21 em grupos ou individualmente. Metade deles podem identificar a doutrina que Mórmon sentiu que o povo não entendia, inclusive a Expiação de Jesus Cristo (ver o versículo 20) e a prestação de contas (ver o versículo 10). A outra metade pode identificar as consequências dos erros do povo. Peça a cada grupo que compartilhe com a classe o que encontraram. O que esses versículos nos ensinam sobre a importância de aprender e viver a doutrina correta? Onde encontramos explicações corretas sobre a doutrina de Cristo? Como podemos ter certeza de que nossa compreensão da doutrina está correta?

  • Sua classe pode se beneficiar do exemplo de Mórmon de ajudar alguém a fazer escolhas melhores ensinando-lhe a doutrina correta. Faça isso pedindo aos alunos que pensem em alguém das escrituras que fez uma escolha errada. Que verdade doutrinária ajudaria essa pessoa a não fazer essa escolha errada novamente? Dê aos alunos alguns minutos para encontrar escrituras ou declarações de uma conferência geral recente que ajudaria a pessoa a entender a doutrina verdadeira. Depois, peça aos alunos que compartilhem o que aprenderam.

Morôni 9:25–26

Podemos ter esperança em Cristo, seja qual for nossa situação.

  • A última mensagem de Mórmon a seu filho em Morôni 9:25–26 pode ajudar os alunos a encontrar esperança em Cristo mesmo diante de situações desesperadoras semelhantes. Comece pedindo aos alunos que comentem os motivos que Morôni tinha para se sentir sem esperança. Depois, eles podem ler esses versículos e relacionar no quadro as verdades em que Mórmon incentivou Morôni a se concentrar. Como essas mesmas verdades podem “[animar-nos]” atualmente? Os alunos também podem contar exemplos da “misericórdia e longanimidade” de Deus que eles testemunharam. Ou conversar sobre ideias para ajudar uns aos outros a manter o Salvador e Seu evangelho “em [nossa] mente para sempre” (versículo 25).

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para incentivar os alunos a ler Morôni 10, sugira que é um bom momento para refletir sobre como eles têm sentido o testemunho da veracidade do Livro de Mórmon renovado durante o estudo realizado este ano.

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Isso vem do Espírito?

Para responder à pergunta: “Como reconhecemos os sussurros do Espírito?” O presidente Gordon B. Hinckley citou Morôni 7:13 e disse: “Não acho que seja muito difícil, na verdade. (…) Este é essencialmente o teste: Isso persuade a pessoa a fazer o bem, a se elevar, a se erguer bem alto, a fazer a coisa certa, a ser gentil e a ser generosa? Então, isso vem do Espírito de Deus” (Teachings of Gordon B. Hinckley, 1997, pp. 260–261).

Fé, esperança e caridade.

O presidente Dieter F. Uchtdorf comparou a fé, a esperança e a caridade a um banco com três pernas, explicando que essas três virtudes “estabilizam nossa vida, qualquer que seja a aspereza ou a irregularidade das superfícies que encontrarmos na ocasião. (…)

Fé, esperança e caridade se completam mutuamente e, quando uma cresce, as outras também se desenvolvem. A esperança vem da fé, pois, sem fé não existe esperança. Semelhantemente, a fé vem da esperança, pois a fé é ‘o firme fundamento das coisas que se esperam’.

A esperança é essencial tanto para a fé quanto para a caridade. Quando a desobediência, a frustração e a procrastinação corroem a fé, a esperança lá está para reerguê-la. Quando a frustração e a impaciência ameaçam a caridade, a esperança toma nossa resolução e insta conosco para cuidarmos do próximo mesmo sem esperar recompensa. Quanto mais brilhante a nossa esperança, maior a nossa fé. Quanto mais forte a nossa esperança, mais pura a nossa caridade” (“O poder infinito da esperança”, A Liahona, novembro de 2008, pp. 21, 23).

“O puro amor de Cristo.”

O élder Jeffrey R. Holland sugeriu dois possíveis significados para a frase “o puro amor de Cristo”:

“Um (…) é o tipo de amor misericordioso e benigno, que os discípulos de Cristo devem ter uns pelos outros. (…)

[Outro significado] é o amor infalível, definitivo e expiatório de Cristo por nós. (…) Isso é caridade, Seu puro amor por nós, sem a qual não seríamos nada” (Christ and the New Covenant: The Messianic Message of the Book of Mormon, 1997, p. 336).

Aperfeiçoar o ensino

Ajudar os alunos a desenvolver a autossuficiência espiritual. “Ao ensinar, em vez de apenas transmitir informações, ajude [os alunos] a descobrir verdades do evangelho por si mesmos. (…) Quando tiverem perguntas, às vezes, é melhor ensiná-los a encontrar as respostas” (Ensinar à Maneira do Salvador, p. 28). Por exemplo, indique os Tópicos do Evangelho para os alunos, em topics.ChurchofJesusChrist.org, que contêm informações úteis sobre diversos assuntos.