Vem, e Segue-Me
18 a 24 de maio. Mosias 25–28: “Eram chamados povo de Deus”


“18 a 24 de maio. Mosias 25–28: ‘Eram chamados povo de Deus’”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical: Livro de Mórmon 2020

“18 a 24 de maio. Mosias 25–28”, Vem, e Segue-Me — Escola Dominical, 2020

Imagem
um anjo aparece a Alma e aos filhos de Mosias

Conversion of Alma the Younger [A Conversão de Alma, o Filho], de Gary L. Kapp

18 a 24 de maio

Mosias 25–28

“Eram chamados povo de Deus”

A melhor maneira de se preparar para ensinar Mosias 25–28 é ler esses capítulos e viver os princípios que eles ensinam. Ao fazê-lo, o Espírito pode inspirar você a ensinar o que será de maior valor para os alunos.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Alguns alunos podem estar fazendo um grande esforço para ter um estudo das escrituras pessoal e familiar consistente. Será que as experiências de outros alunos poderiam ajudar? Você pode começar a aula pedindo aos alunos que contem algo que fizeram no estudo pessoal e familiar das escrituras que funcionou bem.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Mosias 26:15–31; 27:23–37

Deus liberalmente perdoa aqueles que se arrependem.

  • O arrependimento e o perdão são temas recorrentes nesses capítulos. Você pode explorar esses temas escrevendo Arrependimento e Perdão no quadro e pedindo aos alunos que escrevam sob cada título o que lhes vêm à mente quando pensam nessas palavras. Depois, eles podem procurar em Mosias 26:22–24, 29–31 e 27:23–37 as palavras e frases que ensinam sobre o arrependimento e o perdão. Os alunos poderiam acrescentar essas palavras e frases ao que escreveram no quadro. Como Deus Se sente a respeito daqueles que se arrependem e buscam perdão?

  • Algumas pessoas podem ficar pensando se seu arrependimento foi suficiente para que Deus os perdoe. Para ajudar algum aluno da classe que possa se sentir dessa maneira, peça aos alunos que imaginem que são Alma, o Pai, e que um membro da Igreja em Zaraenla perguntou como ele pode obter o perdão de seus pecados (talvez vocês possam encenar a situação). O que Alma aprendeu com o Senhor em Mosias 26:15–31 que pode ajudar esse membro da Igreja? (Ver também Morôni 6:8; D&C 58:42–43.) Esta declaração do presidente Henry B. Eyring também pode ajudar: “Se você sentiu a influência do Espírito Santo hoje, pode aceitar isso como uma evidência de que a Expiação está tendo efeito em sua vida” (“Gifts of the Spirit for Hard Times” [Dons do Espírito para Tempos Difíceis], Ensign, junho de 2007, p. 23).

Mosias 27:8–24

Deus ouve nossas orações e vai respondê-las de acordo com Sua vontade.

  • Muitos de nós podem se identificar com os sentimentos de Alma, o Pai, cujo filho se “[rebelava] contra Deus” (Mosias 27:11). Os alunos podem debater como eles usariam o relato em Mosias 27:8–24 para dar esperança a alguém que tem um familiar rebelde. Ao compreender que não podemos exigir um milagre ou passar por cima do arbítrio de alguém, como podemos orar adequadamente por alguém da família que se afastou? (Ver também Alma 6:6.)

Mosias 27:8–28:4

Todos os homens e mulheres devem nascer de novo.

  • Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar os alunos a aprenderem sobre nascer de novo: O que significa renascer espiritualmente? (Ver o Guia para Estudo das Escrituras, “Conversão”.) Como nos esforçamos para agir com o próximo quando renascemos espiritualmente? Para ajudar os alunos a responder a essas perguntas, peça-lhes que procurem em Mosias 27:22–28:4 as evidências de que Alma e os filhos de Mosias renasceram espiritualmente.

  • Cada um tem uma história de conversão, pois, como disse Alma, “toda a humanidade (…) [tem que] nascer de novo” (Mosias 27:25; grifo do autor). Alguns alunos podem contar como foram convertidos ao evangelho de Jesus Cristo — seja por acontecimentos espirituais drásticos em sua vida ou por um processo gradual, às vezes imperceptível, que pode ser visto somente em retrospectiva. Dê tempo aos alunos para registrarem suas experiências em classe. (Caso não tenha tempo de fazer isso em classe, peça aos alunos que o façam em casa.) Para salientar que nossa conversão deve ser contínua, peça aos alunos que periodicamente examinem o que escreveram e acrescentem novas experiências.

  • Alma e outros nas escrituras usaram metáforas sobre nascer de novo para descrever a mudança que o evangelho de Jesus Cristo traz à nossa vida. O élder David A. Bednar comparou sua mudança a um pepino que se torna picles (ver os “Recursos adicionais”). Para ajudar os alunos a ponderar o que essas comparações ensinam sobre a conversão, traga um pepino e picles para a aula. Ou peça a alguém que traga um bebê e discuta como o nascimento é uma boa analogia para o que aconteceu com Alma e os filhos de Mosias. (Ver Mosias 27:23–28:7.)

Imagem
Alma, o Filho, sendo carregado para a casa de seu pai

His Father Rejoiced [Seu Pai Se Regozijou], de Walter Rane

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Para incentivar os alunos a lerem Mosias 29–Alma 4 na próxima semana, mencione que nesses capítulos o povo de Néfi pôde opinar em seu governo. O que podemos aprender com as experiências deles ao tentarmos influenciar positivamente nossa comunidade?

Imagem
ícone de recursos

Recursos adicionais

Um processo que leva uma vida inteira.

O élder D. Todd Christofferson ensinou: “Nascer de novo, em contraste com o nascimento físico, é um processo e não um acontecimento isolado. Envolver-nos nesse processo é o objetivo central da mortalidade” (“Nascer de novo”, A Liahona, maio de 2008, p. 78).

Conversão e picles.

O élder David A. Bednar fez a analogia a seguir comparando o renascimento espiritual a picles de pepino:

“O picles é um pepino que foi transformado de acordo com uma receita específica e uma série de procedimentos. Os primeiros passos no processo de transformar um pepino em picles são: preparação e limpeza. (…)

Os passos seguintes nesse processo de mudança eram a imersão e a saturação dos pepinos em água e sal, por um longo período de tempo. (…) Os pepinos só se transformam em picles se ficarem total e completamente imersos na salmoura pelo tempo prescrito. O processo de cura altera gradualmente a composição do pepino e produz a aparência transparente e o gosto característico dos picles. Apenas borrifar salmoura nos pepinos ou mergulhá-los nela de vez em quando não basta para produzir a transformação necessária. É preciso que haja uma imersão completa, ininterrupta e constante para que a mudança desejada ocorra.

O último passo no processo é o selamento ou a vedação dos pepinos após o processo de cura em potes limpos e esterilizados. Os picles, acondicionados em potes de conserva e cobertos por salmoura fervente, são processados numa panela de esterilização em que ficam imersos em água fervente. Todas as impurezas têm que ser retiradas tanto dos pepinos quanto dos potes para que o produto final seja protegido e preservado. (…)

Assim como o pepino precisa ser preparado e limpo antes de se transformar em picles, vocês e eu podemos ser preparados com ‘as palavras da fé e da boa doutrina’ (1 Timóteo 4:6) e ser inicialmente limpos por meio das ordenanças e convênios administrados pela autoridade do Sacerdócio Aarônico. (…)

Assim como o pepino se transforma em picles ao ser imerso e saturado em salmoura, da mesma forma vocês e eu também nascemos de novo ao ser imersos no evangelho de Jesus Cristo e absorvidos por ele. (…) Essa fase do processo de transformação exige tempo, persistência e paciência. (…)

O procedimento de imergir os potes em água fervente permite que os picles sejam não só protegidos, mas também conservados por um longo período de tempo. De modo semelhante, somos purificados e santificados progressivamente quando vocês e eu somos lavados no sangue do Cordeiro, nascemos de novo, recebemos as ordenanças e honramos os convênios administrados pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque” (“Necessário vos é nascer de novo”, A Liahona, maio de 2007, pp. 19–21).

Aperfeiçoar o ensino

Prepare-se tendo as pessoas em mente. “Ao se preparar, permita que o conhecimento que você tem de seus alunos oriente seus planos. (…) Os professores que buscam desenvolver os atributos de Cristo não estão comprometidos com um método ou estilo em particular; estão comprometidos em ajudar as pessoas a edificarem a fé em Jesus Cristo e tornarem-se mais semelhantes a Ele” (Ensinar à Maneira do Salvadorp. 7).