Velho Testamento 2022
10 a 16 de outubro. Jeremias 1–3; 7; 16–18; 20: “Antes que te formasse no ventre, te conheci”


“10 a 16 de outubro. Jeremias 1–3; 7; 16–18; 20: ‘Antes que te formasse no ventre, te conheci’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“10 a 16 de outubro. Jeremias 1–3; 7; 16–18; 20”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
profeta falando aos homens

Jeremias, de Walter Rane

10 a 16 de outubro

Jeremias 1–3; 7; 16–18; 20

“Antes que te formasse no ventre, te conheci”

“O objetivo de todos os professores do evangelho (…) é ensinar a pura doutrina do evangelho, pelo Espírito, a fim de ajudar os filhos de Deus a edificarem sua fé no Salvador e tornarem-se como Ele” (Ensinar à Maneira do Salvador, capa).

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Em tiras de papel, escreva algumas palavras-chave do livro de Jeremias, conforme o estudo desta semana, tais como profeta, águas vivas, coligação e argila. Coloque os papéis em um recipiente e peça às crianças que peguem um e compartilhem o que lhes vêm à mente a respeito do assunto. Ajude-as a ver como essa palavra se relaciona com os ensinamentos de Jeremias.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Jeremias 1:5

O Pai Celestial me conheceu antes de eu nascer.

Por termos vivido com Deus antes de virmos à Terra, Ele nos conhece mesmo que não consigamos nos lembrar Dele. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender essa importante verdade?

Atividades sugeridas

  • Leia Jeremias 1:5 para as crianças e explique que Deus conhecia o profeta Jeremias antes de ele nascer. Diga a cada criança, individualmente, que o Pai Celestial também a conhecia antes de nascer e que Ele enviou cada um de nós aqui com um propósito.

  • Mostre às crianças uma foto de um bebê e pergunte se elas sabem onde esse bebê morava antes de nascer. Cantem uma música que ensine sobre nossa vida pré-mortal com Deus, tal como “Sou um filho de Deus” ou “No céu eu vivi” (Músicas para Crianças, pp. 2–3 e p. 140). Conversem sobre os sentimentos espirituais que essa música traz. Preste testemunho de que todos nós já vivemos com o Pai Celestial e que Ele nos enviou aqui à Terra.

Jeremias 1:7

Os profetas são chamados para transmitir as palavras do Senhor.

O chamado de Jeremias mostra o que o Senhor pede aos profetas que façam. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a fortalecer o desejo de seguir o profeta vivo?

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma foto do profeta vivo e peça a elas que falem sobre algo que saibam sobre ele. O que um profeta faz? Leia para as crianças o que o Senhor disse para outro profeta, Jeremias, em Jeremias 1:7. Peça às crianças que se movimentem como se estivessem caminhando enquanto você lê: “Aonde quer que eu te enviar, irás”; peça-lhes que finjam falar enquanto você lê: “Tudo quanto te mandar, falarás”. Compartilhe seu testemunho de que os profetas fazem e dizem o que o Senhor ordena.

  • Mostre gravuras de profetas das escrituras (ver Livro de Gravuras do Evangelho, Revistas da Igreja e Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Deixe que as crianças contem o que sabem sobre esses profetas. Fale brevemente sobre algo que cada um deles fez para ajudar na obra do Senhor. Preste testemunho de que os profetas são chamados por Deus para transmitir as palavras Dele e servir ao Seu povo.

Jeremias 16:16

Posso ajudar os filhos do Pai Celestial a voltar à presença Dele.

Citando Jeremias 16:16, o presidente Russell M. Nelson disse: “Nossos missionários estão buscando os dispersos de Israel; caçando-os ‘nas fendas das rochas’; e pescando-os como nos dias antigos” (“A coligação da Israel dispersa”, A Liahona, novembro de 2006, p. 81).

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que finjam pescar ou caçar enquanto você lê Jeremias 16:16. Explique que os pescadores e caçadores descritos nesse versículo podem representar os missionários. Peça às crianças que finjam ser missionários. O que os missionários fazem? Como podemos ajudá-los?

  • Faça um jogo da memória usando a página de atividades desta semana. Quando uma criança encontrar gravuras iguais, fale sobre o que a imagem mostra que podemos fazer para ajudar os filhos do Pai Celestial a voltar à presença Dele.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Jeremias 1:4–19

Os profetas são chamados para transmitir a palavra do Senhor.

Como você pode ajudar as crianças a fortalecer a fé e a compreensão que elas têm do papel dos profetas no reino de Deus?

Atividades sugeridas

  • Escolha alguns versículos de Jeremias 1 que ensinem princípios importantes, tais como os versículos 5, 7, 10 e 19. Peça a cada criança que escolha um dos versículos, leia-o e compartilhe algo que aprendeu com ele sobre os profetas. Peça a algumas crianças que compartilhem seu testemunho sobre seguir o profeta.

  • Mostre uma foto do profeta vivo e cantem uma música sobre os profetas, tal como “Graças damos, ó Deus, por um profeta” (Hinos, nº 9). Ajude as crianças a fazer uma lista de coisas que o profeta vivo nos pediu que fizéssemos. Selecione uma mensagem do profeta de uma conferência recente e ajude as crianças a encontrar os conselhos inseridos em sua mensagem. De que maneira seguimos o profeta? Conversem sobre como os conselhos dos profetas nos ajudam a seguir melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo.

  •   Pergunte às crianças como poderiam explicar a um amigo por que é uma bênção termos um profeta vivo (ver Regras de Fé 1:6, 9). Peça às crianças que compartilhem seus sentimentos a respeito do profeta vivo.

Jeremias 16:14–15

Posso participar da coligação de Israel.

A mensagem sobre a coligação de Israel encontrada em Jeremias 16:14–15 é uma grande oportunidade de conversar com as crianças sobre o trabalho missionário e de história da família. Essa é uma maneira pela qual podemos “servir de testemunhas de Deus” (Mosias 18:9).

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Jeremias 16:14 e peça às crianças que falem sobre o que se lembram a respeito da maneira como “o Senhor (…) fez subir os filhos de Israel da terra do Egito” (ver Êxodo 14). Peça a elas que leiam Jeremias 16:15 para descobrir qual acontecimento Jeremias disse que seria ainda mais memorável que aquilo. Explique que o povo de Israel estava espalhado pela terra, mas Deus prometeu reuni-los de volta a Ele e à Sua Igreja. Isso é o que chamamos de coligação de Israel. Como isso se assemelha à libertação do povo do cativeiro?

  • Compartilhe a seguinte declaração feita pelo presidente Russell M. Nelson: “Sempre que vocês fazem alguma coisa para ajudar alguém — nos dois dos lados do véu — a fazer os convênios fundamentais com Deus e receber as ordenanças essenciais do batismo e do templo, vocês estão ajudando na coligação de Israel” (Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, suplemento da revista Liahona, setembro de 2018, p. 15, ChurchofJesusChrist.org). Como podemos ajudar a coligar Israel?

  • Cantem uma música sobre o trabalho missionário, tal como “Eu quero ser um missionário” ou “Chamados a servir” (Músicas para Crianças, pp. 91, 94–95), ou mostre o vídeo “O Dia de Sua Missão” (ChurchofJesusChrist.org). Pergunte às crianças o que elas aprendem com a canção, ou com o vídeo, sobre por que alguém escolheria servir missão.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que levem para casa uma cópia da página de atividades desta semana e façam o jogo da memória em família. Incentive-as a conversar com sua família sobre como o trabalho missionário as tem abençoado.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças a reconhecer o Espírito. A música da Igreja geralmente convida a influência do Espírito Santo. Quando cantar com as crianças, reserve tempo para ajudá-las a reconhecer os sentimentos espirituais que confirmam a verdade do que elas estão aprendendo.