Velho Testamento 2022
8 a 14 de agosto. Salmos 1–2; 8; 19–33; 40; 46: “O Senhor é o meu pastor”


“8 a 14 de agosto. Salmos 1–2; 8; 19–33; 40; 46: ‘O Senhor é o meu pastor’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“8 a 14 de agosto. Salmos 1–2; 8; 19–33; 40; 46”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
Jesus caminhando com ovelhas

The Lord Is My Shepherd [O Senhor é Meu Pastor], de Yongsung Kim, havenlight.com

8 a 14 de agosto

Salmos 1–2; 8; 19–33; 4046

“O Senhor é o meu pastor”

Este esboço sugere algumas passagens bonitas de Salmos que abençoarão as crianças, mas não se sinta limitado a elas. Siga a orientação do Espírito.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Com alguns dias de antecedência, peça a algumas crianças que tragam para a aula desenhos que representem coisas sobre as quais elas e a família tenham lido em Salmos esta semana, como um pastor (ver Salmos 23:1), um cálice (ver Salmos 23:5) ou um coração (ver Salmos 24:4). Peça que as crianças falem sobre seus desenhos e o versículo de Salmos que os menciona.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Salmos 19:1; 33:5

“Os céus proclamam a glória de Deus.”

Salmos 19 e 33 ensinam que podemos encontrar evidências da glória e da bondade de Deus ao nosso redor em Suas belas criações. Ajude as crianças a aprenderem a ver a mão de Deus no mundo ao seu redor.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças algumas gravuras de coisas lindas que Deus criou, ou olhem juntos pela janela para ver essas coisas. Pergunte às crianças o que elas amam nas criações do Pai Celestial. Leia Salmos 19:1 ou 33:5 e pergunte às crianças como se sentem em relação ao Pai Celestial quando veem Suas criações.

  • Cantem uma música sobre as criações de Deus, como “O mundo é tão belo” (Músicas para Crianças, p. 123). Peça às crianças que escolham algo que Deus criou (como algo mencionado na música) e façam um desenho para compartilhar com os familiares.

Salmos 23

“O Senhor é o meu pastor.”

Se as crianças aprenderem desde a tenra idade que o Senhor é seu pastor, será mais provável que O sigam “pelas veredas da justiça”.

Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma cópia da página de atividades desta semana, ou dê a cada uma delas uma das gravuras da página de atividades. Peça aos alunos que escutem enquanto você lê Salmos 23 em voz alta. Peça-lhes que apontem para a gravura mencionada no salmo, ou que a levantem, quando a ouvirem. Preste testemunho de que Jesus cuida de nós, assim como um pastor cuida de suas ovelhas.

  • Diga às crianças como você sabe que o Salvador o ama. Peça às crianças que fiquem de pé, uma por vez, e digam como sabem que Jesus as ama. Cantem juntos uma música que possa dar ideias a elas, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43).

Salmos 30:5

Jesus Cristo pode transformar tristeza em alegria.

Reflita sobre como você ajudará as crianças a obterem seu próprio testemunho da alegria que Jesus Cristo nos oferece quando estamos tristes.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam de conta que estão chorando enquanto você lê Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite”. Em seguida, peça-lhes que fiquem alegres ao ler: “Mas a alegria vem pela manhã”. Repita essa frase algumas vezes e testifique às crianças que, por causa de Jesus Cristo, a tristeza que sentimos nesta vida pode ser substituída por alegria.

  • Mostre uma gravura do Salvador e conte às crianças algumas das coisas que Ele fez por você que lhe trazem alegria. Dê a cada criança a oportunidade de segurar a gravura e compartilhar o que Jesus fez que lhe dá alegria.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Salmos 23; 27–28; 3246

O Senhor me oferece paz, força e orientação.

Muitos dos salmos testificam das bênçãos do Senhor em nossa vida. Você pode usar os salmos para ajudar as crianças a aprenderem a confiar Nele e se voltarem para Ele.

Atividades sugeridas

  • Escreva o seguinte no quadro O Senhor é . Deixe as crianças escolherem uma ou mais das seguintes escrituras para ler: Salmos 23:1; 27:1; 28:1; 28:7; 32:7; 46:1. Peça-lhes que completem a frase do quadro usando o que aprenderam com a escritura. Ajude as crianças a debater o que esses símbolos nos ensinam sobre o Senhor.

  • Mostre às crianças uma gravura de um cordeiro. Peça-lhes que citem algumas coisas de que um cordeiro precisa para estar seguro e saudável e as incentive a procurar ideias em Salmos 23:1–4. Em seguida, mostre a fotografia de uma criança. O que precisamos para estar espiritualmente seguros e saudáveis? Leia Salmos 23 com os alunos e pergunte às crianças como as coisas que o pastor faz nesse salmo podem ser comparadas ao que Jesus Cristo faz por nós.

Imagem
Templo de Concepción Chile

Devemos ser espiritualmente limpos e puros para entrar na presença do Senhor.

Salmos 24:3–4

Para entrar no templo, é preciso ser “limpo de mãos e puro de coração”.

Enquanto as crianças esperam pelo dia em que entrarão no templo, ajude-as a compreender que podem se preparar tornando-se espiritualmente puras por meio da Expiação do Salvador.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças a foto de um templo. Peça-lhes que leiam Salmos 24:3 e encontrem palavras que as façam lembrar do templo. A seguir, leiam juntos o versículo 4 para saber quem pode entrar no templo (defina qualquer palavra desconhecida). Como nossas mãos ficam fisicamente sujas? Como nossas mãos e nosso coração ficam espiritualmente sujos? Como limpamos nossas mãos fisicamente? Como o Salvador nos ajuda a limpar nossas mãos e nosso coração espiritualmente? (Se for útil, explique que as “mãos” nesse versículo podem representar nossas ações e “coração” pode representar nossos desejos.)

  • Analise com as crianças os requisitos para receber uma recomendação para o templo (ver Russell M. Nelson, “Considerações finais”, Liahona, novembro de 2019, p. 120; ou convide um membro do bispado para debater esses requisitos com a classe). Peça às crianças que escolham uma coisa que se sentem inspiradas a fazer a fim de se prepararem para serem dignas de entrar no templo.

Salmos 46:10

“Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.”

Reservar um tempo para sermos reverentes e quietos, apesar do alvoroço ao nosso redor, pode nos ajudar a edificar nosso testemunho de que Deus vive.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizarem a primeira linha de Salmos 46:10: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Converse com elas sobre o que pode significar “aquietai-vos”, tanto física quanto mentalmente. Compartilhe com as crianças uma experiência em que estar “quieto” fortaleceu seu testemunho do Pai Celestial. Peça às crianças que compartilhem uma experiência que tiveram. Por que estar quieto é uma forma importante de saber que Deus vive?

  • Peça às crianças que revisem com você o que fazem durante um dia normal. Ajude-as a pensar em momentos durante o dia em que poderiam tentar se aquietarem e se sentirem próximas do Pai Celestial. Incentive-as a estabelecer a meta de usar esses momentos durante a próxima semana para fortalecer seu testemunho do Pai Celestial.

  • Peça às crianças que façam uma lista de algumas coisas que podemos fazer para saber por nós mesmos que o Pai Celestial é real e que nos ama. Peça-lhes que escolham algum item da lista que queiram fazer.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que escolham um versículo de que gostem nos salmos sobre os quais falaram hoje. Incentive-as a mostrar esse versículo a alguém da família ou a um amigo.

Aperfeiçoar o ensino

Concentre-se nas necessidades das crianças. Como professor, você está em uma posição única para compreender as necessidades de seus alunos. Sua experiência, sua familiaridade com as crianças e a orientação do Espírito o ajudarão a saber quais atividades de aprendizado têm maior probabilidade de edificar a fé delas no Pai Celestial e em Jesus Cristo.