Velho Testamento 2022
14 a 20 de março. Gênesis 42–50: “Deus o intentou para bem”


“14 a 20 de março. Gênesis 42–50: ‘Deus o intentou para bem”’, Vem, e Segue-Me — Primária: Velho Testamento 2022

“14 a 20 de março. Gênesis 42–50”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2022

Imagem
José do Egito

Ilustração de José do Egito, de Robert T. Barrett

14 a 20 de março

Gênesis 42–50

“Deus o intentou para bem”

É importante conhecer as escrituras que você está ensinando, mas também é importante conhecer as crianças que estão sendo ensinadas. Reserve um tempo para refletir e orar sobre ambas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Como a história de Gênesis 42–50 é uma continuação da história da lição da semana passada, de Gênesis 37–41, reserve um tempo no começo da aula para que as crianças contem o que se lembram sobre José, incluindo o que aprenderam na Primária e no lar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Gênesis 45:4–15

Posso demonstrar amor à minha família.

Para as crianças menores, você pode salientar as partes dessa história em que José demonstrou amor à sua família.

Atividades sugeridas

  • Usando “Os irmãos de José no Egito” (em Histórias do Velho Testamento) ou as gravuras do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, conte às crianças sobre o reencontro de José com seus irmãos. Enfatize como José demonstrou amor por seus irmãos.

  • Leia as frases de Gênesis 45:4–15 que descrevem as coisas que José fez para mostrar que amava sua família. Peça às crianças que finjam que estão fazendo o que os versículos descrevem. Por exemplo, elas podem fingir pedir a um membro da família para “[achegar-se]” (ver o versículo 4) ou dar comida a um membro da família (ver o versículo 11).

  • Cantem juntos um hino sobre amor, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 74–75). Ajude as crianças a desenharem o contorno das mãos e escrever no desenho algo que podem fazer para demonstrar amor à família.

Gênesis 48:8–9

As bênçãos do sacerdócio me ajudam.

Jacó abençoou seus filhos e netos (ver Gênesis 48–49). Hoje podemos receber as bênçãos do sacerdócio que nos dão consolo, cura, orientação e força espiritual.

Imagem
menino recebendo uma bênção

Podemos receber bênçãos daqueles que possuem o sacerdócio.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de Jacó abençoando seus filhos e outras gravuras de bênçãos do sacerdócio (ver as gravuras neste esboço; ver também o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 12). Deixe as crianças descreverem o que está acontecendo nas gravuras.

  • Leia Gênesis 48:8–9 para as crianças. Explique-lhes que Israel, também chamado Jacó, era o pai de José e que ele queria dar uma bênção do sacerdócio aos filhos de José. Se alguma das crianças já recebeu uma bênção do sacerdócio, convide-a para falar sobre sua experiência. Ou compartilhe uma experiência pessoal.

  • Ajude as crianças a pensar nos motivos pelos quais podem pedir uma bênção do sacerdócio. Ajude-as também a dizer para quais portadores do sacerdócio elas poderiam pedir, como o pai, avô ou ministrador.

Gênesis 50:15–21

Posso perdoar.

O que as crianças podem aprender sobre o perdão com a experiência de José perdoando seus irmãos?

Atividades sugeridas

  • Use a página de atividade desta semana para ajudar as crianças a se lembrarem de como os irmãos de José tinham sido cruéis com ele. Leia para as crianças Gênesis 50:17, enfatizando que os irmãos estavam arrependidos pelo que fizeram e queriam que José os perdoasse. Leia o versículo 21 para mostrar que José perdoou seus irmãos — ele não estava mais zangado com eles.

  • Cantem juntos “Faze-me, ó Pai, perdoar” (Músicas para Crianças, p. 52). Quando cantar sobre perdoar, peça às crianças que apontem para José na página de atividade. Quando cantar sobre se arrepender, peça a elas que apontem para os irmãos dele.

  • Ajude as crianças a pensar em situações nas quais podem precisar perdoar alguém. Peça-lhes que pratiquem o que poderiam dizer ou fazer para mostrar perdão por essa pessoa.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Gênesis 42–44; 45:1–15

O perdão nos traz paz.

Os irmãos de José haviam feito coisas terríveis a ele. No entanto, José os perdoou e trouxe paz à sua família.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a representar cenas de Gênesis 42–44. Ao fazê-lo, pergunte-lhes como acham que José pode ter se sentido ao ver seus irmãos novamente ou como seus irmãos podem ter se sentido quando finalmente reconheceram José.

  • Pergunte às crianças o que significa perdoar uma pessoa. Ajude-as a entender que perdoar uma pessoa inclui tratá-la com amor cristão. Pergunte às crianças o que elas sabem sobre a história de José perdoando seus irmãos ou leia com as crianças os versículos de Gênesis 45:1–15. O que José fez para dizer a seus irmãos que os havia perdoado? O que podemos dizer ou fazer quando uma pessoa nos pedir para perdoá-la?

  • Peça às crianças que pensem em uma ocasião em que perdoaram alguém ou quando alguém as perdoou. Para dar-lhes tempo para pensar, conte uma experiência sua e testifique das bênçãos que vieram do perdão. Convide as crianças a relatarem suas experiências, se assim o desejarem. Como elas se sentiram? O que aprendemos sobre perdão com o exemplo do Salvador? (Ver Lucas 23:33–34.)

Gênesis 45:5–11

O Pai Celestial enviou Jesus Cristo para me salvar.

A história de José salvando sua família da fome pode nos ensinar sobre Jesus Cristo, que nos salva do pecado e da morte.

Atividades sugeridas

Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27–33 (no Apêndice da Bíblia, pp. 32–33)

O Pai Celestial preparou Joseph Smith para ser profeta em nossos dias.

Com milhares de anos de antecedência, José do Egito viu que o Senhor chamaria Joseph Smith para fazer uma grande obra nos últimos dias. Ensine às crianças sobre como o Senhor nos abençoou por meio do profeta Joseph Smith.

Atividades sugeridas

  • Dê às crianças pistas descritivas sobre Joseph Smith e peça-lhes que adivinhem quem você está descrevendo. Inclua pistas da Tradução de Joseph Smith, Gênesis 50:27–33 (no Apêndice da Bíblia, pp. 32–33), como “ele levá-los-á a conhecer os convênios” (ver o versículo 28), ele “levará a minha palavra” (ver o versículo 30) e ele “será segundo o nome de seu pai” (ver o versículo 33). Depois que as crianças adivinharem corretamente, peça-lhes que encontrem essas pistas nos versículos. O que mais aprendemos sobre Joseph Smith com a profecia de José do Egito?

  • Mostre-lhes gravuras que representem coisas importantes que Joseph Smith fez ou ensinou (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 89–95, 97, 98, 117 e 118). Ajude as crianças a pensar sobre as bênçãos que temos graças a Joseph Smith. Por exemplo, de que maneira o trabalho dele nos ajudou a nos aproximarmos de Jesus Cristo?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que mostrem a página de atividade desta semana para a família em casa. Elas podem usá-la para rever a história de José e seus irmãos e falar sobre a importância do amor e do perdão em nossa família.

Aperfeiçoar o ensino

Prestar testemunho de Jesus Cristo. Embora o Velho Testamento não mencione o nome de Jesus Cristo, ele se refere a Ele por outros nomes e testifica Dele por meio de símbolos e histórias. Ajude as crianças a aprender a buscar verdades sobre o Salvador sempre que lerem as escrituras.