Novo Testamento 2023
11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7: “Que vos reconcilieis com Deus”


“11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7: ‘Que vos reconcilieis com Deus’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“11 a 17 de setembro. 2 Coríntios 1–7”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Jesus Cristo

11 a 17 de setembro

2 Coríntios 1–7

“Que vos reconcilieis com Deus”

Comece sua preparação lendo 2 Coríntios 1–7. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode ajudá-lo a estudar esses capítulos, e este esboço pode lhe dar sugestões didáticas.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Algumas crianças de sua classe podem ter escrito cartas nesta semana sobre como um familiar é um bom exemplo de discípulo de Jesus Cristo (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Caso elas tenham feito isso, peça com antecedência que leiam a carta na classe, ou peça que compartilhem algo mais que tenham aprendido.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

2 Coríntios 1:3–4

O Pai Celestial me consola, e eu posso consolar o próximo.

Como você pode transmitir às crianças a confiança de que o Pai Celestial vai consolá-las? Como você vai incentivá-las a consolar o próximo?

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças coisas que dão conforto ou consolo, como um cobertor ou curativo. Pergunte às crianças o que as consola quando estão tristes, com medo ou com outros problemas. Leia 2 Coríntios 1:3–4 com as crianças e explique a elas que “tribulação” significa problemas difíceis. Fale sobre as várias maneiras pelas quais o Pai Celestial consolou você e preste testemunho de que Ele vai consolar as crianças também.

  • Mostre gravuras de pessoas sendo batizadas (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 103 e nº 104) enquanto lê 2 Coríntios 1:4 para as crianças. Explique que, quando somos batizados, fazemos a promessa de consolar outras pessoas. Como podemos seguir o conselho de Paulo de “consolar os que estiverem em alguma tribulação”?

2 Coríntios 2:7–8, 10

Posso perdoar aos outros

Selecione uma das atividades a seguir — ou crie sua própria atividade — a fim de fortalecer o desejo das crianças de perdoar aos outros.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que Paulo queria que os santos em Corinto perdoassem um homem que havia pecado. Leia 2 Coríntios 2:7–8, 10 e peça que as crianças coloquem a mão no coração a cada vez que ouvirem as palavras perdoar e perdoei.

  • Peça às crianças que representem como elas podem reagir em situações em que alguém seja rude. Deixe-as se revezarem dizendo “Me desculpe” e “Perdoo você”. Como ajudamos as pessoas a saber que as perdoamos? Explique às crianças que uma maneira é “[confirmar] (…) vosso amor” ou demonstrar amor por elas (2 Coríntios 2:8).

2 Coríntios 4:1–2

Creio em ser honesto.

Paulo ensinou que os servos de Cristo “[rejeitaram] as coisas que por vergonha se ocultam”. Pense em maneiras de fortalecer o desejo das crianças de serem honestas em todas as coisas.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizarem a frase “Cremos em ser honestos” (Regras de Fé 1:13). Escreva essa frase em pulseiras de papel que as crianças possam enfeitar e usar. Explique-lhes que ser honesto inclui dizer a verdade.

  • Peça às crianças que levantem as mãos quando você disser alguma coisa que seja verdade e que as abaixem quando você disser algo que não seja verdade. Diga declarações simples, mas óbvias, como “Hoje é domingo” ou “Tenho três narizes”. Repita a atividade algumas vezes, deixando as crianças se revezarem sendo a pessoa que faz as declarações falsas e verdadeiras. Por que o Pai Celestial deseja que falemos a verdade?

  • Exiba o vídeo “Uma Visita ao Élder Ulisses Soares” (ChurchofJesusChrist.org; o vídeo faz parte do programa De Amigo para Amigo e inicia em 22:20). O que o jovem élder Soares aprendeu sobre honestidade? Incentive as crianças a se prepararem para fazer o convênio batismal sendo honestas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

2 Coríntios 1:3–4

O Pai Celestial me consola, e eu posso consolar o próximo.

Lembrar-se de como Deus nos consola inspira as crianças a consolar o próximo.

Atividades sugeridas

  • Enquanto lê 2 Coríntios 1:3–4, peça às crianças que atentem para a resposta à pergunta “O que Deus faz por nós?” Ajude as crianças a listarem maneiras pelas quais Deus nos consola. Convide as crianças a contar experiências de quando estavam tristes, preocupadas ou com medo e Deus as consolou.

  • Peça às crianças que compartilhem formas pelas quais podemos guardar nosso convênio batismal de consolar as pessoas (ver Mosias 18:9). Dê tempo a elas para pensarem em alguém que conheçam que precise de consolo e planejarem algo para consolar a pessoa.

2 Coríntios 2:5–11

Posso perdoar aos outros.

Pode ser difícil perdoar alguém que foi rude conosco. Mas seus alunos vão experimentar o amor, a paz e a felicidade conforme aprenderem a perdoar.

Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que alguém em Corinto havia pecado e “contristado” os santos (ver 2 Coríntios 2:5). Peça às crianças que identifiquem em 2 Coríntios 2:7–8 o que Paulo queria que os santos fizessem.

  • Conte sobre uma ocasião em que você perdoou alguém — ou alguém perdoou você — e explique como você se sentiu depois. Se preferir, exiba o vídeo “O Gol: Uma História de Fé, Amizade e Perdão” (ChurchofJesusChrist.org). Convide as crianças a compartilhar suas experiências de perdão.

2 Coríntios 5:6–7

Eu ando “por fé, e não por vista”.

Pense em como você vai incentivar as crianças a guardar os mandamentos de Deus mesmo quando elas não veem imediatamente as bênçãos que desejam.

Atividades sugeridas

  • Leia 2 Coríntios 5:6–7 e Alma 32:21 com as crianças e peça a elas que procurem palavras e frases que ajudem a explicar o que é a fé. Peça-lhes que anotem suas definições e as compartilhem entre si.

  • Peça a uma das crianças que feche os olhos e peça às outras que deem orientações para ajudá-la a completar uma tarefa, como construir uma torre com blocos ou andar pela sala. Como essa atividade nos ajuda a compreender o que significa andar pela fé em Deus?

  • Mostre o vídeo “Reunidos pela Fé” (ChurchofJesusChrist.org) e pergunte às crianças como o jovem do vídeo andou pela fé. Compartilhe uma experiência em que você andou pela fé e incentive as crianças a compartilhar experiências.

2 Coríntios 7:8–10

A tristeza segundo Deus conduz ao arrependimento.

É natural sentirmos vergonha ou ficarmos constrangidos quando somos pegos fazendo algo errado. Ajude as crianças a distinguir esses sentimentos de tristeza segundo Deus, que conduzem ao verdadeiro arrependimento.

Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que, em 2 Coríntios 7:8–10, Paulo se referiu a uma epístola que havia escrito aos santos, advertindo-os firmemente sobre seus pecados. Leiam esses versículos juntos. Por que Paulo ficou alegre com a tristeza dos santos? Saliente que esse tipo de tristeza é chamado de tristeza segundo Deus.

  • Peça às crianças que pensem em uma ocasião em que fizeram algo errado e se sentiram mal a respeito. Peça que se perguntem “Por que me senti mal?” e compartilhem suas respostas. Escreva as respostas delas no quadro (por exemplo, “Eu estava com medo de arranjar problemas”, ou “Eu sabia que tinha decepcionado o Pai Celestial”, ou “Magoei uma pessoa”). Qual das respostas no quadro se parece com a “tristeza segundo Deus”? (2 Coríntios 7:10.) Por que a tristeza segundo Deus é melhor do que outros tipos de tristeza que podemos sentir após fazer algo errado?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a compartilhar uma das atividades da aula de hoje com a família em casa, talvez durante a reunião familiar.

Aperfeiçoar o ensino

Coloque uma escritura em um lugar visível. Escolha um versículo que você considerou significativo e o coloque em algum lugar da sala onde as crianças o vejam com frequência. Talvez as crianças possam se revezar na escolha de uma escritura para expor.