Vem, e Segue-Me
15 a 21 de julho. Atos 10–15: “E a palavra de Deus crescia e se multiplicava”


“15 a 21 de julho. Atos 10–15: ‘E a palavra de Deus crescia e se multiplicava’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“15 a 21 de julho. Atos 10–15”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2019

Imagem
Cornélio conversa com Pedro

15 a 21 de julho

Atos 10–15

“E a palavra de Deus crescia e se multiplicava”

Comece sua preparação para ensinar lendo e ponderando Atos 10–15. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar vai ajudá-lo a compreender esses capítulos, e este esboço vai lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Para ajudar as crianças a compartilhar o que aprendem e sentem, peça que compartilhem coisas que demonstrem que elas acreditam em Jesus Cristo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

Atos 10:34–35

O Pai Celestial ama todos os Seus filhos.

Uma doutrina fundamental que até mesmo as crianças menores podem compreender é que todas as pessoas são filhas de Deus e que Ele ama todos os Seus filhos.

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura Cristo e as Crianças de Todas as Partes do Mundo (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 116) enquanto lê Atos 10:34–35. Explique às crianças que na época de Pedro algumas pessoas acreditavam que Deus amava somente alguns grupos de pessoas, mas Pedro aprendeu que Deus ama todos os Seus filhos e deseja que todos eles conheçam o evangelho.

  • Peça que as crianças façam um desenho delas mesmas. Preste testemunho de que o Pai Celestial ama cada um deles e todos os Seus filhos, não importa sua aparência ou de onde vêm.

  • Cantem uma música que fale sobre amar o próximo — por exemplo: “Eu andarei contigo” (Músicas para Crianças, pp. 78–79). Peça que as crianças compartilhem maneiras de demonstrar amor a todos — mesmo àqueles que são diferentes deles — assim como Jesus fez.

  • Peça aos pais de cada criança, com antecedência, que escrevam sobre algumas características admiráveis do filho. Leia as respostas na classe e testifique que o Pai Celestial ama cada um de Seus filhos.

  • Aponte para cada criança, uma a uma, e diga: “O Pai Celestial ama o(a) [nome]”. Deixe que as crianças se revezem apontando uma para a outra e dizendo essa frase.

Atos 11:26

Sou cristão porque acredito em Jesus Cristo e O sigo.

As crianças a quem você ensina podem saber que os membros da Igreja são, com frequência, chamados de mórmons porque acreditam no Livro de Mórmon, mas elas sabem que também somos cristãos porque acreditamos em Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Leia Atos 11:26 para as crianças. Explique às crianças que alguém que acredita em Jesus Cristo e O segue é chamado de cristão, então somos cristãos.

  • Cante “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, p. 48) com as crianças. Como devemos agir na Igreja, na escola e no lar por sermos seguidores de Jesus Cristo e pertencermos à Sua Igreja?

  • Deixe que as crianças pintem o crachá na página de atividade desta semana e o usem em casa.

Atos 12:1–17

O Pai Celestial ouve e responde às orações.

O registro do anjo libertando Pedro da prisão ensina de maneira poderosa que o Pai Celestial responde às orações.

Atividades sugeridas

  • Convide as crianças a representarem o relato de Pedro sendo libertado da prisão em Atos 12:1–17 enquanto você resume a história. Como o Pai Celestial respondeu às orações daqueles que oravam por Pedro?

  • Cante uma música sobre a oração — por exemplo, “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18) — e façam gestos para ajudar as crianças a aprender a orar. Peça que as crianças citem exemplos de coisas que podem agradecer e pedir ao Pai Celestial em oração.

  • Mostre gravuras de pessoas orando (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nº 111 e nº 112) enquanto compartilha uma experiência em que o Pai Celestial respondeu suas orações.

    Imagem
    mulher e menina orando

    O Pai Celestial nos ama e vai responder a nossas orações.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

Atos 10:34–35; 15:6–11

“Deus não faz acepção de pessoas.”

As crianças a quem você ensina precisam compreender que o Pai Celestial ama todos os Seus filhos, não importa sua aparência, onde moram ou as escolhas que fazem.

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas podem dizer quem uma pessoa é somente olhando para ela ou adivinhando de onde veio. De acordo com Atos 10:35, como Deus determina se alguém é “aceito por ele”?

  • Leia Atos 10:34–35; 15:6–11 com as crianças. Explique-lhes que, na época de Pedro, os judeus acreditavam que Deus não aceitava quem não fosse judeu (que era chamado de gentio). Mas Deus ensinou a Pedro que Ele ama todos os Seus filhos, tanto judeus quanto gentios. Cantem juntos “Sou um filho de Deus”, Músicas para Crianças, pp. 2–3. Peça que as crianças substituam o nome delas por palavras como eu ou me.

  • Peça que compartilhem algo único sobre alguém mais na classe. Explique-lhes que a declaração “Deus não faz acepção de pessoas” significa que o Pai Celestial ama todos os Seus filhos e, devido a esse amor, Ele deseja que todos os Seus filhos ouçam o evangelho.

Atos 11:26

Cristão é alguém que acredita em Jesus Cristo e O segue.

Como você vai ajudar as crianças a entender que as palavras e ações delas mostram que são cristãs?

Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças leiam Atos 11:26, 3 Néfi 27:3–8 e Doutrina e Convênios 115:4. Escreva cristão no quadro e sublinhe a parte “crist”. Pergunte às crianças o que significa ser cristão na opinião delas.

  • Peça às crianças que citem os diferentes grupos a que pertencem, como a família ou a classe da Primária. Convide-as a dizer os motivos pelos quais são gratas por serem cristãs e serem membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Como podemos mostrar às pessoas que somos cristãos?

  • Exponha vários objetos ou gravuras que representem verdades singulares à Igreja de Jesus Cristo, como a gravura de uma bênção do sacerdócio. Peça a uma criança que pegue um dos objetos ou uma das gravuras e descreva como aquilo é uma bênção em nossa Igreja. Explique às crianças que, enquanto os cristãos em todo o mundo pertencem a muitas igrejas diferentes, pertencemos à mesma Igreja que Jesus Cristo estabeleceu na Terra.

  • Mostre o vídeo “O Verdadeiro Cristianismo” (LDS.org). Peça que desenhem coisas que podem fazer para ser verdadeiros cristãos.

Atos 12:1–17

Quando oro com fé, o Pai Celestial vai responder.

Pense em ocasiões em que o Pai Celestial respondeu a suas orações. Como você vai usar essas experiências para ensinar às crianças que o Pai Celestial ouvirá e responderá às orações delas a Sua própria maneira e a Seu tempo?

Atividades sugeridas

  • Convide as crianças a representarem a história do anjo libertando Pedro da prisão em Atos 12:1–17 enquanto você conta a história com suas próprias palavras.

  • Pergunte às crianças o que elas acham que significa “contínua oração” (Atos 12:5). Como a oração das pessoas foi respondida? Incentive as crianças a contar experiências nas quais o Pai Celestial respondeu a uma oração pessoal ou familiar. Compartilhe também uma experiência em que Ele respondeu a sua oração de maneira diferente da que você esperava ou desejava. Testifique que Deus nos ama e Ele vai responder a nossas orações da maneira e no tempo que for melhor para nós.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Dê às crianças uma gravura ou um objeto para expor no lar como um lembrete à família para que orem juntos.

Aperfeiçoar o ensino

Prestar testemunho de bênçãos prometidas. Quando você convida as crianças da Primária a viver determinado princípio, compartilhe as promessas que Deus fez às pessoas que viverem o princípio. Por exemplo, preste testemunho das bênçãos prometidas que você recebeu ao buscar respostas por meio da oração.