Vem, e Segue-Me
11 a 17 de fevereiro. João 2–4: “Necessário vos é nascer de novo”


“11 a 17 de fevereiro. João 2–4: ‘Necessário vos é nascer de novo’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2019

“11 a 17 de fevereiro. João 2–4”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2019

Imagem
Jesus falando com Nicodemos

11 a 17 de fevereiro

João 2–4

“Necessário vos é nascer de novo”

Sua preparação para ensinar começa enquanto você lê João 2–4. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode ajudá-lo a compreender esses capítulos, e este esboço pode lhe dar sugestões didáticas.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar a participação de todos

Para incentivar as crianças a contar o que estão aprendendo e vivenciando, pergunte o que elas fizeram recentemente para serem “pescadores de homens” (Mateus 4:19). Pode ser que você precise relembrar a lição da última semana.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças menores

João 3:1–10

Preciso ser batizado e confirmado para voltar a viver com o Pai Celestial.

As crianças que você ensina estão se preparando para dar passos importantes para viver com o Pai Celestial novamente sendo batizadas (nascidas da água) e confirmadas (nascidas do Espírito). Como você pode ajudá-las a compreender a importância dessas ordenanças?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Jesus ensinando Nicodemos. Prometa às crianças que, quando forem batizadas, o Pai Celestial dará a elas o dom do Espírito Santo.

  • Use João 3:5 e a página de atividades da semana para ensinar que precisamos ser batizados e confirmados para viver com o Pai Celestial novamente.

  • Peça às crianças que falem sobre o que elas fazem para lavar as mãos. Mostre a gravura O Batismo de uma Menina (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104) e ajude as crianças a comparar o ato de lavar as mãos com água ao fato de nos tornarmos espiritualmente limpos por meio do batismo.

João 3:16

O Pai Celestial me ama, por isso Ele me deu um Salvador.

Como você pode ajudá-las a aprender essa verdade preciosa?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que completem frases como esta: “Porque os meus pais me amam, eles…” Leia João 3:16. Depois, ajude cada criança a repetir João 3:16, substituindo as palavras “o mundo” com seu próprio nome e peça que elas prestem atenção ao que o Pai Celestial fez por amor a nós. Peça às crianças que desenhem coisas que as ajudam a sentir o amor do Pai Celestial por elas (como a família, a natureza, as escrituras, etc.). Deixe que compartilhem os desenhos entre si.

  • Peça que as crianças levantem uma gravura de Jesus toda vez que elas cantarem “Filho”, em “Ele mandou Seu Filho”, Músicas para Crianças, pp. 20–21.

João 4:5–15

Jesus Cristo é minha “água viva”.

Todas as crianças de sua classe sabem o que é sentir sede. Como você pode usar essa experiência para ajudá-las a entender o quanto precisamos da água viva que Jesus Cristo oferece?

Atividades sugeridas

  • Use a gravura no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para contar a história de Jesus e a mulher junto ao poço. Peça às crianças que contem a história novamente.

  • Mostre um copo de água e pergunte às crianças o que aconteceria se elas estivessem com muita sede e o copo estivesse vazio. Resuma brevemente João 4:5–15 e testifique que Jesus Cristo e Seu evangelho dão vida ao nosso espírito, assim como a água dá vida ao nosso corpo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina

Crianças maiores

João 2:1–11

Posso honrar minha mãe assim como Jesus honrou a mãe Dele.

No casamento em Caná, Maria disse a Jesus que o vinho tinha acabado. De acordo com a Tradução de Joseph Smith, Jesus respondeu à Sua mãe, perguntando: “Mulher, que queres que eu faça por ti? Isso farei” (João 2:4, nota de rodapé a). Jesus é um exemplo de como as crianças devem tratar sua mãe.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam João 2:1–11 e se revezem recontando partes da escritura com suas próprias palavras.

  • Peça às crianças que citem várias coisas em que sua mãe pode precisar de ajuda. Peça-lhes que pratiquem o que poderiam dizer às mães usando algumas das palavras de Jesus: “Que queres que eu faça por ti?” (João 2:4, nota de rodapé a.)

  • Convide algumas mães para visitar sua classe e contar o que as crianças fazem para mostrar respeito por elas.

Imagem
Jesus conversando com Maria no banquete de casamento

Jesus disse à Sua mãe: “Que queres que eu faça por ti?” (Tradução de Joseph Smith, João 2:4, em João 2:4, nota de rodapé a.)

João 3:1–8

Ser batizado e confirmado é como nascer de novo.

Quando somos batizados, o que Jesus chamou de “nascer da água”, recebemos a remissão de nossos pecados e podemos “entrar no reino de Deus” (João 3:5). Como você pode ajudar as crianças a quem você ensina a entender o que significa nascer de novo?

Atividades sugeridas

  • Embaralhe as palavras do Salvador em João 3:3 e peça que as crianças as coloquem na ordem correta. Como ser batizado e confirmado se assemelha a nascer de novo?

  • Mostre uma gravura de um bebê recém-nascido e de alguém sendo batizado e confirmado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104 e nº 105). De que modo somos como um recém-nascido depois de nosso batismo e nossa confirmação? (Ver João 3:3–5.)

  • Convide as crianças a compartilhar suas lembranças do batismo. Leia Mosias 18:8–10 e Doutrina e Convênios 20:37 para relembrar o convênio batismal. Ensine às crianças que tomar o sacramento com fervor toda semana é uma maneira de continuar o processo de nascer de novo.

  • Ajude as crianças a memorizar Regras de Fé 1:4.

João 3:16–17

O Pai Celestial me ama, por isso Ele enviou Seu Filho.

Como você pode ajudar as crianças a saber que Jesus Cristo foi enviado à Terra como uma expressão do amor do Pai Celestial?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem seu presente favorito e a pessoa que lhes deu esse presente. Depois, peça a uma criança que leia João 3:16. Que presente o Pai Celestial nos deu? Como esse presente demonstra Seu amor?

  • Peça às crianças que prestem atenção às respostas a esta pergunta: “Por que o Pai Celestial nos enviou Jesus Cristo?” enquanto elas cantam ou ouvem o hino “Ele mandou Seu Filho”, Músicas para Crianças, pp. 20–21.

João 4:6–23

Jesus Cristo me oferece a “água viva”.

Assim como Jesus usou a água para ensinar a mulher de Samaria, você pode usar a água para ensinar às crianças por que precisamos do evangelho de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Dê água para as crianças beberem e peça-lhes que falem sobre ocasiões em que estavam com sede. Converse sobre como foi quando finalmente puderam beber água.

  • Escreva frases curtas da história da mulher junto ao poço e peça às crianças que abram em João 4:6–23 para colocar as frases na ordem correta. O que Jesus estava tentando ensinar à mulher?

  • Desenhe no quadro um copo de água e uma fonte ou um rio. Peça às crianças que citem coisas que, assim como um copo de água, nos satisfazem por um momento. Que coisas são como a “água viva”, que podem nos satisfazer para sempre?

  • Escreva no quadro Como o evangelho é semelhante à água? Peça às crianças que pensem em como elas responderiam a essa pergunta enquanto leem João 4:6–23.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Considere pedir às crianças que deem água para seus familiares quando chegarem em casa. Quando elas fizerem isso, podem contar o que aprenderam sobre a água viva.

Aperfeiçoar o ensino

Usar as páginas de atividade. Enquanto as crianças completam as páginas de atividades, use o tempo para examinar com elas os princípios da lição.