Doutrina e Convênios 2021
5 a 11 de julho. Doutrina e Convênios 76: “Grande será sua recompensa e eterna sua glória”


“5 a 11 de julho. Doutrina e Convênios 76: ‘Grande será sua recompensa e eterna sua glória’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios, 2021

“5 a 11 de julho. Doutrina e Convênios 76”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
galáxia no espaço

Refuge, de Shaelynn Abel

5 a 11 de julho

Doutrina e Convênios 76

“Grande será sua recompensa e eterna sua glória”

Ao estudar Doutrina e Convênios 76, pondere o que o Pai Celestial deseja que as crianças de sua classe conheçam a respeito Dele, do Salvador, delas mesmas e de seu destino eterno.

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Mostre às crianças gravuras ou páginas de atividades do esboço desta semana ou de esboços anteriores. Deixe que digam o que elas estão vendo nessas gravuras e o que lembram ter aprendido com elas.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 76:24

Todos somos filhos de Deus.

O presidente Dallin H. Oaks disse que, se ensinarmos a “um jovem a vigorosa ideia de que ele é filho de Deus”, teremos dado a ele “respeito próprio e motivação para enfrentar os problemas da vida” (“Ideias profundas”, A Liahona, janeiro de 1996, p. 27).

Atividades sugeridas

  • Para ajudar as crianças a entender seu potencial de se tornarem semelhantes a Deus, encontre maneiras de mostrar a elas que os filhotes de animais crescem para se tornarem semelhantes aos pais — talvez as crianças possam procurar a gravura do animal que forma par com a gravura do filhote. Abra as escrituras em Doutrina e Convênios 76:24 e diga às crianças que todos somos “filhos e filhas gerados para Deus”. Preste testemunho de que Deus é nosso Pai e que podemos nos desenvolver até nos tornarmos semelhantes a nossos Pais Celestes.

  • Cantem juntos “Sou um filho de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 2–3) e peça às crianças que apontem para si mesmas ao se referirem a elas mesmas no hino. Peça-lhes que cantem o hino substituindo “eu” por “você” e apontando para outra criança da classe.

Doutrina e Convênios 76:40–42

Jesus Cristo é o Salvador do mundo.

A palavra evangelho significa boas novas. As boas novas do evangelho é que Jesus Cristo “veio ao mundo (…) para purificá-lo de toda iniquidade” (versículo 41).

Atividades sugeridas

  • Conte às crianças algumas boas novas que ouviu recentemente. Peça-lhes que compartilhem as boas novas que elas ouviram. Depois, conte para elas as boas novas do evangelho lendo Doutrina e Convênios 76:41–42. Pergunte às crianças o que elas sentem ao ouvir essas boas novas. Compartilhe com elas a alegria que você sente por causa dessas boas novas.

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo. Pergunte às crianças se elas sabem o que Jesus Cristo fez por nós. Mostre às crianças algo sujo e algo limpo (como um lenço branco ou uma folha de papel) e explique-lhes que o pecado é como uma sujeira em nosso espírito, mas Jesus Cristo veio para nos ajudar a nos tornarmos limpos novamente.

    Imagem
    Jesus com as crianças

    Suffer the Children, de J. Kirk Richards

Doutrina e Convênios 76:62

O Pai Celestial quer que eu volte a viver com Ele novamente.

A visão que Joseph Smith e Sidney Rigdon tiveram do reino celestial revelou as grandes bênçãos que Deus preparou para Seus filhos, e também as coisas que precisamos fazer para receber essas bênçãos.

Atividades sugeridas

  • Conte às crianças sobre os três reinos de glória que Joseph e Sidney contemplaram na visão. (Você pode ler para as crianças uma parte ou todo o “Capítulo 26: Os três reinos do céu” [Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 97–103] ou mostrar o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça às crianças que digam o que sabem sobre essa visão. Concentre-se principalmente na descrição do reino celestial e testifique-lhes que ali é onde o Pai Celestial deseja que estejamos.

  • Leia para as crianças Doutrina e Convênios 76:62 e peça-lhes que desenhem a si mesmas com o Pai Celestial e Jesus Cristo no reino celestial.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 76:5, 41–42, 69

Jesus Cristo é meu Salvador.

Ajude as crianças a entender que as gloriosas bênçãos que Deus promete aos fiéis na vida futura somente são possíveis graças ao Salvador Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro O que Jesus Cristo fez por mim? Peça a cada criança que leia em silêncio o versículo 5, os versículos 41–42 ou o versículo 69 da seção 76, procurando possíveis respostas para a pergunta escrita no quadro. Deixe que compartilhem as respostas que encontrarem (ver também “Ele mandou Seu Filho”, Músicas para Crianças, pp. 20–21). Como podemos demonstrar gratidão pelo que o Salvador fez por nós?

  • Escreva a terceira regra de fé no quadro, deixando espaços em branco nas palavras-chave. Dê às crianças as palavras que faltam, escritas em tiras de papel, e peça-lhes que coloquem as palavras no lugar certo no quadro. O que essa regra de fé nos ensina sobre o motivo pelo qual precisamos de Jesus Cristo? (Ver também o vídeo “Por Que Precisamos de um Salvador”, ChurchofJesusChrist.org.)

Doutrina e Convênios 76:12, 15–19, 114–116

O estudo das escrituras pode me ajudar a “entender as coisas de Deus”.

Joseph Smith e Sidney Rigdon receberam Doutrina e Convênios 76 quando estavam ponderando as escrituras. Ajude as crianças a ver como o estudo das escrituras pode propiciar a revelação por intermédio do Espírito Santo.

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas sabem o que Joseph Smith e Sidney Rigdon estavam fazendo quando tiveram a visão descrita em Doutrina e Convênios 76. Convide-as a lerem os versículos 15–19 para descobrir. Relate uma ocasião em que você recebeu inspiração ao ler as escrituras e peça às crianças que falem sobre o sentimento espiritual que elas têm quando leem as escrituras.

  • Peça às crianças que fechem os olhos e tentem realizar uma tarefa, como pintar uma gravura ou abrir as escrituras num versículo específico. Quais são algumas coisas difíceis de fazer quando estamos espiritualmente com os olhos fechados? Leiam juntos Doutrina e Convênios 76:12, 15–19, 114–116 para descobrir o que precisamos fazer para que nossos olhos estejam espiritualmente abertos.

Doutrina e Convênios 76:50–70

O Pai Celestial preparou um reino de glória celestial para mim.

O conhecimento da glória celestial que Deus preparou pode inspirar as crianças a “[vencer] pela fé” (versículo 53) as provações e as tentações com que se depararem.

Atividades sugeridas

  • Se alguém nos perguntar: “Por que devo seguir Jesus Cristo e guardar Seus mandamentos?” O que devemos dizer? Peça às crianças que procurem respostas em Doutrina e Convênios 76:50–70, que descreve aqueles que recebem a vida eterna no reino celestial. Deixe que as crianças encenem como responderiam à pergunta. Preste testemunho das grandes bênçãos que o Pai Celestial preparou para nós, se seguirmos Jesus Cristo.

  • Faça um grande desenho do sol numa folha de papel e recorte-o em várias peças de quebra-cabeça. Entregue uma peça a cada criança, com uma das seguintes passagens das escrituras para elas lerem: Doutrina e Convênios 76:51; 76:52; 76:53; 131:1–2. Peça às crianças que procurem em seus versículos algo que precisamos fazer para receber a vida eterna no reino celestial (alguns versículos incluem mais de uma resposta) e que escrevam isso em seu pedaço do sol. Ao trabalharem juntas para montar o quebra-cabeça, expresse sua confiança nelas de que, com a ajuda do Salvador, elas podem se qualificar para o reino celestial.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que usem a página de atividades desta semana para ensinar à família o que aprenderam sobre a visão que Joseph Smith e Sidney Rigdon tiveram.

Aperfeiçoar o ensino

Use as escrituras. Mesmo que as crianças que você está ensinando não saibam ler ainda, use as escrituras com frequência ao ensiná-las. Deixe que elas vejam que as verdades que você está compartilhando provêm das escrituras.