Velho Testamento 2022
11 a 17 de julho. 2 Reis 17–25: “No Senhor Deus de Israel confiou”


“11 a 17 de julho. 2 Reis 17–25: ‘No Senhor Deus de Israel confiou’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“11 a 17 de julho. 2 Reis 17–25”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
pessoas saindo da cidade destruída

The Flight of the Prisoners [A Fuga dos Prisioneiros], de James Tissot e outros

11 a 17 de julho

2 Reis 17–25

“No Senhor Deus de Israel confiou”

Quando Josias ouviu as palavras do livro da lei, ele agiu com fé. Como vocês podem agir com fé em relação ao que leram em 2 Reis 17–25?

Registre suas impressões

Apesar do ministério impressionante do profeta Eliseu, a espiritualidade do reino de Israel ao Norte continuava em declínio. Reis perversos promoveram a idolatria, e as guerras e a apostasia aumentaram vertiginosamente. Por fim, o Império Assírio conquistou e espalhou as dez tribos de Israel.

Enquanto isso, o reino de Judá ao Sul não estava muito melhor; a idolatria também era generalizada lá. Mas, em meio a toda essa decadência espiritual, os relatos bíblicos mencionam dois reis justos que, por um tempo, trouxeram o povo de volta ao Senhor. Um deles era Ezequias. Durante seu reinado, os assírios, que recentemente tinham sido vitoriosos ao Norte, conquistaram grande parte do Sul. Mas Ezequias e seu povo mostraram fé no Senhor, e Ele libertou Jerusalém de maneira milagrosa. Mais tarde, após outro período de apostasia, Josias começou a reinar. Inspirado, em parte, por uma redescoberta do livro da lei, Josias promoveu reformas que reacenderam a vida religiosa de muitos de seu povo.

O que aprendemos com esses dois pontos brilhantes nos anos sombrios da história de Judá? Entre outras coisas, você pode ponderar sobre o poder da fé e da palavra de Deus em sua vida. Semelhante a Israel e Judá, todos fazemos boas e más escolhas. E, quando sentimos necessidade de fazer reformas em nossa vida, talvez os exemplos de Ezequias e Josias possam nos inspirar a confiar no Senhor nosso Deus (ver 2 Reis 18:22).

Ver também 2 Crônicas 29–35; “Jesus falará: ‘Israel vem a mim’” na seção “Pensamentos para refletir”.

Imagem
Learn More image
Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

2 Reis 18–19

Posso permanecer fiel ao Senhor em tempos difíceis.

A maioria de nós já passou por momentos em que nossa fé foi testada. Para Ezequias e seu povo, uma dessas vezes aconteceu quando o exército assírio invadiu Judá, destruiu muitas cidades e se aproximou de Jerusalém. Ao ler 2 Reis 18–19, imagine que você morasse em Jerusalém naquela época. O que teria sentido, por exemplo, ao ouvir as provocações dos assírios conforme registrado em 2 Reis 18:28–37 e 19:10–13? O que você aprende com o que fez Ezequias? (Ver 2 Reis 19:1–7, 14–19.) Como o Senhor apoiou Ezequias? (Ver 2 Reis 19:35–37.) Reflita sobre como Ele tem apoiado você em tempos difíceis.

Pondere também sobre a descrição de Ezequias em 2 Reis 18:5–7. De acordo com esses versículos, por que Ezequias foi capaz de permanecer fiel quando surgiram desafios? Como você pode seguir o exemplo dele?

Ver também 3 Néfi 3–4; D. Todd Christofferson, “Firmes e constante na fé em Cristo”, Liahona, novembro de 2018, p. 30.

2 Reis 19:20–37

Todas as coisas estão nas mãos do Senhor.

Senaqueribe, rei da Assíria, tinha boas razões para acreditar que seu exército conquistaria Jerusalém. A Assíria derrotara muitas nações, inclusive Israel — por que seria diferente com Jerusalém? (Ver 2 Reis 17; 18:33–34; 19:11–13.) Mas o Senhor tinha uma mensagem para Senaqueribe, dada por intermédio do profeta Isaías, registrada em 2 Reis 19:20–34. Como você resumiria essa mensagem? Que verdades você encontra nesses versículos que podem ajudá-lo a ter fé no Senhor e em Seu plano?

Ver também Helamã 12:4–23; Doutrina e Convênios 101:16.

2 Reis 21–23

As escrituras podem voltar meu coração ao Senhor.

Você já sentiu falta de espiritualidade? Sentiu que seu relacionamento com Deus poderia ser muito mais forte. O que o ajudou a voltar para Ele? Reflita sobre essas perguntas enquanto lê sobre como o reino de Judá se afastou do Senhor sob o reinado do rei Manassés (ver 2 Reis 21) e como o rei Josias ajudou o povo a se comprometer novamente com Ele (ver 2 Reis 22–23). O que inspirou Josias e seu povo? Esse relato pode inspirá-lo a renovar seu compromisso de “[seguir] ao Senhor (…) com todo o [seu] coração, e com toda a [sua] alma” (2 Reis 23:3).

Ao ler esses capítulos, você também pode estudar o capítulo 6 de Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Spencer W. Kimball (2006, p. 67), no qual o presidente Kimball menciona que a história do rei Josias “é uma das melhores histórias de todas as escrituras” (p. 71). Por que o presidente Kimball sentia isso? O que você identifica nas palavras do presidente Kimball, especialmente nos comentários sobre o rei Josias, que o ajuda a aplicar 2 Reis 22–23 à sua vida?

Ver também Alma 31:5; Takashi Wada, “Banquetear-nos com a palavra de Cristo”, Liahona, maio de 2019, p. 38; “Josias e o Livro da Lei” (vídeo), ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
família estudando as escrituras

As escrituras podem voltar nosso coração ao Senhor.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

2 Reis 19:14–19.O que aprendemos com o exemplo de Ezequias que pode nos ajudar quando temos problemas ou dúvidas difíceis? Como o Senhor respondeu às nossas orações? Talvez cada membro da família possa fazer algo para expor em casa que os faça lembrar de buscarem ao Senhor.

2 Reis 22:3–7.Os trabalhadores descritos em 2 Reis 22:3–7 receberam o dinheiro usado para reconstruir o templo “porquanto trabalhavam com fidelidade” (versículo 7). Depois de ler esses versículos, você pode pedir aos membros da família que mencionem coisas que foram confiadas a eles. Como podemos ser confiáveis como eram os trabalhadores descritos nesses versículos?

2 Reis 22:8–11, 19; 23:1–3.O que nos impressiona no modo como Josias e seu povo reagiram à palavra de Deus? Como reagimos à palavra de Deus que está nas escrituras? Os membros de sua família podem compartilhar passagens das escrituras ou histórias que os inspiraram a seguir o Pai Celestial e Jesus Cristo.

2 Reis 23:25.O que chama a atenção na descrição sobre Josias nesse versículo? Sua família pode desenhar em um coração de papel coisas que podem fazer esta semana para voltar o coração ao Senhor.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Estudando as escrituras”, Hinos, nº 176.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Procure palavras e frases inspiradoras. Durante sua leitura, o Espírito pode chamar sua atenção para certas palavras ou frases. Elas podem ser inspiradoras e motivadoras; podem até mesmo parecer que foram escritas somente para você.

Imagem
homem levando um pergaminho ao rei

Ilustração de um escriba levando um pergaminho de escrituras ao rei Josias, de Robert T. Barrett