Velho Testamento 2022
27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19: “Se o Senhor é Deus, segui-O”


“27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19: ‘Se o Senhor é Deus, segui-O’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“27 de junho a 3 de julho. 1 Reis 17–19”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
Elias em pé, ao lado de um altar em chamas

Elias Enfrenta os Sacerdotes de Baal, de Jerry Harston

27 de junho a 3 de julho

1 Reis 17–19

“Se o Senhor é Deus, segui-O”

Quando você lê as escrituras, está exercendo fé, o que prepara seu coração e sua mente para ouvir a “voz mansa e delicada” do Espírito (1 Reis 19:12).

Registre suas impressões

A casa de Israel foi dispersa. A unidade e a prosperidade alcançadas sob o reinado de Davi e de Salomão já tinham acabado há muito tempo, e o relacionamento de convênio da nação com o Senhor era, para muitas pessoas, uma lembrança distante. O reino de Israel havia se dividido, com dez tribos formando o reino de Israel ao Norte e duas tribos formando o reino de Judá ao Sul. Ambos os reinos eram espiritualmente instáveis, liderados por reis que violaram seus convênios com o Senhor e influenciaram outros a fazer o mesmo (ver 1 Reis 11–16). Mas a apostasia era especialmente severa no reino do Norte, onde o rei Acabe encorajava Israel a adorar o falso deus Baal.

Era esse o cenário quando o profeta Elias foi chamado para pregar. O relato de seu ministério deixa claro que a fé pessoal no Senhor pode prosperar entre os justos mesmo em um ambiente iníquo. Às vezes, o Senhor responde a essa fé com milagres públicos impressionantes, como fogo caindo do céu. Mas Ele também opera milagres discretos e particulares, como atender às necessidades pessoais de uma viúva fiel e de seu filho. E, com muita frequência, Seus milagres são tão pessoais que só você os conhece, como, por exemplo, quando o Senhor revela a Si mesmo e Sua vontade por meio de “uma voz mansa e delicada” (1 Reis 19:12).

Para saber mais sobre Elias, ver “Elias” no Guia para Estudo das Escrituras.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

1 Reis 17:1–16

Um convite ao sacrifício é uma oportunidade para exercer minha fé.

A princípio, pode parecer difícil entender por que o profeta Elias pediu à viúva de Sarepta que lhe desse comida e água antes de alimentar a si mesma e ao filho faminto. Mas o pedido de Elias também pode ser visto como uma bênção para essa pequena família. Eles precisavam das bênçãos do Senhor, e o sacrifício geralmente traz bênçãos, inclusive a bênção de uma fé mais vigorosa.

Ao ler essa história, coloque-se no lugar dessa notável viúva. O que mais o impressiona a respeito dela? Considere as oportunidades que você tem de exercer sua fé — inclusive as oportunidades de sacrifício. De que forma você pode ser mais semelhante a essa viúva?

Ver também Mateus 6:25–33; Lucas 4:24–26; Lynn G. Robbins, “O dízimo: Um mandamento até para os mais pobres”, A Liahona, maio de 2005, p. 34.

1 Reis 18

“Se o Senhor é Deus, segui-o.”

Pode ser que os israelitas sentissem que tinham bons motivos para adorar Baal apesar da ordem do Senhor: “Não terás outros deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Baal era conhecido como o deus das tempestades e da chuva e, após três anos de seca, eles precisavam desesperadamente de uma tempestade. E a adoração a Baal era socialmente aceita e endossada pelo rei e pela rainha. Ao ler 1 Reis 18, pense em todas as situações em sua vida que podem ser comparadas à que os israelitas se encontravam. Você já se sentiu indeciso quanto a seguir ao Senhor porque as alternativas pareciam razoáveis e convincentes? (Ver 1 Reis 18:21.) Nos eventos registrados neste capítulo, em sua opinião, o que o Senhor estava ensinando às pessoas sobre Si mesmo e sobre Baal? Que experiências lhe ensinaram verdades semelhantes?

Talvez seja interessante observar nesse capítulo o que Elias disse e fez que demonstrou sua fé no Senhor. O que você aprende com Elias sobre a fé?

Ver também Josué 24:15; 2 Néfi 2:26–28; D. Todd Christofferson, “Escolhas e compromisso”, devocional mundial para jovens adultos, 12 de janeiro de 2020, ChurchofJesusChrist.org.

Imagem
Elias em pé sobre a rocha

Uma representação simbólica de 1 Reis 19:11–12. The Prophet [O Profeta], © Robert Booth Charles/Bridgeman Images

1 Reis 19:1–18

O Senhor frequentemente fala de maneira mansa e delicada.

Quando a rainha Jezabel soube do que acontecera com seus sacerdotes no monte Carmelo, ela não se converteu, mas ficou furiosa. Temendo por sua vida, Elias fugiu para o deserto e buscou refúgio em uma caverna. Naquele lugar, enquanto lutava contra a solidão e o desânimo, ele teve uma experiência com o Senhor muito diferente da que tivera no monte Carmelo. O que a experiência de Elias em 1 Reis 19:1–18 ensina sobre a maneira de o Senhor Se comunicar com você em momentos de necessidade? Pense em ocasiões em sua vida em que você ouviu Sua voz. O que você precisa fazer para receber Sua orientação com mais frequência?

Ao ler os versículos a seguir, pondere sobre as palavras e frases usadas para descrever como o Senhor Se comunica conosco: Helamã 5:30; 3 Néfi 11:3–7; Doutrina e Convênios 6:22–23; 8:2–3; 9:8–9; 11:12–14; 36:2.

Ver também Salmos 46:10; 1 Néfi 17:45; Russell M. Nelson, “Ouvir o Senhor”, Liahona, maio de 2020, p. 88.

1 Reis 19:19–21

Servir ao Senhor é mais importante do que os cuidados com as coisas do mundo.

O fato de Eliseu possuir 12 juntas de bois indica que ele provavelmente era um homem rico. O que o impressiona nas ações dele conforme registradas em 1 Reis 19:19–21? Como você pode seguir o exemplo de Eliseu?

Ver também Mateus 4:18–22.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

1 Reis 17:1–16.O vídeo “Elias e a Viúva de Sarepta” (ChurchofJesusChrist.org) e a gravura neste esboço podem ajudar sua família a visualizar o relato em 1 Reis 17:1–16. Depois de ler os versículos e examinar esses recursos, cada membro da família poderia mencionar as qualidades inspiradoras que a viúva possuía. O que o Senhor está pedindo que façamos para demonstrar nossa fé?

1 Reis 18.O capítulo “Elias e os sacerdotes de Baal” (Histórias do Velho Testamento) pode ajudar sua família a conhecer a história registrada em 1 Reis 18. Há coisas que estão nos impedindo de nos comprometermos mais plenamente com o Senhor? Como podemos mostrar nossa disposição de segui-Lo? (Ver versículo 21.)

1 Reis 19:11–12.O que ajudaria sua família a entender a importância de ouvir a “voz mansa e delicada”? Vocês poderiam ler 1 Reis 19:11–12 juntos em voz baixa ou cantar baixinho uma música sobre o Espírito, como “O Espírito Santo” (Músicas para Crianças, p. 56). Acrescente alguns ruídos perturbadores para ilustrar como Satanás tenta nos impedir de ouvir a voz mansa e delicada. Os membros da família podem compartilhar o que fazem para ser sensíveis aos sussurros do Espírito.

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “O Espírito Santo”, Músicas para Crianças, p. 56.

Aperfeiçoar seu estudo pessoal

Registre suas impressões. Quando sentir o Espírito falando com você, escreva o que sente que Ele está lhe dizendo. O pensamento necessário para traduzir essas impressões em palavras pode ajudá-lo a ponderar sobre elas e valorizá-las.

Imagem
mulher com uma criança

Widow of Zarephath [A Viúva de Sarepta], de Rose Datoc Dall