Velho Testamento 2022
Pensamentos para refletir: Leitura do Velho Testamento


“Pensamentos para refletir: Leitura do Velho Testamento”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Velho Testamento 2022

“Pensamentos para refletir: Leitura do Velho Testamento”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, 2022

Imagem
ícone pensamentos

Pensamentos para refletir

Leitura do Velho Testamento

Encontrar significado pessoal

Quando você pensa na oportunidade de estudar o Velho Testamento este ano, como se sente? Ansioso? Incerto? Preocupado? Todas essas emoções são compreensíveis. O Velho Testamento é uma das coleções mais antigas de escritos do mundo, e isso pode torná-lo emocionante e intimidador. Esses escritos vêm de uma cultura antiga que pode parecer diferente e, às vezes, estranha ou até desconfortável. E, no entanto, nesses escritos vemos pessoas com experiências que parecem familiares e reconhecemos os temas do evangelho que testificam da divindade de Jesus Cristo e Seu evangelho.

Sim, pessoas como Abraão, Sara, Ana e Daniel viveram vidas que, de alguma forma, eram muito diferentes da nossa. Mas também experimentaram a alegria em família e a discórdia familiar, momentos de fé e momentos de incerteza, sucessos e fracassos, como acontece a todos nós. Mais importante ainda, eles exerceram fé, arrependeram-se, fizeram convênios, tiveram experiências espirituais e nunca desistiram de seus esforços para obedecer a Deus.

Se você se pergunta se você e sua família podem encontrar significado pessoal no Velho Testamento este ano, lembre-se de que a família de Leí e Saria encontrou. Néfi compartilhou histórias sobre Moisés e os ensinamentos de Isaías quando seus irmãos precisavam de incentivo, correção ou perspectiva. Quando Néfi disse: “Minha alma se deleita nas escrituras” (2 Néfi 4:15), ele estava falando sobre escrituras que agora fazem parte do Velho Testamento.

Buscar o Salvador

Se você se pergunta se você e sua família podem se aproximar mais de Jesus Cristo por meio do estudo do Velho Testamento, lembre-se de que o próprio Salvador nos convida a fazê-lo. Quando Ele disse aos líderes dos judeus: “As escrituras (…) de mim testificam” (João 5:39), Ele estava falando dos escritos que chamamos de Velho Testamento. Para encontrar o Salvador no que você lê, talvez precise ponderar pacientemente e buscar orientação espiritual. Às vezes, as referências a Ele são muito diretas, como na declaração de Isaías: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, (…) e o seu nome se chamará (…) Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Em outros lugares, o Salvador é representado de maneira mais sutil, por meio de símbolos e semelhanças — por exemplo, por meio de descrições de sacrifícios de animais (ver Levítico 1:3–4) ou do relato de José perdoando seus irmãos e os salvando da fome.

Se você buscar maior fé no Salvador ao estudar o Velho Testamento, você a encontrará. Talvez esse possa ser o propósito do seu estudo este ano. Ore a fim de que o Espírito o guie para encontrar passagens, histórias e profecias que o aproximem de Jesus Cristo e se concentrar nelas.

Imagem
profeta antigo escrevendo

Old Testament Prophet [Profeta do Velho Testamento], de Judith Mehr

Divinamente preservado

Não espere que o Velho Testamento apresente uma história completa e precisa da humanidade. Não é isso que os autores e compiladores originais estavam procurando criar. A preocupação maior deles era ensinar algo a respeito de Deus — sobre Seu plano para Seus filhos, sobre o que significa ser o povo de Seu convênio e sobre como encontrar redenção quando não cumprimos nossos convênios. Às vezes, eles faziam isso relacionando eventos históricos como eles os entendiam — incluindo histórias da vida de grandes profetas. Gênesis é um exemplo disso, assim como os livros de Josué, Juízes e 1 e 2 Reis. Mas outros escritores do Velho Testamento não tiveram a intenção de ser históricos. Em vez disso, ensinaram por meio de obras de arte como poesia e literatura. Salmos e Provérbios se encaixam nessa categoria. E também há as palavras preciosas dos profetas, de Isaías a Malaquias, que falaram a palavra de Deus à antiga Israel — e, por meio do milagre da Bíblia, ainda nos falam hoje.

Todos esses profetas, poetas e compiladores sabiam que suas palavras seriam lidas por pessoas de todo o mundo milhares de anos mais tarde? Não sabemos. Mas nos maravilhamos que isso seja exatamente o que aconteceu. Nações se levantaram e caíram, cidades foram conquistadas, reis viveram e morreram; mas o Velho Testamento sobreviveu a todos eles, de geração em geração, de escriba a escriba, de tradução em tradução. É claro que algumas coisas foram perdidas ou modificadas e, de alguma maneira, muita coisa foi milagrosamente preservada.1

Essas são apenas algumas coisas a se ter em mente ao ler o Velho Testamento este ano. Talvez Deus tenha preservado esses escritos antigos porque Ele conhece você e sabe o que está passando. Talvez Ele tenha preparado uma mensagem espiritual para você nessas palavras, algo que o aproximará mais Dele e edificará sua fé em Seu plano e em Seu Filho Amado. Talvez Ele o leve a uma passagem ou a um pensamento que abençoará alguém que você conheça — uma mensagem que você possa compartilhar com um amigo, um membro da família ou um amigo da Igreja. Há tantas possibilidades. Não é emocionante pensar sobre isso?

Livros do Velho Testamento

Na maioria das versões cristãs do Velho Testamento, os livros são organizados de maneira diferente de como foram compilados pela primeira vez em uma coleção. Assim, enquanto a Bíblia hebraica agrupa os livros em três categorias — a lei, os profetas e os escritos —, a maioria das Bíblias cristãs organiza os livros em quatro categorias: lei (Gênesis a Deuteronômio), história (Josué a Ester), livros poéticos (Jó a Cantares de Salomão) e profetas (Isaías a Malaquias).

Por que essas categorias são importantes? Porque saber que tipo de livro você está estudando pode ajudá-lo a entender como estudá-lo.

Aqui está algo para ter em mente quando você começar a ler “a lei” ou os cinco primeiros livros do Velho Testamento. Esses livros, que são atribuídos a Moisés, provavelmente passaram pelas mãos de inúmeros escribas e compiladores ao longo do tempo. Ainda assim, os livros de Moisés são a palavra inspirada de Deus embora sejam — como qualquer obra de Deus transmitida por meio de mortais — sujeitos a imperfeições humanas (ver Moisés 1:41; Regras de Fé 1:8). As palavras de Morôni, referindo-se ao registro sagrado do Livro de Mórmon que ele ajudou a compilar, são úteis aqui: “Se há falhas, são erros dos homens; não condeneis, portanto, as coisas de Deus” (página de título do Livro de Mórmon). Em outras palavras, um livro de escrituras não precisa estar livre de erros humanos para ser a palavra de Deus.

Nota

  1. O presidente M. Russell Ballard disse: “Não é por acaso ou coincidência que temos a Bíblia hoje. Pessoas justas foram inspiradas pelo Espírito para registrar tanto as coisas sagradas que viram quanto as palavras inspiradas que ouviram e proferiram. Outras pessoas dedicadas foram inspiradas a proteger e preservar esses registros” (“O milagre da Bíblia Sagrada”, A Liahona, maio de 2007, p. 80).