Novo Testamento 2023
27 de março a 2 de abril. Mateus 14; Marcos 6; João 5–6: “Não tenhais medo”


“27 de março a 2 de abril. Mateus 14; Marcos 6: João 5–6: ‘Não tenhais medo’”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: Novo Testamento 2023

“27 de março a 2 de abril. Mateus 14; Marcos 6; João 5–6”, Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar: 2023

Imagem
Jesus caminha com os discípulos carregando cestos de pães

27 de março a 2 de abril

Mateus 14; Marcos 6; João 5–6

“Não tenhais medo”

Ao ler Mateus 14, Marcos 6 e João 5–6, identifique verdades que sejam significativas para você. Você pode fazer a si mesmo perguntas do tipo: “O que os relatos nesses capítulos têm a ver comigo?”, “Quais mensagens encontro para minha vida?” ou “O que gostaria de compartilhar com minha família ou outras pessoas?”

Registre suas impressões

O que inspirou Pedro a deixar a segurança de seu barco, no meio do mar da Galileia, durante uma forte tempestade? O que o levou a acreditar que, se Jesus podia caminhar sobre a água, ele também poderia? Não podemos saber com certeza, mas talvez Pedro compreendia que o Filho de Deus veio não apenas para realizar coisas maravilhosas para o povo, mas também para conceder poder a pessoas como Pedro para executar prodígios também. Afinal de contas, o chamado de Jesus era: “Vem, segue-me” (Lucas 18:22). Pedro já tinha aceitado esse convite anteriormente e, agora, estava tentando aceitá-lo novamente mesmo que isso significasse se confrontar com seus temores e fazer algo aparentemente impossível. Talvez o Senhor não nos peça para sairmos de um barco andando no meio de uma tempestade ou contribuirmos com nosso suprimento escasso de pão quando milhares precisam se alimentar, mas Ele pode pedir que aceitemos instruções mesmo quando não as compreendamos plenamente. Quaisquer que sejam os Seus convites para nós, algumas vezes podem ser surpreendentes ou mesmo assustadores. Mas os milagres podem acontecer se nós, como Pedro, pudermos deixar de lado nossos temores e nosso entendimento limitado e segui-Lo com fé.

Imagem
ícone de estudo pessoal

Ideias para o estudo pessoal das escrituras

João 5:16–47

Jesus Cristo honra a Seu Pai.

O relacionamento entre o Pai Celestial e cada um de Seus filhos tem uma natureza sagrada. Nesses versículos, Jesus Cristo nos deu um padrão inspirado a ser seguido em nosso relacionamento com o Pai Celestial. Leia João 5:16–47 e marque ou anote cada ocorrência da palavra Pai. De que maneira o Salvador honrou a Seu Pai e como podemos seguir Seu exemplo? O que você aprendeu acerca de como o Pai Celestial Se sente sobre Seu Filho? O que você se sente motivado a fazer para fortalecer seu relacionamento com o Pai Celestial?

Ver também João 17; Jeffrey R. Holland, “A grandiosidade de Deus”, A Liahona, novembro de 2003, p. 70.

Imagem
pães e peixes

Jesus alimentou de forma milagrosa cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes.

Mateus 14:15–21; Marcos 6:33–44; João 6:5–14

O Salvador pode magnificar minha oferta humilde para cumprir Seus propósitos.

Você já se sentiu incapaz de satisfazer todas as necessidades que vê à sua volta — em seu lar, nos relacionamentos ou na sociedade? Os discípulos de Jesus podem ter se sentido incapazes quando Ele pediu que alimentassem mais de cinco mil pessoas famintas quando havia apenas cinco pães e dois peixes. Ao ler sobre o milagre que ocorreu em seguida, pondere sobre como Deus pode usar nossa oferta humilde de serviço para abençoar aqueles à nossa volta. De que maneira Ele pode magnificar seus esforços ao servi-Lo? Considere esta declaração da irmã Michelle D. Craig: “Mas podemos dar o que temos a Cristo e Ele multiplicará nossos esforços. O que vocês têm a oferecer é mais do que suficiente, mesmo com suas fraquezas e debilidades humanas, se confiarem na graça de Deus” (“Descontentamento divino”, Liahona, novembro de 2018, p. 54).

Mateus 14:22–33; Marcos 6:45–52; João 6:15–21

Jesus Cristo me convida a abandonar meus temores e minhas dúvidas, exercendo a fé que tenho Nele.

Imagine os detalhes da cena descrita em Mateus 14:22–33, Marcos 6:45–52 e João 6:15–21. Imagine como Pedro e os outros discípulos se sentiram. O que você aprendeu a respeito do discipulado com as palavras e ações do Salvador nesses versículos? O que você aprendeu com as palavras e ações de Pedro? (Ver também 1 Néfi 3:7.) O que o Senhor o está convidando a fazer que é semelhante a caminhar fora do barco? O que você encontra nesses versículos que lhe dá coragem para exercer sua fé em Jesus Cristo?

João 6:22–71

Como discípulo de Jesus Cristo, preciso ter o desejo de acreditar na verdade e aceitá-la mesmo quando for difícil fazê-lo.

Quando Jesus Se referiu a Si mesmo como “o pão da vida” (João 6:48), muitos disseram “duro é este discurso” (João 6:60). Como as palavras de Pedro em João 6:68–69 o ajuda nos momentos em que parece difícil aceitar ou viver de acordo com a doutrina do Salvador? O que mais lhe chama a atenção no testemunho de Pedro? Quais são algumas das “palavras da vida eterna” (João 6:68) que o ajudam a manter seu compromisso de seguir o Salvador?

Ver também M. Russell Ballard, “Para quem iremos nós?”, A Liahona, novembro de 2016, p. 90.

Imagem
ícone de estudo em família

Ideias para o estudo das escrituras em família e para a noite familiar

Mateus 14:15–21.Pense como você pode ajudar sua família a imaginar quantos pães e peixes seriam necessários para alimentar cinco mil pessoas. O que o milagre descrito em Mateus 14:15–21 nos ensina sobre o Salvador? Considere compartilhar uma experiência em que você sentiu que não tinha o suficiente para oferecer, mas o Salvador multiplicou seus esforços.

Mateus 14:22–33.Sua família vai gostar de fazer uma representação da história desses versículos. Por que os discípulos no barco ficaram com medo? Como Pedro foi capaz de superar seus temores e deixar o barco? De que maneira ele demonstrou fé mesmo quando começou a afundar? De que maneira somos algumas vezes semelhantes a Pedro?

João 5:1–16.Peça aos membros da família que observem a ocorrência da palavra “são” (sadio) e “curado” nesses versículos. De que maneiras Jesus Cristo pode curar as pessoas? Quando e como Ele nos curou?

João 6:28–58.Dê a cada membro da família um pedaço de pão para comer e conversem sobre os benefícios que recebemos do pão e de outros alimentos saudáveis. Então consultem juntos esses versículos, procurando ver por que Jesus Cristo chamou a Si mesmo de “pão da vida” (João 6:35). O que pode significar “comer” o pão da vida? (Ver D. Todd Christofferson, “O pão vivo que desceu do céu”, Liahona, novembro de 2017, p. 36).

Para mais ideias sobre como ensinar crianças, ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Primária.

Hino sugerido: “Da corte celestial”, Hinos, nº 114.

Aperfeiçoar o estudo pessoal

Busque suas próprias inspirações espirituais. Em seu estudo pessoal e familiar, não se limite às passagens das escrituras mencionadas nesses esboços. Da mesma forma, o Senhor tem mensagens para você nos capítulos que não foram incluídos aqui. Busque-os em espírito de oração.

Imagem
Jesus ajuda Pedro a sair da água

Contra o Vento, de Liz Lemon Swindle