Vem, e Segue-Me 2024
29 de abril a 5 de maio: “Uma vigorosa mudança”. Mosias 4–6


“29 de abril a 5 de maio: ‘Uma vigorosa mudança’. Mosias 4–6”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024

“29 de abril a 5 de maio. Mosias 4–6”, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024

Imagem
o rei Benjamim ensinando seu povo

A Serviço de Deus, de Walter Rane

29 de abril a 5 de maio: “Uma vigorosa mudança”

Mosias 4–6

Alguma vez você já ouviu alguém falar e sentiu desejo de mudar sua vida? Talvez, por causa do que ouviu, você tenha resolvido viver de modo um pouco diferente, ou até bem diferente. O discurso do rei Benjamim foi desse tipo, e as verdades que ele ensinou tiveram esse efeito nas pessoas que as ouviram. O rei Benjamim contou ao povo o que um anjo lhe havia ensinado: que bênçãos maravilhosas poderiam ser alcançadas por meio do “sangue expiatório de Cristo” (Mosias 4:2). Por causa de Sua mensagem, as pessoas mudaram a visão que tinham de si mesmas (ver Mosias 4:2), o Espírito mudou seus desejos (ver Mosias 5:2) e elas fizeram um convênio com Deus de que agiriam sempre de acordo com Sua vontade (ver Mosias 5:5). Foi esse o impacto que as palavras do rei Benjamim tiveram sobre o povo. Que impacto elas terão sobre você?

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Mosias 4

Por intermédio de Jesus Cristo, posso receber e manter a remissão de meus pecados.

Às vezes, mesmo quando já sentimos que nossos pecados foram perdoados, é difícil manter esse sentimento e continuar no caminho da retidão. O rei Benjamim ensinou seu povo não só a receber, mas também a conservar a remissão dos pecados. Ao estudar o capítulo 4 de Mosias, você pode fazer perguntas como as seguintes:

Versículos 1–8.Quais são as condições sob as quais Deus concede a remissão de seus pecados? O que você aprendeu sobre Ele nesses versículos que o inspira a se arrepender? Como você poderá saber que se arrependeu?

Versículos 11–16.De acordo com esses versículos, o que acontece em nossa vida se fizermos as coisas descritas no versículo 11? Como você ou alguém que você ama vivenciou essas mudanças? Compare essas mudanças às descritas em Mosias 3:19.

Versículos 16–30.Como o fato de compartilhar o que você tem com o próximo pode ajudá-lo a conservar a remissão de seus pecados? Como você pode usar o que foi descrito no versículo 27 ao se esforçar para se tornar mais semelhante a Cristo?

Em que sentido somos todos mendigos? De acordo com esses versículos, como devemos tratar todos os filhos de Deus? (Ver Mosias 4:26.) Quem precisa de sua ajuda?

Ver também Becky Craven, “Oferecer nossa mudança”, Liahona, novembro de 2020, p. 55.

Mosias 4:5–10

Imagem
ícone do seminário
Eu acredito e confio em Deus.

O convite do rei Benjamim para acreditar e confiar em Deus é tão importante hoje em dia como era nos tempos antigos. Ao ler Mosias 4:5–10, identifique verdades sobre Deus que lhe deem razão para confiar Nele. Observe os convites feitos pelo rei Benjamim no versículo 10. Por que confiar em Deus facilitaria seguir o convite do rei Benjamim?

Procure por algumas destas escrituras adicionais para fazer uma lista dos atributos de Deus: Jeremias 32:17; 1 João 4:8; 2 Néfi 9:17; Alma 32:22; Mórmon 9:9; Éter 3:12; Doutrina e Convênios 19:1–3; 88:41 (ver também o vídeo “Atributos Cristãos” na Biblioteca do Evangelho. Você poderia usar sua lista para chegar a várias maneiras de completar uma frase como a seguinte: “Porque eu sei que Deus é , posso confiar Nele para ”.

Nossa confiança no Senhor aumenta à medida que temos experiências com Ele. Em Mosias 4:1–3, o que ajudou o povo do rei Benjamim a “conhecer a bondade de Deus”? (Versículo 6). Pondere as experiências que você teve com Deus. O que elas lhe ensinaram sobre o Senhor? Que medidas você tem tomado (ou poderia tomar) para aprofundar sua crença ou confiança em Deus?

Ver também Jeffrey R. Holland, “A grandiosidade de Deus”, A Liahona, novembro de 2003, p. 70; Tópicos do Evangelho “Deus, o Pai”, na Biblioteca do Evangelho; “Eu sei que Deus vive”, Hinos, nº 195.

Compartilhar experiências sagradas. Algumas experiências são muito sagradas ou pessoais para serem compartilhadas. Ao convidar outras pessoas a contar suas experiências, não as pressione a compartilhar se elas não quiserem.

Mosias 4:29–30

Devo vigiar meus pensamentos, minhas palavras e obras.

Deus não nos dá uma lista de todos os pecados possíveis. De acordo com Mosias 4:29–30, o que Ele faz em vez disso? Pense em como seus pensamentos, suas palavras e obras afetam a você mesmo e a outras pessoas. Como elas afetam seu relacionamento com Deus? Como você “[toma] cuidado com [você mesmo]”?

Mosias 5:1–5

O Espírito do Senhor pode realizar uma vigorosa mudança em meu coração.

É comum as pessoas dizerem: “Não consigo mudar. Eu sou assim”. Ao contrário disso, a experiência do povo do rei Benjamim nos mostra como o Espírito do Senhor pode realmente mudar nosso coração. Ao ler Mosias 5:1–5, pense sobre como aconteceu — ou como pode acontecer em sua vida — a “vigorosa mudança” que leva à verdadeira conversão. Pense em mudanças sutis e graduais, bem como em experiências “vigorosas”. Como essas experiências o têm ajudado a enfrentar a tentação?

Ver também Ezequiel 36:26–27; Alma 5:14; “Mudança de Coração”, “O Povo do Rei Benjamim Faz Convênio com Deus”, vídeos, na Biblioteca do Evangelho.

Imagem
Cristo curando uma mulher doente

Mãos que Curam, de Adam Abram

Mosias 5:5–15

Tomo sobre mim o nome de Cristo quando faço convênios com Ele.

O que Mosias 5:7–9 ensina sobre o significado de tomar sobre si o nome de Cristo? O que as orações sacramentais (ver Morôni 4–5) ensinam sobre isso? Como você pode mostrar que “pertence” ao Salvador?

Ver também D. Todd Christofferson, “Por que trilhar o caminho do convênio”, Liahona, maio de 2021, p. 116.

Sugestões para ensinar as crianças

Mosias 4:1–3, 10

O arrependimento traz alegria.

  • Para ensinar sobre a alegria do arrependimento, considere permitir que seus filhos fiquem com as mãos pegajosas ou sujas e percebam como se sentem após lavá-las. Em seguida, compare isso à maneira como as pessoas em Mosias 4:1–3 se sentiram antes e depois de seus pecados serem perdoados. Compartilhe seu testemunho do poder do Salvador para nos purificar espiritualmente.

  • Seus filhos sabem como se arrepender de forma plena e sincera? Ajude-os a identificar o que fez o povo do rei Benjamim em Mosias 4:1–3, 10. Eles também podem rever “Arrepender-se, Arrependimento” no Guia para Estudo das Escrituras. Como Jesus Cristo tornou o arrependimento possível?

Mosias 4:12–26

O evangelho de Jesus Cristo me inspira a tratar as pessoas com amor e bondade.

  • Servir ao próximo faz com que nos sintamos bem. Peça a seus filhos que falem sobre um momento em que amaram ou serviram a alguém e como se sentiram com essa experiência. Quais são alguns dos motivos pelos quais as pessoas podem não querer ajudar as outras? O que poderíamos dizer a alguém para convidá-lo a ajudar os necessitados? Procure ideias em Mosias 4:16–26.

  • O rei Benjamim ensinou que, quando nos achegamos a Cristo e recebemos a remissão de nossos pecados, ficamos “cheios do amor de Deus” (Mosias 4:12). Isso faz com que sejamos amorosos e gentis com as outras pessoas. Você e seus filhos podem procurar em Mosias 4:13–16, 26 (ou uma canção como “Eu andarei contigo”, Músicas para Crianças, pp. 78–79) e encontrar frases que descrevam como podemos servir ao próximo. Em seguida, eles poderiam encenar essas coisas ou fazer desenhos sobre elas e adivinhar as frases umas das outras. Como podemos demonstrar amor e bondade em casa, na escola e na igreja?

Imagem
menina brincando com bebê

Jesus Cristo nos ensinou a ser bondosos com o próximo.

Mosias 5:5–15

Quando faço convênios com Deus, tomo sobre mim o nome de Cristo.

  • Seus filhos podem gostar de criar distintivos exibindo o nome “Jesus Cristo” e pregá-los na camisa ou blusa sobre o coração (ver a página de atividades desta semana). Ao fazer isso, leia para eles Mosias 5:12 e fale que quando fazemos convênios, ou promessas, com Deus é como ter o nome de Cristo “sempre (…) escrito em [nosso] coração”.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
Cristo alimentando pássaros

Em Seus Constantes Cuidados, de Greg K. Olsen