Seminário
Domínio doutrinário: 3 Néfi 11:10–11 — “[Eu] me submeti à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio”


“Domínio doutrinário: 3 Néfi 11:10–11 — ‘[Eu] me submeti à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio’”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Domínio doutrinário: 3 Néfi 11:10–11”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Domínio doutrinário: 3 Néfi 11:10–11

“[Eu] me submeti à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio”

Imagem
Cristo falando aos nefitas

Em seu estudo de 3 Néfi 11, você aprendeu sobre Jesus Cristo aparecendo aos nefitas. Ele lhes disse que havia cumprido a vontade do Pai Celestial ao tomar sobre Si os pecados do mundo. Esta lição vai ajudá-lo a memorizar a referência de domínio doutrinário e a frase-chave da escritura de 3 Néfi 11:10–11, explicar a doutrina e aplicar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual em uma situação da vida real.

Dar oportunidades para que os alunos prestem testemunho. Certifique-se de que os alunos entendam que um testemunho não precisa começar com certas palavras ou ser compartilhado apenas em situações formais. Ajude-os a reconhecer que estão testificando quando usam expressões simples e sinceras do que acreditam ser verdade.

Preparação do aluno: Peça aos alunos que perguntem a um membro da família ou líder da Igreja por que eles escolheram seguir Jesus Cristo.

Possíveis atividades de aprendizado

Esta lição de passagem de domínio doutrinário foi elaborada para ser ensinada após a lição de “3 Néfi 11:1–11”, que é a lição contextual para a passagem de domínio doutrinário de 3 Néfi 11:10–11. Se esta lição de domínio doutrinário precisar ser transferida para outra semana, certifique-se de ensinar também a lição contextual correspondente durante essa mesma semana.

Memorizar e explicar

A frase-chave de escritura para 3 Néfi 11:10–11 é: “[Eu] me submeti à vontade do Pai em todas as coisas desde o princípio”. Marque essa parte do versículo 11 de modo distinto para que ela se destaque do restante do versículo.

Ajude os alunos a memorizar e explicar a referência da escritura e a frase-chave de 3 Néfi 11:10–11. Uma maneira de fazer isso é mostrar as imagens a seguir que representam Jesus Cristo cumprindo a vontade do Pai ao tomar sobre Si nossos pecados.

Peça aos alunos que recitem a referência e a frase-chave de escritura várias vezes. À medida que os alunos vão memorizando a frase, incentive-os a olhar não apenas para as palavras, mas também para as imagens exibidas. Peça-lhes que reflitam sobre o significado das palavras do Salvador que estão memorizando.

Imagem
Cristo no Getsêmani e na cruz

Em uma lição anterior, você debateu sobre a verdade encontrada em 3 Néfi 11:11 de que Jesus Cristo fez a vontade do Pai ao tomar sobre Si os pecados do mundo.

Imagine que alguém que sabe pouco sobre Jesus Cristo pediu que você ensinasse o que você sabe sobre Ele.

  • Usando a declaração de verdade e a frase-chave de escritura, como você explicaria o que Jesus Cristo fez por nós e por que isso é importante?

Aplicação prática

Faça uma breve revisão dos princípios para se adquirir conhecimento espiritual nos parágrafos 5–12, na seção “Adquirir conhecimento espiritual” do Documento Principal de Domínio Doutrinário, 2023.

Dê aos alunos a oportunidade de demonstrar sua compreensão dos princípios para se adquirir conhecimento espiritual. Uma maneira de fazer isso é mostrar os três princípios no quadro e pedir a vários alunos que escrevam ou expliquem os princípios em uma única frase.

A situação a seguir pode ajudar os alunos a aplicar os princípios para se adquirir conhecimento espiritual e a doutrina ensinada em 3 Néfi 11:10–11. Exponha a situação a seguir para que os alunos possam consultá-la durante o restante da lição.

Jéssica começou a passar mais tempo com um novo grupo de amigos. Esses amigos não seguem Jesus Cristo, mas ela percebe que eles parecem estar felizes sem reconhecer Deus em sua vida. Jéssica foi ensinada a acreditar em Jesus Cristo e a segui-Lo. Ela sempre relacionou a felicidade com a obediência a Jesus Cristo, mas está começando a se perguntar o quanto é essencial segui-Lo.

Os princípios para se adquirir conhecimento espiritual podem ser úteis em uma situação como a de Jéssica.

Examinar conceitos e perguntas com uma perspectiva eterna

Para ajudá-lo a ver como Jéssica poderia examinar sua preocupação com uma perspectiva eterna, copie a tabela a seguir em seu diário de estudo. Em seguida, complete a tabela, fazendo uma lista de todos os motivos e resultados possíveis para ambas as colunas. Certifique-se de incluir ideias de 3 Néfi 11:10–11 ao completar a coluna da direita.

Os alunos podem trabalhar juntos em pequenos grupos para completar a tabela a seguir, ou vocês podem completá-la juntos em classe.

Ajude os alunos a se sentirem seguros para expressar seus pontos de vista. Se os alunos precisarem de ajuda para preencher a tabela, faça perguntas mais específicas, como as seguintes: Que motivos Jéssica teria para querer viver mais como seu novo grupo de amigos? Quais são os resultados de curto e longo prazo dessa escolha? O que você sabe sobre Jesus Cristo que faria com que valesse a pena segui-Lo? Que bênçãos Jéssica pode receber ao escolher seguir Jesus Cristo?

Seguir pessoas

Seguir Jesus Cristo

Razões:

Seguir pessoas

Seguir Jesus Cristo

Resultados:

Seguir pessoas

Seguir Jesus Cristo

Depois que os alunos tiverem preenchido a tabela, peça-lhes que falem sobre o que aprenderam. As perguntas a seguir podem ser usadas como parte do debate:

  • Como pensar sobre as opções de Jéssica dessa maneira foi útil para você?

    As perguntas a seguir podem ajudar os alunos a ver como os outros princípios para se adquirir conhecimento espiritual também podem ser úteis na situação de Jéssica.

  • Além de 3 Néfi 11:10–11, que outras fontes divinamente atribuídas poderiam ajudar Jéssica a entender a importância de seguir Jesus Cristo?

    À medida que os alunos debaterem a pergunta anterior, eles poderiam acrescentar seus novos pontos de vista à seção adequada da segunda coluna de suas respectivas tabelas. Se os alunos precisarem de ajuda para encontrar fontes divinamente atribuídas e relevantes, direcione-os a escrituras como João 14:6; Atos 4:12 e 2 Néfi 25:20.

  • O que Jéssica poderia fazer para aumentar sua fé em Jesus Cristo e se tornar mais disposta a segui-Lo?

Pense em como o que você aprendeu hoje pode abençoar sua vida ou a vida de alguém que você conhece. Aja de acordo com os sussurros espirituais que você pode ter tido durante a aula.

Revisão de domínio doutrinário

Durante uma lição posterior, mostre uma ou duas imagens da aparição de Jesus Cristo aos nefitas. Peça aos alunos que recitem a referência da passagem de domínio doutrinário e a frase-chave de escritura associadas a essas imagens. Se os alunos precisarem de ajuda, escreva algumas informações no quadro para fazê-los se lembrarem. Por exemplo, você pode escrever 3 _______ 11:10–____: “[Eu] me _______________ à vontade do _____________ em _____ as coisas desde o ________________”.