Seminário
Alma 42, parte 1: “Um Deus perfeito, justo e também um Deus misericordioso”


“Alma 42, parte 1: ‘Um Deus perfeito, justo e também um Deus misericordioso’”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Alma 42, parte 1”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Alma 42, parte 1

“Um Deus perfeito, justo e também um Deus misericordioso”

Imagem
Alma, o Filho, abraçando seu filho, Coriânton

Viver em um mundo decaído com nossa perspectiva limitada e mortal pode dificultar nosso entendimento da natureza completa e perfeita de nosso Pai Celestial e de Seu plano. Coriânton também teve dificuldades para entender a realidade da justiça e da misericórdia de Deus. Alma o ajudou a ampliar sua perspectiva de nosso amoroso Pai Celestial e de Seu plano para nós. Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a entender melhor a natureza do Pai Celestial como um Ser justo e misericordioso.

Ore por seus alunos. Uma maneira de aumentar seu amor pelos alunos é orar por eles. Assim como o Salvador orou por Pedro pessoalmente (ver Lucas 22:32), você pode orar ao Pai Celestial por cada aluno pelo nome. Peça a Ele que o ajude a entender melhor as necessidades e maneiras pelas quais você pode se aproximar deles.

Preparação do aluno: Você pode pedir aos alunos que conversem com um membro da família ou amigo sobre algumas das diferentes ideias que as pessoas têm sobre o caráter de Deus.

Possíveis atividades de aprendizado

Para começar a lição, coloque os alunos em duplas. Dê uma das seguintes situações a cada aluno. Peça aos dois que leiam suas situações e depois debatam o que pode estar errado sobre as suposições de Gabriel e Elisa.

A justiça e a misericórdia de Deus

Leia as seguintes situações:

  • Gabriel está fazendo escolhas que quebram os mandamentos de Deus. A princípio, ele se sentiu um pouco culpado, mas decidiu que, se o Pai Celestial ama tanto Seus filhos, Ele não o puniria por seus pecados.

  • Elisa está aflita porque se arrependeu de um pecado que cometeu, sentiu que foi perdoada e depois cometeu o mesmo erro. Ela acredita que não há esperança para ela porque sente que mentiu para Deus sobre seu arrependimento.

Há muitos que não entendem o amoroso e perfeito equilíbrio entre a justiça e a misericórdia do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Ao estudar a lição de hoje, pense em como você é abençoado porque Deus é justo e misericordioso.

Alma ajudou Coriânton a entender o plano de Deus

Você pode pedir aos alunos que examinem as preocupações de Coriânton em Alma 40–41. Se não se lembrarem, oriente-os a ler Alma 40:1; 41:1. Você pode listar as preocupações de Coriânton no quadro à medida que os alunos as mencionarem.

Quando Alma continuou a aconselhar Coriânton, ele percebeu que seu filho tinha dúvidas sobre Deus e Seu plano.

Leia Alma 42:1 e identifique essa preocupação de Coriânton.

Pense em acrescentar essa preocupação à lista no quadro. Você pode listar as respostas dos alunos para as seguintes perguntas embaixo dessa preocupação.

  • Quais são algumas suposições que podem levar alguém a pensar que é injusto para Deus punir os pecadores?

  • Qual é o perigo desse tipo de mal-entendido?

  • Como você vê mal-entendidos semelhantes hoje em dia?

Esta pode ser uma oportunidade para os alunos compartilharem o que aprenderam em sua preparação para a aula.

Alma procurou ajudar Coriânton compartilhando com ele uma perspectiva mais ampla de Deus e de Seu plano. Ele começou explicando que a Queda de Adão e Eva no jardim do Éden trouxe a morte espiritual (separação de Deus) e a morte física (a morte do corpo mortal). Ver Alma 42:2–8. Depois, ensinou a Coriânton como a Queda está relacionada com a justiça e a misericórdia de Deus.

Leia Alma 42:9–12 e identifique os efeitos da Queda.

  • Quais efeitos da Queda você encontrou?

As respostas dos alunos para a pergunta anterior podem esclarecer o que eles entendem e o que precisam de ajuda para entender. Ajude os alunos a entender que, por causa da Queda, a humanidade se tornou carnal, sensual e diabólica (ver Alma 42:10) e “afastada da presença do Senhor” (Alma 42:11). Não podemos vencer essa separação de Deus sozinhos.

Depois, para preparar os alunos para aprender mais sobre justiça e misericórdia na próxima seção da lição, você pode convidá-los a escrever suas próprias definições de uma ou duas frases de ambas as palavras. Então, leia as seguintes definições e peça aos alunos que comparem suas definições com as do Tópicos do Evangelho. Permita que os alunos façam quaisquer perguntas.

  • Justiça: “Nos termos das escrituras, justiça é a lei imutável que faz com que cada ação tenha as suas consequências. Devido à lei da justiça, recebemos bênçãos quando obedecemos aos mandamentos de Deus. A lei da justiça também exige uma penalidade para cada pecado cometido” (Tópicos do Evangelho, “Justiça”, topics.ChurchofJesusChrist.org).

  • Misericórdia: “Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo” (Tópicos do Evangelho, “Misericórdia”, topics.ChurchofJesusChrist.org).

Leia Alma 42:13–15 e identifique o que Alma ensinou sobre Deus e Seu plano.

  • O que você aprendeu sobre o plano do Senhor?

  • Que verdades você aprendeu sobre Deus nesses versículos?

Entre outras verdades, ajude os alunos a entender a importância de saber que Deus é perfeito, justo e misericordioso. Embora verdades importantes sejam mencionadas nesses versículos sobre a Expiação de Jesus Cristo e o papel do arrependimento, vamos aprender mais sobre esses tópicos na próxima lição.

A justiça e a misericórdia de Deus

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou sobre a justiça e a misericórdia de Deus:

A justiça é um atributo essencial de Deus. Podemos ter fé em Deus porque Ele é perfeitamente confiável. As escrituras nos ensinam que “Deus não anda por veredas tortuosas nem se volta para a direita ou para a esquerda nem se desvia daquilo que disse; portanto suas veredas são retas e seu caminho é um círculo eterno” (Doutrina e Convênios 3:2) e que “Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34). Contamos com o atributo divino da justiça para ter fé, confiança e esperança.

Mas, como consequência de ser perfeitamente justo, existem algumas coisas que Deus não pode fazer. Ele não pode ser arbitrário em salvar alguns e banir outros. Ele “não [pode] encarar o pecado com o mínimo grau de tolerância” (Doutrina e Convênios 1:31). Ele não pode permitir que a misericórdia roube a justiça (ver Alma 42:25).

É uma evidência convincente de Sua Justiça o fato de Deus ter criado o princípio da misericórdia, que acompanha a justiça. É por Ele ser justo que planejou os meios para que a misericórdia desempenhasse seu papel indispensável em nosso destino eterno. (D. Todd Christofferson, “Livres para sempre, para agirem por si mesmos”, A Liahona, novembro de 2014, pp. 17–18).

  • O que essa passagem o ajuda a entender sobre o Senhor?

Você pode pedir aos alunos que escrevam suas respostas para a seguinte pergunta e completem as declarações a seguir sozinhos para depois compartilharem com um colega, um pequeno grupo ou com a classe.

Imagine que um(a) amigo(a) tenha a mesma preocupação que Coriânton. Ele ou ela pergunta se é justo Deus punir os pecadores.

  • O que você poderia dizer a seu amigo ou sua amiga para ajudá-lo(a) a entender a respeito da justiça e da misericórdia de Deus? (Inclua versículos ou frases de Alma 42:9–15.)

Complete as seguintes declarações:

  • A justiça de Deus me abençoa porque

  • A misericórdia de Deus me abençoa porque

Preste seu testemunho da justiça e da misericórdia de Deus.