Seminário
Alma 31:12–38: Nossa adoração ao Pai Celestial e a Jesus Cristo


“Alma 31:12–38: Nossa adoração ao Pai Celestial e a Jesus Cristo”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor, 2024

“Alma 31:12–38”, O Livro de Mórmon — Manual do Professor

Alma 31:12–38

Nossa adoração ao Pai Celestial e a Jesus Cristo

Imagem
moça orando

A adoração ao Pai Celestial e a Jesus Cristo tem como objetivo nos aproximar Deles. Mas, e se perdermos de vista o verdadeiro motivo da adoração? Os zoramitas, que antes pertenciam à verdadeira Igreja de Deus, começaram a acreditar em falsos ensinamentos. Sua forma corrupta de adoração os afastou de Deus, levando-os a julgar injustamente as pessoas e a maltratá-las. Esta lição pode ajudá-lo a melhorar seu relacionamento com o Pai Celestial e Jesus Cristo ao avaliar como o orgulho e a humildade influenciam seu relacionamento com Eles e com as outras pessoas.

Comparar e contrastar. Nas escrituras, uma doutrina ou um princípio ficam claros quando os comparamos a outra coisa. Observar as semelhanças e diferenças entre ensinamentos, pessoas e acontecimentos fazem com que as verdades do evangelho fiquem mais claras. Esforce-se para enfatizar exemplos em que escritores inspirados incluem essas comparações.

Preparação do aluno: Em preparação para estudar Alma 31, peça aos alunos que orem, concentrando-se nas necessidades de outras pessoas.

Possíveis atividades de aprendizado

Avaliar os efeitos de nossa adoração

Para ajudar os alunos a pensar em adoração como uma maneira de demonstrar amor e devoção a Deus, mostre as imagens a seguir ou outras que você escolher. Peça aos alunos que reflitam sobre como adorar dessa forma pode ter afetado seu relacionamento com Deus.

Imagem
grupo de jovens do lado de fora do templo
Imagem
rapaz distribuindo o sacramento
Imagem
moça orando
Imagem
rapaz lendo as escrituras

Peça aos alunos que ponderem as perguntas a seguir e escrevam quaisquer pensamentos em seu diário de estudo sobre como melhorar seu relacionamento individual com Deus por meio da adoração. Não peça aos alunos para compartilhar suas respostas.

  • Com que frequência você sente que está tentando, de maneira sincera, demonstrar seu amor a Deus por meio da adoração?

  • De que maneiras, se houver, você sente que sua adoração pode estar sendo menos sincera ou estar mais focada em coisas erradas?

Os zoramitas adoram no Rameumptom

Quando Alma e seus irmãos descobriram que os zoramitas estavam pervertendo os caminhos do Senhor, eles viajaram para Antiônum. Lá, encontraram os zoramitas adorando de uma maneira que nunca tinham visto (ver Alma 31:12).

Mostre a imagem a seguir e peça aos alunos que expliquem o que as pessoas estavam fazendo. Os alunos poderiam ler Alma 31:21 para ver o nome do púlpito em que os zoramitas oravam.

Imagem
Zoramitas orando no Rameumptom

Ajude os alunos a desenvolver a habilidade de estudo das escrituras de comparar e contrastar. Dividida os alunos em grupos e peça-lhes que façam comparações entre as orações dos zoramitas e a oração que Alma fez. Crie uma tabela no quadro como a seguinte e peça aos alunos que, durante a lição, escrevam o que descobriram. Ajude-os a fazer comparações entre (1) o foco das orações, (2) o que foi dito e (3) por quê.

A oração dos zoramitas

A oração de Alma

Leia Alma 31:13–23 e preencha a coluna à esquerda da tabela com o que chama sua atenção sobre como os zoramitas adoravam. Se desejar, assista ao vídeo “Alma e Seus Irmãos Pregam a Palavra de Deus entre os Zoramitas” de 0:22 a 3:58, disponível no site ChurchofJesusChrist.org.

  • O que você percebeu sobre como os zoramitas adoravam? Como você acha que isso afetou o relacionamento deles com Deus?

Alma ora pelos zoramitas

Imagem
Alma ora pelos zoramitas

Vendo a corrupção entre os zoramitas, Alma orou por eles.

Leia Alma 31:24–38 e identifique o que Alma enfatizou, bem como seus sentimentos e desejos em sua oração. Preencha a coluna direita da tabela com base no que encontrar. Isso pode ajudá-lo a comparar a oração de Alma com a oração dos zoramitas.

Se desejar, assista ao vídeo “Alma e Seus Irmãos Pregam a Palavra de Deus entre os Zoramitas” de 4:03 a 5:55, disponível no site ChurchofJesusChrist.org. Nesta parte do vídeo, você vai ouvir a oração de Alma enquanto observa o empenho dele e de seus companheiros para ensinar os zoramitas.

Peça aos alunos que usem a tabela para falar sobre o que aprenderam ao comparar as orações de Alma e dos zoramitas.

Prepare os alunos para aprender com a declaração do presidente Uchtdorf a seguir, fazendo perguntas como: “De que maneira os zoramitas foram afetados pelo orgulho?” e “O que havia de diferente na atitude de Alma?”

O presidente Dieter F. Uchtdorf, que na época servia na Primeira Presidência, ensinou:

Quando temos o coração cheio de orgulho, cometemos um pecado grave, porque quebramos os dois grandes mandamentos. Em vez de adorar a Deus e amar nosso próximo, revelamos o verdadeiro objeto de nossa adoração e amor: a imagem que vemos no espelho. O orgulho é o grande pecado do enaltecimento próprio. É, para muitos, um Rameumptom pessoal, um púlpito sagrado que justifica a inveja, a cobiça e a vaidade. (Dieter F. Uchtdorf, “O orgulho e o sacerdócio”, A Liahona, novembro de 2010, p. 56)

Leia Alma 32:1–5 e identifique como os zoramitas estavam tratando as pessoas.

  • Como os zoramitas tratavam as outras pessoas?

  • Como Alma se sentia em relação aos outros e como ele tratava as pessoas? (Ver Alma 31:1–2, 24–25, 34–35.)

  • Que princípios podemos aprender sobre os efeitos do orgulho ou da humildade?

Um princípio que podemos aprender é que nosso orgulho ou humildade afeta nosso relacionamento com Deus e as outras pessoas.

  • Como você acha que nosso orgulho ou humildade pode influenciar a maneira como adoramos o Pai Celestial e Jesus Cristo?

  • Como você acha que nosso orgulho ou humildade influencia a maneira como tratamos as pessoas?

  • O que você aprendeu com Alma sobre a humildade? O que Jesus Cristo ensinou sobre ser humilde?

Escolha duas ou três maneiras de podermos demonstrar humildade pela maneira como adoramos a Deus. Escreva-as em seu diário de estudo.

Peça aos alunos que ponderem sobre as coisas a seguir. Incentive-os a escrever em seu diário de estudo ou a acrescentar uma anotação em suas escrituras digitais.

Tire um momento para avaliar como você adora pessoalmente o Pai Celestial e Jesus Cristo e como sua adoração influencia seu relacionamento com Eles. Pondere também sobre como o orgulho e a humildade afetam o modo como tratamos as pessoas. Veja se há alguma mudança que você gostaria de fazer.

Preste testemunho de como sua adoração influencia o modo como você se sente a respeito de Deus e como você trata as pessoas.