Seminário
Alma 37–38: “Aprende em tua mocidade”


“Alma 37–38: ‘Aprende em tua mocidade’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Alma 37–38”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Alma 37–38

“Aprende em tua mocidade”

Imagem
pai e filho lendo

Quais são algumas das lições que você aprendeu com seus pais ou líderes da Igreja? Que coisas que você espera ensinar a seus filhos um dia? Alma compreendia que os pais têm a sagrada responsabilidade de ensinar seus filhos. Após sua missão entre os zoramitas, Alma reuniu seus filhos para ensiná-los e incentivá-los. Ele os aconselhou a guardar os mandamentos de Deus. Esta lição pode ajudá-lo a aprender que viver os mandamentos agora vai abençoá-lo por toda a vida.

Conselho de um pai

O presidente Thomas S. Monson (1927–2018) contou a seguinte história:

Numa entrevista publicada em uma revista de circulação nacional, foi pedido ao famoso jogador de basquete da NCAA Jabari Parker, que é membro da Igreja, que ele compartilhasse o melhor conselho que recebeu de seu pai. Jabari respondeu: “[Meu pai] disse: Simplesmente seja no escuro a pessoa que você é no claro”. Esse (…) é um conselho importante para todos nós. (Thomas S. Monson, “Esforça-te, e tem bom ânimo”, A Liahona, maio de 2014, p. 68)

Imagine que está sendo entrevistado e o entrevistador faz as seguintes perguntas para você:

  • Qual é o melhor conselho que você recebeu de seu pai ou de sua mãe, ou de um líder da Igreja?

  • De que maneira esse conselho o abençoou?

Alma 36–42 registra o conselho que Alma deu a seus filhos depois de terminar a missão entre os zoramitas. Você já estudou muito do que ele ensinou a seu filho Helamã (Alma 36–37). Nesta lição, você vai estudar o restante de seu conselho a Helamã, além dos princípios que ele ensinou a seu filho Siblon (Alma 38). Ao estudar Alma 37–38, identifique os conselhos de Alma que você poderia usar em sua vida ou compartilhar com outros jovens.

“Aprende sabedoria em tua mocidade”

Leia Alma 37:35 e identifique o que Alma queria que Helamã aprendesse quando jovem. Marque o que encontrar.

  • O que Alma queria que Helamã soubesse e fizesse?

  • Em sua opinião, por que é melhor “[aprender] em [sua] mocidade a guardar os mandamentos de Deus” em vez de esperar até ficar mais velho?

Imagem
árvore jovem amarrada a estacas

O presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) contou a seguinte experiência sobre plantar uma árvore:

Coloquei [a árvore] num canto onde o vento vindo do desfiladeiro localizado ao leste da casa soprava com mais intensidade. Cavei um buraco, coloquei a raiz dentro dele rodeada de terra, despejei água e, de maneira geral, esqueci-me dela. Era uma árvore franzina, com uns dois centímetros de diâmetro. Era tão flexível que conseguia dobrá-la em qualquer direção. Não prestei muita atenção nela à medida que os anos se passaram.

Um dia, durante o inverno (…) percebi que ela estava inclinada na direção oeste, disforme e desequilibrada. Saí de casa e tentei endireitar a árvore, agarrando-a com ambos os braços. O tronco, porém, tinha quase 30 centímetros de diâmetro. Minha força de nada valia. Tirei do meu barracão de ferramentas uma roldana e um guincho. Ao prender uma extremidade à árvore e outra a um poste bem definido, puxei a corda. A polia moveu-se ligeiramente e o tronco da árvore tremeu um pouco. Mas foi só isso. (…)

Por fim, em desespero de causa, peguei o serrote e cortei o grande e pesado galho que ficava do lado oeste. O serrote deixou uma cicatriz feia, com mais de 25 centímetros de largura. Dei um passo para trás e olhei o que tinha feito. Eu tinha cortado a maior parte da árvore, deixando apenas um galho crescendo para o céu. (…)

Quando foi plantada, um barbante teria sido suficiente para compensar a força do vento. Eu poderia e deveria ter colocado esse barbante sem nenhum esforço, mas não o fiz, e a árvore cedeu às forças que se abateram contra ela. (Gordon B. Hinckley, “Educar a criança no caminho que ela deve seguir”, A Liahona, janeiro de 1994, p. 64)

  • Como guardar os mandamentos pode ser como colocar um apoio para uma árvore jovem para que ela cresça reta e forte apesar do vento?

  • Como ignorar os mandamentos até mais tarde na vida pode nos afetar?

Se desejar, assista ao vídeo “Cumprir Nossas Promessas e Nossos Convênios”, de 7:29 a 8:35, disponível no site ChurchofJesusChrist.org. O élder Ronald A. Rasband, do Quórum dos Doze Apóstolos, contou como ele decidiu guardar os mandamentos de Deus em sua juventude.

Tire alguns minutos para escrever em seu diário o que está aprendendo sobre guardar os mandamentos de Deus. Em espírito de oração, procure saber como você foi abençoado pela maneira como guarda os mandamentos.

Considere a possibilidade de fazer uma meta sobre como você gostaria de melhorar sua obediência aos mandamentos do Senhor agora, em sua juventude. Busque a orientação do Espírito Santo ao fazer essa meta.

Conselhos para os jovens

Alma deu outros conselhos a seus filhos que podem ser úteis para nós.

Estude as passagens de escrituras a seguir. Marque o conselho que você acha que seria útil para os jovens de hoje, inclusive você mesmo. Prepare suas respostas para as perguntas abaixo.

  1. Alma 37:33–37 (“manso e humilde” = humilde, ensinável, justo)

  2. Alma 38:1–5 (“afastado de sua presença” = afastado de Deus fisicamente ou espiritualmente)

  3. Alma 38:6–9 (“nascido de Deus” = o Espírito do Senhor causando uma vigorosa mudança no coração de uma pessoa)

  4. Alma 38:10–15 (“moderado” = mostrar moderação ou autocontrole; “despotismo” = comportamento dominador; “dominadas” (as paixões) = controladas)

  1. Escolha um ensinamento dos versículos que estudou e responda às seguintes perguntas:

    • O que Alma queria que seus filhos fizessem ou soubessem? Em qual versículo você encontrou isso?

    • Como conhecer ou seguir esse princípio pode ajudar um jovem a seguir melhor Jesus Cristo?

    • Como esse ensinamento pode ser aplicado na vida de um jovem? Você consegue pensar em algum exemplo de quando viu isso ser aplicado em sua vida? (Não mencione nada muito pessoal.)

    Passe algum tempo ponderando e registrando qualquer pensamento ou ideia sobre outras maneiras de aplicar os conselhos que aprendeu hoje. Por exemplo, pense em algo que um pai ou líder da Igreja o incentivou a começar ou parar de fazer. Ou você pode se aconselhar com o Senhor e buscar Sua orientação.