Seminário
Alma 37: “Por meio de coisas pequenas e simples”


“Alma 37: ‘Por meio de coisas pequenas e simples’”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno, 2024

“Alma 37”, O Livro de Mórmon — Manual do Aluno

Alma 37

“Por meio de coisas pequenas e simples”

Imagem
rapaz estudando as escrituras

Às vezes, nossos problemas parecem tão grandes e complicados que supomos que as soluções também precisam ser grandes e complicadas. No entanto, Alma ensinou a seu filho Helamã que o Senhor muitas vezes usa coisas pequenas e simples para fazer grandes coisas, como permitir que as escrituras “[indiquem] o caminho” que devemos seguir em nossa vida (Alma 37:40). Esta lição tem como objetivo ajudá-lo a exercer fé em Jesus Cristo ao estudar Sua palavra nas escrituras.

A grandeza das coisas pequenas e simples

  • Quais são algumas das coisas pequenas e simples que fazem uma grande diferença em sua vida?

Imagem
moça fazendo exercício
Imagem
smartphone
Imagem
escova de dentes
Imagem
jovem limpando o exterior de um edifício

Conforme registrado em Alma 37, Alma confiou a Helamã uma importante responsabilidade que o Senhor utilizou para exercer grande influência nos filhos de Deus. Leia Alma 37:1–2, 5–7 para ver do que se trata e por que era tão importante.

Se quiser ver um vídeo que relata esses versículos, assista ao vídeo “Alma Aconselha Seus Filhos” de 3:15 a 5:05, disponível no site ChurchofJesusChrist.org. Acompanhe o relato em suas escrituras.

Uma verdade que podemos aprender em Alma 37 é que o Senhor usa as escrituras para trazer salvação a muitas pessoas.

  • Em sua opinião, por que o Senhor usa as escrituras para ajudar as pessoas a edificar a fé em Jesus Cristo e a se achegarem a Ele para obterem a salvação?

Ao continuar seu estudo, pondere estas perguntas: Como as escrituras ajudam a levar as pessoas a Jesus Cristo e Sua salvação? Como devo estudar para receber essas grandes bênçãos?

Se você não sente que está recebendo grandes bênçãos com o estudo das escrituras, busque a orientação do Espírito Santo para saber o que talvez precise reconhecer ou mudar.

O grande poder das escrituras

Imagem
Alma ensinando seu filho

Alma lembrou Helamã sobre como as escrituras influenciaram grandemente os nefitas e lamanitas. Leia Alma 37:8–10, 14 e identifique as bênçãos milagrosas que o Senhor concedeu por meio das escrituras. Você poderia marcar essas bênçãos ou fazer uma lista delas em seu diário de estudo.

  • Quais dessas bênçãos chamam mais sua atenção? Por quê?

Alma ensinou que as escrituras “ampliaram a memória deste povo” (Alma 37:8). O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, explicou essa bênção:

As escrituras ampliam nossa memória ajudando-nos a lembrar sempre do Senhor e de nosso relacionamento com Ele e com o Pai. Lembram-nos do que sabíamos em nossa vida pré-mortal. Ampliam nossa memória em outro sentido ensinando-nos sobre épocas, povos e acontecimentos que não vivenciamos pessoalmente. (D. Todd Christofferson, “A bênção das escrituras”, A Liahona, maio de 2010, p. 33)

Imagem
ícone, anotar
  1. Responda às seguintes perguntas:

    • Em que ocasião você ou alguém que você conhece recebeu uma dessas bênçãos do estudo das escrituras?

    • Como você acha que as escrituras nos levam “a conhecer o Senhor (…) e a [nos regozijar] em Jesus Cristo”? (Alma 37:9)

A Liahona e as palavras de Cristo

Depois de dar conselhos adicionais a Helamã, Alma comparou as palavras de Cristo a uma coisa pequena e simples que Leí e sua família usaram: a Liahona. Pondere sobre o que você sabe a respeito da Liahona.

Imagem
Leí e sua família olhando a Liahona

Leia Alma 37:38–46 e identifique coisas pequenas e simples que a família de Leí tinha que fazer para que a Liahona pudesse guiá-los.

  1. Faça o seguinte:

    Para ajudá-lo a pensar em como os ensinamentos de Alma sobre a Liahona se aplicam ao estudo das escrituras, tire um momento para descrever o seguinte:

    1. Estudar as escrituras com fé em Deus (ver Alma 37:40). O que torna isso diferente de outros tipos de estudo?

    2. Tornar-se “negligentes” e esquecer de “exercitar sua fé e diligência” por meio do estudo das escrituras (Alma 37:41).

    Se possível, registre quaisquer experiências que tenha tido que o ajudou a ver como as escrituras agem como “guia” para indicar o caminho que devemos seguir em nossa vida (ver Alma 37:38, 40).

Estudo pessoal das escrituras

Reflita sobre metas pessoais, hábitos e experiências atuais de estudo das escrituras. Registre em seu diário quais pequenos ajustes você pode fazer para permitir que o Senhor o abençoe de grandes maneiras. A seguir estão alguns exemplos:

Estudar as escrituras procurando mais conhecimento do Senhor ou para se regozijar em Jesus Cristo (ver Alma 37:9).

  • Isso pode incluir procurar referências sobre Jesus Cristo, Seus papéis e Sua missão. Ao identificar essas referências, pense em como Jesus Cristo cumpre papéis semelhantes em sua vida. Ao encontrar expressões de gratidão, anote-as em um diário ou no aplicativo Biblioteca do Evangelho.

Demonstrar fé em Deus ao estudar (ver Alma 37:40).

  • Isso pode incluir procurar maneiras de agir de acordo com o que você está estudando e se achegar a Cristo. Você poderia procurar responder com frequência à pergunta: “De que maneira o que estou estudando pode me ajudar a vir a Cristo para receber Suas bênçãos e seguir Seu exemplo?” Anote suas respostas em um diário.

Determine como você pode evitar ser negligente e se esquecer de “exercitar sua fé e diligência” em seu estudo (Alma 37:41).

  • Você poderia escolher um horário todos os dias para estudar as escrituras. Poderia pedir um a membro da família ou amigo para fazer perguntas frequentes sobre seus esforços de estudar as escrituras. Se disponível, configure todos os dias um lembrete no calendário de um celular ou em outro dispositivo digital.