A Liahona
Abraçar o Poder de Cura do Arrependimento e do Perdão
Abril de 2024


Exclusivamente Digital

Abraçar o Poder de Cura do Arrependimento e do Perdão

Do seu discurso “Asking, Seeking, and Knocking: A Compassionate Pattern” proferido num devocional na Universidade Brigham Young — Havai, a 29 de janeiro de 2023. Para ver o discurso completo, vá a speeches.byuh.edu.

Encontre respostas a três perguntas sobre o arrependimento e o perdão.

Imagem
um homem a orar e com esperança

Há alguns meses, convidei os alunos da BYU – Havai a enviar uma pergunta a um apóstolo que lhes fosse da maior importância, como discípulos de Jesus Cristo. Agrupei as perguntas por tópicos semelhantes. Um desses grupos dizia respeito a arrepender-se e ser perdoado dos pecados, sentir-se digno de participar do sacramento e a sentir o amor de Deus por nós, mesmo quando nos sentimos indignos. Gostaria de abordar aqui este assunto.

Poderá Deus Ainda Me Amar Mesmo Quando Pequei?

É interessante notar que o princípio do arrependimento vem depois da fé em Jesus Cristo. Bem, devo dizer que Deus nos ama, mesmo que estejamos profundamente imersos no pecado. Somos perdoados quando nos humilhamos diante de Deus, aconselhados por líderes apropriados da Igreja, conforme necessário, e nos arrependemos e abandonamos os nossos pecados. Seguir estes passos levá-lo-á para mais perto do Salvador, que pode libertar-lo da culpa, tristeza e escravidão física e espiritual.

Por que Razão Ainda Sinto Culpa Mesmo Depois de Me Arrepender?

Não sabemos porque é que às vezes continuamos a sentir culpa mesmo depois de nos arrependermos dos pecados que cometemos. Em vez de especular, fale com o nosso Pai Celestial sobre isso. Faça esta pergunta diretamente a Ele. Eu sei que, com o tempo, Ele irá revelar-lhe o que precisa. No meu caso, ainda tenho algumas lembranças de alguns dos meus erros do passado. Ao orar sobre isso, o Senhor disse-me que fui perdoado e que não deveria preocupar-me mais com essas coisas. No entanto, também sinto que essas memórias são um aviso para eu me esforçar para não cair novamente nesses erros.

Portanto, ter essas memórias não é totalmente negativo. Vejo-as na minha vida como uma demonstração do amor de Deus por mim, pois Ele adverte-me constantemente para evitar seguir novamente esse caminho. À medida que nos esforçamos continuamente para fazer o melhor possível, manifestando através das nossas obras o desejo de limpar o vaso interior (ver Alma 60:23), os sentimentos de culpa e desânimo tendem a desaparecer. A seu tempo, a nossa experiência pode ser como a de Alma, que testificou que depois de se arrepender “ele ainda conseguia lembrar-se dos seus pecados, mas a memória dos seus pecados já não o afligia e torturava mais, porque ele sabia que tinha sido perdoado”.1

Como Posso Perdoar a Outros Que Me Magoaram?

Uma preocupação interessante expressa através das perguntas enviadas, está relacionada a perdoar aqueles que nos ofenderam e nos fizeram coisas más.

Bem, esta é uma questão interessante. Vamos concentrar-nos em alguns princípios e ver como podemos aplicá-los. Ao estudarmos a palavra de Deus, aprendemos que perdoar os outros traz grandes bênçãos espirituais, incluindo paz e esperança. Talvez a mais importante destas bênçãos seja que, ao perdoarmos os outros, também podemos ser perdoados dos nossos próprios pecados. O Senhor ensina-nos que o perdão é um mandamento universal e que “de nós é exigido perdoar a todos os homens” (Doutrina e Convénios 64:10). No entanto, ainda pode ser difícil.

Algumas vezes, permitimos que o orgulho, o medo, o ressentimento ou a amargura nos desencorajem e bloqueiem a nossa capacidade de sentir esperança. Mas a coragem de perdoar vem àqueles que colocam a sua fé e confiança no Senhor. Com a Sua ajuda, podemos encontrar a força para perdoar os outros, quer o malfeitor tenha cometido um pecado grave ou uma ofensa não intencional. Perdoar significa deixar de lado a culpa por uma mágoa do passado. Também é para libertar um fardo significativo. É seguir em frente com a vida.

Em relação ao esquecimento, é importante lembrar que “perdoar não significa esquecer a ofensa ocorrida ou fingir que nunca aconteceu. Não significa permitir que o [comportamento ofensivo] continue. Não significa que é possível que todos os relacionamentos sejam curados. E não significa que o infrator não será responsabilizado pelos seus atos. Significa sim, que o Salvador pode ajudá-lo a deixar e ultrapassar”.2

Aqui estão algumas sugestões para ajudar neste processo: 

  • Orar por Humildade. A humildade é o oposto do orgulho, que é o principal obstáculo no nosso esforço para perdoar. O orgulho leva-nos a focar em sentimentos de animosidade em relação aos outros. Também nos faz ignorar as nossas próprias fraquezas, erros e pecados. Mas o Senhor promete: “Porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27). De acordo com a nossa humildade e fé, o Senhor ajudar-nos-á a tornar-nos mais semelhantes a Ele e a perdoar verdadeiramente tal como Ele fez. 

  • Expressar gratidão. Expressar gratidão convida o Espírito a entrar mais plenamente nas nossas vidas, o que pode suavizar e mudar o nosso coração. Considere manter um diário de coisas pelas quais está grato. Procure manifestações do amor de Deus todos os dias. Ao cultivar uma atitude de gratidão, pode descobrir que consegue até identificar razões para estar grato pelas suas provações.

  • Ser paciente. Perdoar quando se está com muita dor pode levar tempo. Uma mulher que estava a recuperar de um divórcio doloroso recebeu este sábio conselho do bispo dela: “Guarde um lugar no seu coração para o perdão e, quando este chegar, receba-o”. Pode abrir espaço para o perdão através da oração sincera, estudo e contemplação. Banquetear-se diariamente com as palavras de Cristo também o ajudará a aproximar-se d’Ele e trará grande poder de cura à sua vida (ver 2 Néfi 31:20; Jacó 2:8).

  • Deixar o mundo para trás. O passado é passado e não pode ser alterado. Mas pode concentrar a sua energia no hoje; pois hoje, tem o poder de escolher perdoar. Lance o seu fardo sobre o Senhor. Cristo chama: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Lembre-se de que, além de tomar sobre Si os pecados do mundo, Cristo tomou sobre Si as nossas dores e fraquezas (ver 2 Néfi 9:21; Alma 7:11–12; Doutrina e Convénios 18:11). Se Lhe permitir, Ele pode aliviar o seu fardo.

Encontrar a força para perdoar pode ser desafiador, mas o Salvador e a Sua Expiação tornam isso possível. Na verdade, ao abrirmos os nossos corações para perdoar os outros, seremos abençoados com paz. Convido-vos a abraçar o poder de cura do perdão.

Notas

  1. Dieter F. Uchtdorf, “O Ponto de Retorno Seguro”, Liahona, mai. 2007, p. 101, adaptado para português europeu.

  2. Será que É Possível Perdoar?Auxílio para as Vítimas, Biblioteca do Evangelho.