A Liahona
Comunicar com o Pai Celestial Através da Oração
Abril de 2024


Exclusivamente Digital: Ensinamentos dos Líderes da Igreja nas Redes Sociais

Comunicar com o Pai Celestial Através da Oração

Veja o que os profetas, apóstolos e outros líderes da Igreja ensinaram nas redes sociais sobre a oração.

Imagem
Cristo a orar

Heavenly Communication (Comunicação Celestial), Yongsung Kim

Com muitos fardos, dúvidas ou preocupações nas nossas vidas, que dádiva é poder orar ao nosso amoroso Pai Celestial por orientação, força, esperança, fé e consolo! Esta bênção está disponível a todos, como ensinou o Presidente Russell M. Nelson:

“Através da oração, podemos demonstrar o nosso amor a Deus. E Ele tornou isso tão fácil. Podemos orar a Ele a qualquer momento. Não é necessário nenhum dispositivo especial. Nem sequer precisamos de carregar a bateria ou pagar uma mensalidade”.1

O Presidente Nelson também acrescentou:

“Jesus revelou que oramos a um Pai sábio que sabe do que precisamos, antes de Lhe pedirmos [ver Mateus 6:8]. […]

Nem todas as nossas orações serão respondidas como gostaríamos. Ocasionalmente, a resposta será não. Não devemos ficar surpreendidos. Os pais amorosos mortais não dizem sim a todos os pedidos dos seus filhos. […]

Devemos orar de acordo com a vontade do nosso Pai Celestial [ver Helamã 10:4–5]. Ele quer provar-nos, fortalecer-nos e ajudar-nos a alcançar todo o nosso potencial”.2

À medida que procuramos saber mais acerca de como a oração pode ajudar-nos a aproximar do Pai Celestial e nos tornarmos mais semelhantes a Ele, estas mensagens recentes, nas redes sociais, dos líderes da Igreja podem ajudar.

Clamar a Deus pela Força de que Precisamos

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

“Ore sempre. Clame a Deus pela força de que precisa enquanto trabalha diligentemente para se tornar uma melhor versão de si mesmo — um melhor discípulo de Jesus Cristo, uma luz mais brilhante no mundo. Pois ‘os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão’(Isaías 40:31).”

Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 1 jan. 2023, facebook.com/russell.m.nelson.

Orar por Orientação para Ajudar Outros

Imagem
Presidente Russell M. Nelson

“Neste Dia Nacional de Oração, tenho refletido sobre o significado em evolução na nossa sociedade da frase ‘pensamentos e orações’. Para muitos, esta ainda é uma expressão sincera de condolências e preocupação. Para outros, é visto como uma perceção de falta de ação diante da tragédia.

Tenho a firme convicção de que orar pelos necessitados é agradável a Deus; na verdade, Ele ordena-nos que nos voltemos para Ele e oremos pelos outros! No entanto, é a minha experiência pessoal que, quando peço a Deus em oração por orientação sobre o que posso fazer para ajudar a ministrar, elevar, amar e apoiar os necessitados, Ele responde a estas orações com coisas específicas e simples que posso realmente fazer para abençoar um dos Seus filhos.

Convido-vos a considerar como os vossos pensamentos e orações podem ser um catalisador para que Deus vos inspire e dirija para atos de bondade, compaixão e generosidade. Imaginem quanto bem poderiam fazer no mundo — e na vossa própria família, escola e local de trabalho. Ao procurarmos ser as Suas mãos que curam e ajudam, certamente exaltaremos o Senhor.”

Presidente Russell M. Nelson, Facebook, 5 mai. 2022, facebook.com/russell.m.nelson.

Procurar Obter Revelação do Senhor

Imagem
Presidente Henry B. Eyring

“Muitos dos que estão a ler isto hoje sentem uma necessidade urgente de uma bênção de revelação pessoal do nosso amoroso Pai Celestial.

Para aqueles que estão num lugar do mundo devastado pela guerra, será uma necessidade desesperada saber se devem mudar a sua família para um lugar seguro ou se devem ficar onde estão. Para muitos, é orar para saber como ajudar o Senhor a resgatar uma ovelha perdida.

Todos sabemos que o julgamento humano e o pensamento lógico não serão suficientes para obter respostas às perguntas que mais importam na vida. Precisamos da revelação de Deus. E não precisaremos de apenas uma revelação num momento de stress, mas precisamos de um fluxo constantemente renovado.

O Pai Celestial ouve as tuas orações. Ele ama-te. Ele conhece-te pelo nome. Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e o nosso Redentor. Prometo que Ele derrama revelação sobre todos nós através do Espírito Santo ao buscarmos a Sua orientação.”

Presidente Henry B. Eyring, Facebook, 16 jul. 2023, facebook.com/henry.b.eyring.

Expressar os Nossos Desejos de Nos Aproximarmos do Pai Celestial

Imagem
Elder Dieter F. Uchtdorf

“Não importa onde estejamos, tu e eu podemos trilhar hoje o caminho do discipulado. Sejamos humildes; oremos ao Pai Celestial de todo o coração e expressemos o nosso desejo de nos aproximarmos d’Ele e aprendermos com Ele.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 22 abr. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Ter uma Conversa Sincera com o Pai Celestial

Imagem
Elder Dieter F. Uchtdorf

“Uma das nossas primeiras reuniões na Índia foi um devocional da Estaca Nova Déli, durante o qual a oração de abertura tocou o meu coração — e o coração da Harriet — profundamente.

A oração, oferecida pela irmã Dorothy Elisabeth Mehra, foi um sincero apelo de um puro filho de Deus ao nosso Pai Celestial, que criou uma profunda abertura espiritual para as mensagens daquela noite.

Ela começou com um apelo ao Pai Celestial para fortalecê-la como se fosse a primeira vez na sua vida que orava em tal contexto. ‘Por favor, ajuda-me, para que eu não tenha nenhum tipo de problema em fazer uma pequena oração a Ti’ — confidenciou ela em voz alta com o coração.

Ao relatar a sua experiência, a irmã Mehra disse que simplesmente queria ‘falar com Deus’ porque estava a ‘tremer de medo’. Ela sentiu o Espírito como ajuda divina a prenunciar uma resposta à sua oração. Quando ela se acalmou, a sua oração trouxe o Espírito com força e encheu a sala de reuniões.

A sua simples e sincera oração comoveu muitos. Percebi que o que estávamos a ouvir era uma conversa sincera com o Pai Celestial. Não é isso que são as orações?

Mais tarde, soube que a oração da irmã Mehra se baseou num testemunho que cresceu desde 2011, quando ela conheceu os missionários na casa de um amigo, em Nova Deli. A maneira como os missionários falaram sobre Jesus Cristo comoveu-a. Em 2012, foi batizada com as suas duas filhas e o seu filho com necessidades especiais.

Numa terna conversa após a reunião, a irmã Mehra pediu-me para orar pelo seu filho, e eu prometi-lhe de bom grado que o faria. A sua fé e crença na oração são emblemáticas dos membros d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Índia.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 13 fev. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Orar para Ser um Instrumento nas Mãos de Deus

Imagem
Elder Ronald A. Rasband

“A Melanie e eu acabámos de celebrar o nosso 50.º aniversário de casamento com a nossa família, a caminhar pelos caminhos da terra que o nosso Salvador santificou.

Como esta viagem era em família — e não uma designação oficial da Igreja — eu queria ser pai e marido, mas também cumprir o meu chamado como apóstolo, de ser uma testemunha especial do Senhor, onde quer que eu estivesse. Orei para que Deus colocasse experiências e pessoas no meu caminho para que eu pudesse ser um instrumento nas Suas mãos — e Ele ouviu as minhas orações.

Um desses exemplos foi com um grupo de jovens de voluntariado humanitário. Encontrámos inesperadamente a maioria dos membros deste grupo em Cesaréia de Filipe. Testifiquei-lhes de que, tal como os apóstolos da antiguidade proclamaram ali que Jesus era de facto o Cristo e o Filho do Deus vivo, eu também poderia prestar o meu solene testemunho do mesmo. E humildemente eu o faço!

No dia seguinte, comecei a minha manhã com a oração de que, se pudesse ser colocado no caminho de qualquer pessoa que precisasse do meu amor ou testemunho, deixar-me-ia ser devidamente direcionado. O local onde tínhamos planeado almoçar estava fechado, então fomos para outro lugar. Pouco tempo depois de nos sentarmos, o grupo inteiro de jovens voluntários, do dia anterior, também entrou. Os seus planos de almoço também tinham sido redirecionados. Soubemos que um dos jovens tinha chorado na noite anterior porque perdera a oportunidade de conhecer um apóstolo. Ambas as nossas orações foram ouvidas e Deus preparou os nossos caminhos para que se cruzassem — por um dos seus filhos.

Deus ouve as nossas orações. Ele responde a cada um. Por divino desígnio, Ele dirige os detalhes da nossa vida. Ele ama muito cada um de nós. Assim como Jesus Cristo, há 2000 anos, ministrou àqueles na Terra Santa, Ele faz o mesmo por nós hoje, onde quer que estejamos.

Sou grato por ser uma testemunha do Seu poder e do Seu amor, para tornar todas as coisas possíveis aos que creem. Que assim seja para cada um de nós ao colocarmos as nossas vidas e esperanças nas Suas mãos.”

Elder Ronald A. Rasband, Facebook, 30 jul. 2023, facebook.com/ronaldarasband.

Leva as Tuas Perguntas Diretamente ao Pai Celestial em Oração

Imagem
Elder Ulisses Soares

“No mundo barulhento que nos rodeia, pode ser difícil ouvir as respostas às perguntas que fazemos ao Senhor. Eu e a Rosana conversámos recentemente com jovens adultos em St. George [Utah, Estados Unidos] sobre algumas das perguntas deles.

O meu convite para eles e o meu convite para vós é que sempre levem as vossas perguntas sinceras ao nosso Pai Celestial em oração. Pedir, buscar e bater, por assim dizer, é um dos dons maravilhosos que nos foram oferecidos quando fomos enviados à Terra. À medida que focamos as nossas vidas em Jesus Cristo, encontraremos respostas para as preocupações profundas e essenciais das nossas almas.

Algumas das perguntas que recebemos no devocional concentraram-se em como lidarmos com as provações; o que devemos fazer para permanecer no caminho do convénio e como podemos sentir o amor do Salvador por nós?

Deixem-me dizer que seguir o Salvador é sempre a resposta para as perguntas da vida. O coração do Salvador está cheio de misericórdia. Ele está sempre pronto para nos ajudar e socorrer. À medida que nos aproximamos d’Ele e nos entregamos espiritualmente aos Seus cuidados, Ele pode tornar leves os nossos fardos. Oro para que possais ver as vossas provações através dos olhos da fé e não desistir.

Seja qual for a vossa pergunta, sabei que o Senhor vos ouve e anda convosco. Ao andar com Ele, Ele abençoa-vos com o Seu espírito, ajudando-vos a ver as coisas com clareza, e Ele enche-vos com o Seu amor.”

Elder Ulisses Soares, Facebook, 28 abr. 2023, facebook.com/soares.u.

Encontrar Alegria em Comunicar com o Pai Celestial Através da Oração

Imagem
Irmã Tracy Y. Browning

Hoje, tenho pensado muito na música da Primária que pode ser encontrada no livro Músicas para Crianças na página 25 (disponível só em inglês). Que é ‘Gosto de Orar’. Não adoram este título? A letra diz:

De manhã ao acordar,

Antes de trabalhar ou brincar,

Sempre me hei de lembrar

De joelhos gentilmente orar.

Quando à noite me deito,

Gosto de me ajoelhar e dizer,

‘Obrigado Pai Celestial,

Pelas bênçãos de viver’.

Gosto muito desta música porque é alegre e lembra-me que eu gosto de orar e que não é uma tarefa difícil. Não é algo que estou apenas a tentar pôr um visto e fazer no início e no fim de cada dia. Mas posso encontrar alegria em falar com o meu Pai Celestial porque Ele quer ouvir a meu respeito todos os dias.

E a escritura que encontramos que nos aconselha a respeito de que devemos gostar de orar encontra-se em Alma 37:37, onde somos ensinados que devemos ‘[aconselhar-nos] com o Senhor em tudo o que [fizermos] e ele [dirigir-nos-á] para o bem; sim, quando [nos deitarmos] à noite, [repousamos] no Senhor, para que Ele possa velar [por nós no nosso] sono; e quando [nos levantarmos] pela manhã, [tenhamos o nosso] coração cheio de agradecimento a Deus’.

Deus procura abençoar-nos todos os dias ao nos aproximarmos d’Ele através da oração. E hoje convido-vos a falar com o Pai Celestial em nome do nosso Salvador, Jesus Cristo, e ver como Ele nos guiará para o bem.”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 28 fev. 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.

Notas

  1. Russell M. Nelson, “O Doce Poder da Oração”, Liahona, mai. 2003, p. 7.

  2. Russell M. Nelson, “O Doce Poder da Oração”, pp. 7, 9.