A Liahona
Abençoados pela Expiação
Março de 2024


Exclusivamente Digital: Ensinamentos dos líderes da Igreja nas redes sociais

Abençoados pela Expiação

Veja o que os profetas, apóstolos e outros líderes da Igreja ensinaram nas redes sociais sobre a Expiação de Jesus Cristo.

Imagem
Jesus a orar no jardim do Getsémani

Christ Praying in the Garden of Gethsemane (Jesus a Orar no Jardim do Getsémani), de Hermann Clementz

Alma 7:11–14 recorda-nos que, devido à Expiação de Jesus Cristo, podemos ser limpos dos nossos pecados ao nos arrependermos e podemos receber força de Jesus Cristo para nos ajudar a suportar as nossas dores e enfermidades.

O Presidente Russell M. Nelson lembrou-nos de que é por intermédio do próprio Jesus Cristo que vem tal redenção: “É doutrinariamente incompleto”, afirmou, “referir-se ao sacrifício expiatório do Senhor usando atalhos como ‘a Expiação’, ‘o poder capacitador da Expiação’, ‘aplicar a Expiação’ ou ‘ser fortalecido pela Expiação’. Essas expressões apresentam o risco real de desviar a fé tratando o evento como se ele existisse por si mesmo e tivesse capacidades que não dependessem [do] nosso Pai Celestial e [do] Seu Filho, Jesus Cristo.

Dentro do grandioso plano do Pai está o Salvador com [o] Seu sofrimento. Foi o Salvador quem rompeu os laços da morte. Foi o Salvador quem pagou o preço [dos] nossos pecados e [das] nossas transgressões, e Ele apaga esses pecados se nos arrependermos. É o Salvador quem nos livra da morte física e espiritual.

Não existe um ser sem forma chamado ‘a Expiação’ ao qual imploramos socorro, cura, perdão ou poder. Jesus Cristo é a fonte. Termos sagrados tais como Expiação e Ressurreição descrevem o que o Salvador fez, de acordo com o plano do Pai, para que vivamos com esperança nesta vida e ganhemos a vida eterna no mundo vindouro. O sacrifício expiatório do Salvador — o ato central de toda a história humana — é mais bem compreendido e apreciado quando nos ligamos a Ele de modo expresso e claro.”1

Caso contrário, como é que podemos ser abençoados por Jesus Cristo e pelo Seu sacrifício expiatório? Veja o que os líderes da Igreja partilharam sobre este tópico através das redes sociais nas citações abaixo. Também pode ler mais sobre o tópico nos discursos da conferência geral a respeito da Expiação de Jesus Cristo.

E Se Eu Continuar a Cometer os Mesmos Pecados?

“Recentemente, um jovem membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias perguntou-me o que é que o Salvador pensa de nós quando continuamos a cometer os mesmos pecados.

Disse que acredito que o Salvador considera-nos semelhantes a todos os filhos do nosso Pai Celestial, e isso não diminui o amor que Ele e o nosso Pai Celestial têm por nós.

Podemos ser limpos dos nossos pecados através do arrependimento, e isso é algo alegre, não um fardo. Quando nos arrependemos, o nosso amoroso Salvador abre os Seus braços para receber todos os homens e mulheres para desfrutarem das maiores bênçãos que Deus tem para os Seus filhos.”

Presidente M. Dallin H. Oaks, Facebook, 13 jul. 2022, facebook.com/dallin.h.oaks.

A Nossa Natureza Precisa de Ser Mudada

“Seguir a Jesus Cristo significa ter a nossa natureza mudada através da Expiação de Jesus Cristo. Só assim poderemos construir sobre o Seu alicerce seguro e permanecer firmes durante as tempestades das tentações e provações que virão.

Para passar por essa mudança, temos de nos tornar como uma criança, uma criancinha.

Para alguns, isto não é uma coisa fácil de aceitar. A maioria das pessoas deseja ser forte. Talvez consideremos que ser como uma criança é ser fraco. Mas ser como uma criança não é ser infantil.

É ser como o Salvador, que orou ao Seu Pai a pedir força para poder fazer a vontade do Seu Pai e expiar pelos pecados de todos os filhos do Seu Pai e depois fê-lo. A nossa natureza deve ser mudada para nos tornarmos como uma criança e ganharmos a força necessária para permanecer firmes e em paz em tempos de perigo.

Esta mudança qualificar-nos-á para desfrutar dos dons que advêm através do Espírito Santo. Ter a companhia do Espírito dar-nos-á consolo, orientação e força.”

Presidente Henry B. Eyring, Facebook, 24 jun. 2022, facebook.com/henry.b.eyring.

Nas Horas Difíceis, Pensem no Getsémani

“Nunca se esqueçam do Getsémani. Se estiverem a ter um dia difícil — e provavelmente vão ter — sentem-se por um momento e pensem no Getsémani. Pensem no Salvador e no que Ele estava disposto a fazer por vocês e por mim. Prometo que, ao fazerem isto, os vossos fardos serão aliviados e sentirão a influência e o poder do Senhor Jesus Cristo na vossa vida. Ele prometeu ajudar-vos.”

Presidente M. Russell Ballard (1928–2023), Facebook, 3 mai. 2023, facebook.com/mrussell.ballard.

Podemos Voltar a Levantar-nos

Este vídeo mostra a minha bisneta a aprender a andar. Todos nós, que já estivemos na sua posição, também tropeçámos e caímos ocasionalmente antes de aprender.

Porém, a maioria de nós, quando caímos, tivemos pais amorosos que nos incentivaram a continuar a aprender pois queriam que crescêssemos e nos tornássemos as pessoas que eles sabiam que poderíamos nos tornar. Da mesma forma, o nosso misericordioso Pai Celestial sabe que vamos falhar mais do que uma vez.

Os nossos erros e falhas às vezes causam-nos remorso ou dor. Isto faz parte da nossa experiência mortal — geralmente são as consequências das nossas escolhas. No entanto, se não deixarmos que as nossas falhas nos desencorajem, tais erros podem ser um ótimo professor. O facto de não conseguirmos viver sempre de acordo com a melhor versão de nós próprios não é sinónimo de que temos defeitos — é sim sinónimo de que fazemos parte da família humana. Falhar é o preço que temos de pagar para melhorar.

Sim, vamos errar. Mas quando caímos, podemos levantar-nos de novo, porque sabemos que Deus está lá para nos ajudar, seja lá onde for e quando for. Ele é o nosso mentor, professor, cuidador, a nossa força e o nosso Salvador.

Por isso, onde quer que se encontrem na vida, não desistam. Nunca percam a esperança! Saibam que nunca estão sozinhos. Deus está convosco. Jesus Cristo é a vossa força. Aprendi na minha vida que há muitos recomeços, até mesmo recomeços diários. O evangelho de Jesus Cristo, o sacrifício de Jesus Cristo e a nossa disposição de seguir o caminho do arrependimento e do perdão abrem as portas para esses recomeços.

Graças à Expiação de Jesus Cristo, os nossos erros vão ajudar-nos a aprender e a tornar-nos melhores versões de nós mesmos.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 27 fev. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Jesus Cristo Merece a Nossa Admiração e Gratidão Eterna

“Como discípulo de Jesus Cristo, presto testemunho d’Ele. Ele é o meu Senhor e Salvador. Ele venceu o pecado e a morte. Graças a Ele, cada um de nós pode fazer o mesmo.

Hoje, senti uma enorme gratidão pelo Salvador ao refletirmos sobre o Seu sacrifício em dois lugares especiais. Nós visitámos o Jardim do Sepulcro — um túmulo antigo semelhante ao sítio onde o corpo de Cristo teria sido sepultado após a Sua crucificação.

Também visitámos a zona que é considerada por alguns como o Jardim do Getsémani. Enquanto caminhávamos entre as oliveiras centenárias, ouvimos os versículos das escrituras que descrevem o solene sacrifício do Salvador por nós, no jardim e na cruz.

A experiência penosa de Jesus Cristo no Jardim do Getsémani e na cruz merece o nosso completo respeito e total reverência. Da mesma forma, os eventos maravilhosos que ocorreram no terceiro dia após a Sua crucificação merecem ocupar um lugar de admiração e gratidão eterna no nosso coração e mente.

Como discípulo de Cristo, sinto-me abençoado por proclamar o meu testemunho de que Ele vive!

As palavras do hino “Cristo É Já Ressuscitado” vêm-me à mente:

‘Cristo é já ressuscitado

Proclamai com grande voz.

Do sepulcro é libertado

Exultemos todos nós!

Cristo a morte conquistou

Todo homem, pois, livrou!’”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 23 abr. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Considerem o Simbolismo da Prensa do Azeite

“A nossa última visita ao Getsémani fez-me ponderar sobre o sacrifício do Salvador por cada um de nós. Já devem saber que, em hebraico, ‘geth’ significa ‘prensa’ e ‘shemen’ significa ‘óleo’. O Getsémani é literalmente o lugar da prensa do óleo.

Esta definição tornou-se real para mim quando tive a oportunidade de ver e manusear um antigo lagar de azeite no Centro de Jerusalém da BYU.

Durante a vida do Salvador, o azeite era feito primeiramente ao rolar uma grande pedra sobre as azeitonas. As azeitonas trituradas eram então prensadas com vigas pesadas para produzir um azeite fino. Para garantir que cada gota de azeite tivesse sido extraída, grandes pedras eram postas em cima das vigas, para esmagar o que restava.

Pensem no simbolismo deste processo ao ponderarem a experiência de Jesus Cristo no Getsémani, onde saiu ‘sangue de cada um [dos] seus poros’ (Mosias 3:7) à medida que o Salvador sofria de forma incompreensível ao ajoelhar-Se em intensa oração e oferecer-Se para pagar pelos nossos pecados.

Com perfeito amor, Ele deu tudo para que pudéssemos receber tudo. O Seu sacrifício divino lembra-nos da dívida universal de gratidão que temos para com Cristo pela Sua dádiva divina.”

Elder Dieter F. Uchtdorf, Facebook, 24 abr. 2023, facebook.com/dieterf.uchtdorf.

Não é Preciso Esperar

“Se calhar já ficaram aquém dos objetivos e resoluções que estabeleceram para o novo ano. Lembrem-se de que não precisam de esperar até ao dia 1 de janeiro [do próximo ano] para voltar a tentar. Graças a Jesus Cristo, podem recomeçar hoje e todos os dias.

Quão grato sou pela dádiva do arrependimento que nos foi concedida através da Expiação de Jesus Cristo.

A sequência do discipulado é simples e direta: exercer fé no Salvador, arrepender-se, receber os convénios e as ordenanças essenciais, mudar, esforçar-se para manter sempre a remissão dos pecados e prosseguir fielmente no caminho do convénio.”

Elder David A. Bednar, Facebook, 19 jan. 2023, facebook.com/davida.bednar.

Em Primeiro Lugar, Olhar para o Nosso Redentor

“O arrependimento requer o Redentor. Afastar-se do mal não traz uma cura espiritual sem que nos voltemos para Ele.

Ezra Taft Benson (1899–1994), presidente d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ensinou que o arrependimento realmente conduz à mudança de atitudes e comportamento, mas a simples mudança de atitudes e comportamento não é o arrependimento.

O Presidente Benson disse: ‘A fé no Senhor Jesus Cristo é o alicerce sobre o qual o arrependimento sincero e genuíno deve ser edificado. Se realmente procuramos afastar o pecado, precisamos primeiro olhar para Aquele que é o Autor da nossa salvação’”.

Elder David A. Bednar, Facebook, 8 set. 2023, facebook.com/davida.bednar.

A “Intenção” e o “Coração” Estão Vinculados ao Arrependimento

“O Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo ensina: ‘Acreditai que vos deveis arrepender [dos] vossos pecados e abandoná-los e humilhar-vos diante de Deus; e pedir com sinceridade de coração que ele vos perdoe; e agora, se acreditais em todas estas coisas, vede que as façais’. (Mosias 4:10).

A partir desta e de outras escrituras, aprendemos que as palavras ‘intenção’ e ‘coração’ estão vinculadas ao processo do arrependimento. Ao dependermos do Senhor e nos voltarmos para Ele, precisamos ser honestos connosco mesmos. E temos de ter a real intenção e ser honestos com Aquele cujo perdão procuramos. A confissão genuína a Deus e, quando necessário, aos líderes do sacerdócio, deve ser plena e completa.”

Elder David A. Bednar, Facebook, 9 set. 2023, facebook.com/davida.bednar.

Podemos Ser Perfeitos em Cristo

“Durante a nossa visita à Área do Pacífico, eu e a Kathy passámos algum tempo no estado australiano da Tasmânia. Nessa altura, visitámos um antigo campo de detenção em Port Arthur, uma povoação que serviu para acolher prisioneiros no século XIX (muitos deles do Reino Unido). Atualmente, Port Arthur é um local histórico com muitos visitantes. O recinto da velha prisão tem jardins bem cuidados, florestas exuberantes e uma arquitetura impressionante.

Várias modalidades de punição e reabilitação foram adotadas em Port Arthur — se bem que algumas resultaram melhor que outras — durante os seus quase 50 anos de história. Por outro lado, não pude deixar de pensar no alcance infinito e exaustivo da Expiação de Jesus Cristo. A graça de Cristo pode transformar-nos. Com a Sua ajuda, podemos ultrapassar qualquer obstáculo ou erro. Não temos que ser prisioneiros da morte ou do pecado, pelo contrário, podemos tornar-nos perfeitos n’Ele.”

Elder D. Todd Christofferson, Facebook, 11 jun. 2023, facebook.com/dtodd.christofferson.

O Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo É Concedido a Todos

“Testifico que Jesus Cristo vive e que o Seu perfeito amor, manifestado através do Seu sacrifício expiatório, é concedido a todos os que desejam andar com Ele e desfrutar da Sua paz neste mundo e no mundo vindouro.”

Elder Ulisses Soares, Facebook, 8 abr. 2023, facebook.com/soares.u.

Jesus Cristo Proporciona Alívio para os Nossos Fardos

“Todos nós sentimos os fardos da mortalidade. Passamos por doenças, perdas, mágoas, desilusões e dificuldades — mas quando sintonizamos o nosso coração e a nossa mente com Jesus Cristo, Ele apoia-nos. Ele irá proporcionar alívio.”

Presidente Camille N. Johnson, Facebook, 2 jun. 2023, facebook.com/RSGeneralPresident.

Ninguém Está Além do Poder Redentor de Cristo

“Uma das minhas histórias favoritas das escrituras é a da mulher junto ao poço. Em João 4:5–30, lemos o relato de Jesus a dar a sua primeira declaração pública do Seu messiado a uma mulher samaritana que […] vivia em pecado. Porém, Jesus foi a um poço em Samaria e encontrou esta mulher, já ciente de tudo o que se passava com ela, e mesmo assim declarou-lhe o Seu messiado convidando-a a beber da Sua água viva. Esta mulher teve uma experiência pessoal com o Salvador e tornou-se uma testemunha d’Ele ao correr pela cidade para dizer a todos os que quisessem ouvir que viessem ver o Cristo, o que muitos fizeram.

O Salvador também virá até nós, conhecendo-nos plenamente. Às vezes pensamos que temos de ser “dignos” para orar ou para receber o amor do Salvador. No entanto, esta história demonstra que Ele está disposto a vir até nós, tal como somos. Ele quer que tenhamos uma experiência pessoal com Ele e sintamos o Seu amor, pois esse amor é uma força poderosa que pode mudar o nosso coração para que possamos voltar-nos para Ele mais plenamente. Podemos tornar-nos testemunhas do Seu poder transformador nas nossas vidas e convidar os outros a “vir e ver” o Cristo, tal como fez a mulher samaritana.

Acho que o facto de haver pinturas nos templos que retratam a história da mulher junto ao poço é deveras instrutivo. Por causa do Salvador e do Seu sacrifício expiatório, ninguém está além do Seu poder redentor. Não devemos impor limites quanto a quem achamos que Ele pode salvar ou a quem devemos ajudar em Seu nome. Da próxima vez que virem um quadro da mulher junto ao poço, lembrem-se de que, graças a Ele, há esperança para todos nós.”

Irmã J. Anette Dennis, Facebook, 28 fev. 2023, facebook.com/RS1stCounselor.

Jesus Cristo Proporciona, Frequentemente, Alívio através dos Outros

“Cada um de nós já passou ou está a passar por experiências difíceis na vida. Talvez estejam a pensar como é que Jesus Cristo pode proporcionar alívio face às vossas circunstâncias específicas.

[…] Jesus Cristo de facto proporciona alívio às nossas almas. O Seu sacrifício expiatório cobre e permeia todas as partes da nossa vida. Ele conhece os pormenores dos nossos sentimentos, preocupações, dores de cabeça e felicidade. E sabe como nos socorrer e curar intimamente.

Maravilhosamente, Ele frequentemente proporciona este alívio através dos outros! É por isso que Ele nos pediu que cuidássemos uns dos outros, que ‘[chorássemos] com os que choram’ e ‘[consolássemos] os que necessitam de consolo’ (Mosias 18:9).

Quando falamos em ‘Sociedade de Socorro’, esperamos que possam sentir e ver o Salvador em ‘Socorro’, porque na Sociedade de Socorro nos direcionamos, umas às outras, para o Salvador, oferecemos o Seu amor e desejamos ser as Suas mãos para levar o tão necessário alívio espiritual e temporal a todos os filhos de Deus.”

Irmã Kristin M. Yee, Facebook, 2 abr. 2023, facebook.com/RS2ndCounselor.

Concentrem-se Mais no Libertador do Que no Resgate

“Depois de quase três gerações a viver em diferentes territórios, os nefitas voltaram a ser um só povo. O povo de Lími, o povo de Alma e o povo de Mosias — inclusive o povo de Zaraenla. A primeira coisa que fizeram quando se reuniram foi partilhar as suas histórias de salvamento. Em particular, ensinar e testificar sobre o próprio Libertador, Jesus Cristo. Aprendemos com estes relatos que o resgate nem sempre é imediato, mas a bondade de Deus é! (Ver Mosias 25:10)

Sei por experiência própria que, quando recorro a Jesus Cristo, imediatamente Ele passa a fazer parte da minha história. Portanto, o meu foco não deve ser tanto na maneira como sou resgatada dos desafios dos nossos dias, mas mais no próprio Libertador. Deus é imediatamente bom! Por isso, posso não só confiar na Sua vontade, mas também no Seu tempo.”

Irmã Amy A. Wright, Facebook, 14 mar. 2023, facebook.com/Primary1stCounselor.

O Arrependimento é um Retorno

“O arrependimento não é simplesmente a ação de parar de fazer algo errado, mas sim um voltar, ou regressar, ao que é bom, justo, saudável e de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.

O Dicionário da Bíblia explica: ‘O arrependimento passa a significar o voltar do coração e da vontade para Deus, e também a renúncia ao pecado para o qual somos naturalmente inclinados’.”

Irmã Amy A. Wright, Facebook, 29 abr. 2023, facebook.com/Primary1stCounselor.

Os Espinhos Podem Tornar-se um Símbolo da Glória de Deus

“Recentemente, tive a maravilhosa oportunidade de viajar com a Irmã Becky Craven e estar com os Santos na República de Cabo Verde, um arquipélago e país insular situado entre África e Portugal. Após o encontro com a Primeira Dama de Cabo Verde, passeámos pelo pátio do palácio presidencial e deparámo-nos com uma magnífica exposição de flores. O nosso acompanhante cabo-verdiano informou o nosso grupo de que aquela planta era popularmente conhecida como a ‘Coroa de Cristo’ na ilha. Que símbolo extraordinário. Os caules ricos em espinhos desta planta evocam a coroa de espinhos trançada, colocada sobre a cabeça do Salvador, numa tentativa de o ridicularizar antes da Sua Crucificação no Calvário. Contudo, tal como acontece com todas as coisas, Jesus Cristo pode transformar os espinhos em glória. Da mesma forma que no topo dos caules espinhosos há uma gloriosa exibição de belas e densas flores vermelhas.

Cristo ensina-nos no Livro de Mórmon: ‘E [o] meu Pai enviou-me para que eu fosse levantado na cruz; e depois que eu fosse levantado na cruz, pudesse atrair a mim todos os homens’ (3 Néfi 27:14).

A crucificação do Salvador, planeada pelos Seus inimigos para pôr fim aos Seus ensinamentos, ao Seu ministério e aos Seus seguidores, fez parte da Sua Expiação eterna. Alto foi o preço que Jesus Cristo pagou pelos nossos pecados para que pudéssemos ser coroados com a vida eterna se nos achegássemos a Ele.

O Profeta Joseph Smith declarou: ‘E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este é o testemunho, último de todos, que nós damos dele: Que ele vive!’ (Doutrina e Convénios 76:22).

Irmãos e irmãs, acrescento o meu testemunho ao de um amado profeta de Deus. Que através da Ressurreição, Jesus Cristo vive! Na Páscoa e todos os dias, Ele vive e chama-nos para que nos acheguemos e sejamos vinculados a Ele para que também sejamos transformados. Para que os espinhos das nossas vidas possam, através da Sua Expiação, tornar-se um símbolo da Sua glória.”

Irmã Tracy Y. Browning, Facebook, 9 abr. 2023, facebook.com/Primary2ndCounselor.