2022
“Não conheço o significado de todas as coisas”, e tudo bem
Abril de 2022


Jovens adultos

“Não conheço o significado de todas as coisas”, e tudo bem

Quando não conhecemos todas as respostas, a fé é a resposta.

Imagem
mulher em pé em uma montanha, contemplando o pôr do sol

Nunca me esquecerei de uma lição que aprendi com uma moça durante minha missão.

Ela ficava pedindo evidências físicas ou tangíveis de que o Livro de Mórmon era verdadeiro. Eu continuava ali sentada, sem saber como responder às dúvidas e acusações dela. Eu era uma jovem missionária com brilho nos olhos, e tudo o que sabia era que o Livro de Mórmon era verdadeiro. Fiquei desmotivada porque não conhecia todas as respostas para as perguntas dela. Foi então que percebi que não adiantaria ter evidências físicas para provar a ela que o Livro de Mórmon era verdadeiro. Provas não trariam fé a ela.

O élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “A fé não vem pelo estudo de textos antigos como pesquisa puramente acadêmica. Não vem de escavações e descobertas arqueológicas. Não vem de experiências científicas. Não vem tampouco dos milagres testemunhados. Essas coisas podem servir para confirmar a fé ou, às vezes, para desafiá-la, mas não criam fé”. 1

Não seria muito fácil se pudéssemos mostrar as placas de ouro para o mundo inteiro? Algumas pessoas definitivamente se uniriam à Igreja, mas outras talvez não, pois evidências físicas não bastam para edificar a fé em Jesus Cristo e em Seu evangelho. Afinal, como Jesus ensinou a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram, e creram” (João 20:29).

Então, o que é fé?

Fé não é apenas crença — é um princípio de ação. “A fé em Cristo conduz à ação. Ela conduz a uma mudança sincera e duradoura.” 2 E embora o mundo diga que ter fé é seguir cegamente, compreendi que ter fé é confiar que Deus me dará confirmações da verdade quando eu agir.

“Ter fé em Jesus Cristo significa confiar Nele completamente — acreditar em Seu poder, Sua inteligência e Seu amor infinitos. Isso inclui acreditar em Seus ensinamentos. Significa acreditar que, mesmo que você não entenda todas as coisas, Ele entende.” 3

Não conhecemos todas as respostas, mas, à medida que confiamos em nosso Pai Celestial, que tudo sabe, Ele nos conduzirá à verdade (ver Palavras de Mórmon 1:7).

Concentre-se no que você sabe

Pode ser desconcertante ouvir o conselho de que devemos edificar uma fé inabalável em um mundo que constantemente tenta nos abalar. Mas construir uma fé inabalável é, sim, possível. A fé é uma escolha. Quando escolhemos, consistente e deliberadamente, viver todos os dias pela fé, edificamos uma base e um testemunho fundado em fortes alicerces.

O rei Benjamim ensinou a seu povo como construir uma fé inabalável: “Acreditai em Deus; (…) acreditai que ele tem toda a sabedoria e todo o poder, tanto no céu como na Terra; acreditai que o homem não compreende todas as coisas que o Senhor pode compreender” (Mosias 4:9).

Para mim, quando aceito que existem coisas que talvez eu nunca compreenda totalmente nesta vida e me concentro no que de fato sei, as outras coisas não abalam meu testemunho do amor de Deus por mim nem da veracidade desta Igreja.

Reitero as palavras do élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos:

“Não conheço todas as razões, todos os propósitos, e não sei tudo sobre o tempo do Senhor. Tal como Néfi, todos podemos dizer que ‘não [conhecemos] (…) o significado de todas as coisas’ (1 Néfi 11:17).

Mas algumas coisas sei com absoluta certeza. Sei que somos filhos espirituais de um Pai Celestial amoroso. Sei que o Pai Eterno é o autor do plano de felicidade. Sei que Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor”. 4

Esses princípios básicos são partes cruciais de meu testemunho. Deus revelou muitas coisas grandiosas e importantes; não se prenda aos mistérios que Ele ainda não revelou (ver Regras de Fé 1:9).

Existem muitas coisas que ainda não conhecemos. Mas tudo bem!

O élder Neal A. Maxwell (1926–2004), do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Evidentemente, não podemos compreender tudo agora! É claro que não podemos saber o significado de todas as coisas agora. Mas podemos saber, agora mesmo, que Deus nos conhece e nos ama individualmente!” 5

Aja com fé, não com dúvida

Muitos membros fiéis se perdem quando deixam que suas dúvidas falem mais alto do que sua fé. Concentrar-nos na dúvida pode nos fazer olhar “para além do marco” (Jacó 4:14).

A jovem a quem ensinei em minha missão só acreditaria que a Igreja era verdadeira se minha companheira e eu conseguíssemos desacreditar todas as acusações que ela fazia. Mas a única coisa que eu poderia provar a ela era a realidade de encontrar respostas por meio da revelação pessoal. 6

Posso testificar a poderosa evidência do Espírito Santo em minha vida. Sei que o Livro de Mórmon é verdadeiro, não porque conheço todas as respostas, mas porque o Espírito testificou a mim que o livro é inegavelmente verdadeiro. Meu testemunho não veio em uma manifestação milagrosa, e sim com o passar do tempo, com minha constância em meus estudos e minhas orações. Em outras palavras, meu testemunho não veio por conta de evidências físicas, veio porque agi com fé e continuarei agindo assim.

Então, o que fazer se não conseguirmos encontrar respostas para nossas perguntas? A irmã Camilla Kimball, esposa do presidente Spencer W. Kimball, contou sua estratégia para aguardar respostas a perguntas difíceis. Ela tinha uma prateleira metafórica onde guardava as coisas para as quais não tinha respostas. E, à medida que ela seguia em frente com as coisas que sabia, enquanto estudava e orava para receber suas respostas, ela conseguia obter maior entendimento.

“Ainda tenho algumas perguntas na prateleira, mas passei a entender tantas outras coisas na vida que estou disposta a esperar mais um pouco para receber o restante das respostas.” 7

Volte ao básico

Houve situações em que não entendi determinados mandamentos. Momentos em que tive dúvidas sobre poligamia, atração pelo mesmo sexo ou outras coisas.

Mas aprendi uma poderosa lição com a maneira como Deus ensinou Adão e Eva.

Aprendemos que, “depois de ter-lhes revelado o plano de redenção, Deus lhes deu mandamentos” (Alma 12:32, grifo do autor).

Não me surpreenderia se Adão e Eva tivessem diversas dúvidas sobre os mandamentos que foram ordenados a seguir. Mas, antes de entender os mandamentos, primeiro eles precisaram conhecer o plano de salvação.

Até que ponto você entende o plano de salvação? Quando tem dúvidas, você retorna aos princípios básicos do plano de Deus? Enquanto eu buscava respostas para minhas perguntas, estudar o plano de salvação me ajudou a receber vislumbres das respostas de Deus.

Quando me concentro nas verdades básicas que conheço, consigo me firmar sobre um alicerce sólido. Não permito que coisas triviais abalem minha fé. Não sei tudo, mas sei o suficiente. 8

Sempre podemos escolher a fé

Terminei nossa lição com aquela jovem na missão testificando enfaticamente a respeito do Livro de Mórmon. Eu disse que a única maneira de ela realmente encontrar respostas para todas as suas dúvidas era perguntar ao Pai Celestial se o Livro de Mórmon era verdadeiro. Ela poderia colocar as outras perguntas na prateleira e revisitá-las mais tarde, com maior entendimento e mais fé, depois que entendesse os princípios básicos do evangelho de Jesus Cristo. Mas sinceramente, isso não se aplica a todos nós? Podemos, de fato, aumentar nossa fé agindo com fé.

Fui abençoada todas as vezes que escolhi a fé diante do desconhecido. E creio que o Pai Celestial revelará as respostas em Seu próprio tempo; sei que sentirei felicidade e alegria ao viver o evangelho mesmo sem conhecer todas as respostas.