2020
O Templo — O Grande Símbolo de Nossos Membros
Julho de 2020


Mensagem do Líder Local do Sacerdócio

O Templo — O Grande Símbolo de Nossos Membros

“O Espírito que sentimos no templo nos ajuda a melhorar a nós mesmos, e podemos experimentar a realidade, o poder e a esperança da expiação do Salvador em nossas vidas individuais.”

Em 6 de junho de 1994, um dia após a designação de Howard W. Hunter como Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele fez dois convites aos membros da Igreja. Falando com um tom de encorajamento gentil, ele disse: “Antes de tudo, eu convidaria todos os membros da Igreja a viver com cada vez mais atenção à vida e ao exemplo do Senhor Jesus Cristo, especialmente o amor, a esperança e a compaixão que Ele demonstrava, e em segundo lugar, também convido os membros da Igreja a estabelecerem o templo do Senhor como o grande símbolo de sua adesão e o cenário supremo de seus convênios mais sagrados. Seria o desejo mais profundo do meu coração que todos os membros da Igreja fossem dignos do templo.”1

A partir daquele momento, todos os meus pensamentos se voltaram para a casa do Senhor. Naquela época, eu tinha apenas três anos na Igreja e foi a primeira vez que assistia a um profeta vivo, na televisão. Este evento permaneceu gravado em mim até hoje. Quinze anos depois, em 2009, entrei no templo pela primeira vez com minha esposa para nossa investidura e selamento. Foi então que eu tive um testemunho mais profundo da veracidade da Igreja do Senhor Jesus Cristo — pois Joseph Smith, o Profeta, não poderia ter planeado tudo isso quando ele próprio era um homem com muito pouca educação formal. Pelo contrário, há um Ser Supremo que lhe revelou todas essas coisas.

Então, comecei a trabalhar para levar meus filhos à casa do Senhor para serem selados como uma família. Na sexta-feira, 15 de agosto de 2014, a irmã Kongolo e eu fomos ao templo com nossos dois filhos e eles foram selados a nós. Foi uma experiência inesquecível. Passamos três semanas na África do Sul e conseguimos ir ao templo quatro vezes por semana e assistir a pelo menos duas sessões por dia. O Espírito que sentimos no templo nos ajuda a melhorar a nós mesmos, e podemos experimentar a realidade, o poder e a esperança da expiação do Salvador em nossas vidas individuais.

Linda K. Burton, Presidente da Sociedade de Socorro de 2012 a 2017, disse: “Podemos receber inspiração e revelação no templo — e também o poder de lidar com as adversidades da vida”2.

Quando fui chamado como presidente da Estaca da República Democrática do Congo, em Lubumbashi, sabia que para ser um bom líder, era preciso ter ido ao templo para receber ordenanças sagradas. Certa vez, durante uma reunião de liderança, solicitei que — para “estabelecermos o templo como o grande símbolo de nossos membros” — devemos nos organizar para ir ao templo economizando dinheiro. Alguns líderes seguiram essa iniciativa e, em 2015, embarcamos em uma viagem ao templo com nossas esposas — viajando de Lubumbashi a Joanesburgo. Nos dois anos seguintes, fizemos uma viagem anual ao templo.

Sei que, quando permanecermos fiéis às ordenanças e convênios que fizemos, seremos guiados pela inspiração e não pela vista — e receberemos o poder do sacerdócio para melhor liderar com zelo, os filhos de Deus sob nossa mordomia. Conforme declarado em 1 Pedro 5:1–3, “Aos anciãos, que estão entre vós, admoesto eu, que sou juntamente com eles ancião, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; não por torpe, ganancia, mas de bom animo; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”

O profeta do Senhor, Presidente Russell M. Nelson, disse: “Por que precisamos frequentar o templo regularmente? Porque os ataques do adversário estão a aumentar exponencialmente, em intensidade e variedade. Nossa necessidade de estar no templo regularmente nunca foi tão grande. Prometi então, e reitero essa promessa agora, que as pessoas que fazem compromissos regulares com o Senhor, para estarem em Sua casa santa e honram esse compromisso, desfrutam de milagres”3. Ir ao templo nos permite estar na presença do Senhor, ser guiados por Ele e receber a inspiração de que precisamos para guiar Seus filhos em nossas várias responsabilidades. Cito novamente o profeta do Senhor que disse: “A obediência aos convênios sagrados feitos nos templos nos qualifica para a vida eterna — o maior presente de Deus ao homem”4. O convênio é uma promessa, um acordo entre nosso Pai Celestial e Seus filhos. Deus define os termos que aceitamos. Ao guardar esses convênios, podemos nos qualificar para as bênçãos da exaltação e da vida eterna.

O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “As ordenanças de salvação e exaltação administradas na Igreja restaurada do Senhor são os canais autorizados do sacerdócio através dos quais as bênçãos e poderes do céu podem fluir para a nossa vida individual”5.

Quando apoiado como Profeta do Senhor, o Presidente Nelson pediu aos membros da Igreja que “seguissem o caminho do convênio”. Ele explicou: “Seu compromisso de seguir o Salvador ao fazer convénios com Ele e depois guardá-los abrirá a porta a todas as bênçãos e privilégios espirituais disponíveis para homens, mulheres e crianças em todos os lugares”6.

O Senhor nos dá o poder de resistir a nossos inimigos, conforme registrado na oração dedicatória do Templo de Kirtland, registrada em Doutrina e Convênios 109:24–26: “Rogamos-te, Pai Santo, que estabeleças o povo que adorará e honrosamente terá um nome e uma posição nesta tua casa por todas as gerações e pela eternidade; Que arma alguma formada contra eles prospere; que o que cavar uma cova para eles, nela caia ele mesmo; Que nenhuma combinação iníqua tenha poder para levantar-se e prevalecer contra teu povo, sobre quem se colocará teu nome nesta casa.”

Ao irmos ao templo do Senhor, devemos nos preparar espiritual e temporalmente, porque vamos marcar uma consulta com o Senhor, conforme registrado em 1 Coríntios 3:16–17: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que vós sois, é santo. Isso significa que nosso corpo, que é o templo do Espírito do Senhor, entra no templo, que é a casa do Senhor, e é assim que recebemos proteção e bênçãos.

Testifico que o templo é verdadeiramente a casa de nosso Senhor. Se fizermos compromissos e permanecermos fiéis, mantendo o caminho do convénio, como o Presidente Nelson disse, teremos as bênçãos prometidas aos santos fiéiss.

Pungwe S. Kongolo foi nomeado Setenta de Área em abril de 2018. Ele é casado com Séraphine Mugo Ngwezya. Eles são pais de dois filhos. O Élder e a Irmã Kongolo residem em Lubumbashi, República Democrática do Congo.

Referências

  1. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Howard W. Hunter; “A Vida e o Ministério de Howard W. Hunter” [2015], 1.

  2. Linda K. Burton, “Preparada de uma Forma Nunca Visto Antes”, A Liahona, novembro de 2014, 111.

  3. Russell M. Nelson, “Tornando-se Santos dos Últimos Dias exemplares”, Liahona, novembro de 2018, 113.

  4. Russell M. Nelson, “Preparar-se para as Bênçãos do Templo,” A Liahona, outubro de 2010, 42.

  5. David A. Bednar, “Sempre guarde uma remissão de seus pecados”, A Liahona, maio de 2016, 59.

  6. Russell M. Nelson, “Ao seguirmos adianta juntos,” Liahona, abril de 2018, 7.