2020
Como o Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião
Julho de 2020


“Como o Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião”, Liahona, julho de 2020.

Como o Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião

É difícil mensurar o papel que o Livro de Mórmon tem exercido desde o início desta dispensação — e que continua a exercer.

Extraído de um discurso proferido em um seminário para novos presidentes de missão, em 26 de junho de 1997.

Imagem
arco

Fotografia: Getty Images

Joseph Smith disse certa vez “que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra angular de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem [ou a mulher] se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro”.1

“A declaração do profeta Joseph Smith de que o Livro de Mórmon é a ‘pedra angular de nossa religião’ é profunda e primordial. A pedra angular é posicionada na parte mais alta e central de um arco, de maneira que mantenha todas as outras pedras firmes no lugar. Caso essa peça-chave seja removida, todas as outras pedras do arco cairão. A veracidade do Livro de Mórmon — suas origens, suas doutrinas e as circunstâncias de seu surgimento — é primordial para a veracidade de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.”2

É difícil mensurar o papel que o Livro de Mórmon tem exercido desde o início desta dispensação — e que continua a exercer como a declaração fundamental da veracidade do evangelho conforme restaurado pelo profeta Joseph Smith. Desejo compartilhar com vocês três razões pelas quais o Livro de Mórmon é “a pedra angular de nossa religião”.

A pedra angular da Restauração

“Tudo o que tem significado na Igreja para a salvação se baseia na veracidade do Livro de Mórmon, o que implica a veracidade do relato do profeta Joseph Smith sobre como ele veio à luz. (…) Ou o Livro de Mórmon é o que o profeta Joseph disse que é, ou esta Igreja e seu fundador são falsos, um engano do primeiro momento ao fim.”3

O Livro de Mórmon é “a pedra angular da Restauração” porque tudo o que ensinamos tem raízes nas primeiras experiências do profeta Joseph Smith no Bosque Sagrado e no Monte Cumora. Tudo o que temos flui de uma maneira ou de outra a partir de seu testemunho original.

A pedra angular de nossa doutrina

Temos na Bíblia um maravilhoso conteúdo doutrinário, mas o Livro de Mórmon tem o papel de estabelecer a doutrina, ensiná-la, expandi-la e destacar doutrina que não se encontra em nenhum outro lugar, nem no Velho, nem no Novo Testamento.

Em relação à Expiação, os ensinamentos de Néfi, Jacó e Leí, assim como os do rei Benjamim, de Alma e Amuleque, além de muitos outros, estão além de qualquer outro que se encontra na Bíblia. Amo a Bíblia, mas o Livro de Mórmon é muito poderoso no que diz respeito à Expiação.

Considerando também a dispersão e a coligação de Israel, a fé, o batismo e a ressurreição, no Livro de Mórmon se encontra a pedra angular de nossa doutrina, porque ele nos dá muito do que fora retirado da Bíblia sobre essas doutrinas fundamentais.

Imagem
moça estudando as escrituras

A pedra angular de nosso testemunho de Cristo

Se você perguntasse a alguém quem é o personagem principal do Livro de Mórmon, essa pessoa talvez ficasse confusa. O Livro de Mórmon contém milhares de anos de história dos nefitas e também dos jareditas. É improvável que um personagem se destaque em um período tão longo de tempo. Talvez alguém diga: “Bem, talvez seja Néfi ou Alma, ou quem sabe Mórmon ou Morôni”. Mas não é nenhum desses.

O personagem principal do Livro de Mórmon é Jesus Cristo. Da primeira à última página, essa era a intenção. É isso que diz a página de título. Foi para isso que o livro foi preparado — ser uma declaração de que “Jesus é o Cristo, o Deus Eterno” (página de título do Livro de Mórmon). Cristo é tudo nesse livro.

Uma mensagem especial

No final do Livro de Mórmon, quando Mórmon e Morôni estão sozinhos, fatigados e desolados, ainda escrevem sobre fé, esperança e caridade. Morôni disse: “E novamente me lembro de que tu disseste ter amado o mundo a ponto de dar a tua vida pelo mundo (…). E agora sei que esse amor que tiveste pelos filhos dos homens é caridade” (Éter 12:33–34; ver também Morôni 7:38–48). Essa definição de caridade está no cerne da Expiação de Cristo. Jesus Cristo nos ama perfeitamente e Seu amor permanece para sempre. É por isso que podemos dizer que a verdadeira caridade, a caridade Dele, nunca falha.

A vida tem sua porção de temores e fracassos. Às vezes nem tudo dá certo. Às vezes as pessoas falham conosco, ou a economia, os negócios ou o governo falham e nos decepcionam. Porém, a mensagem do Livro de Mórmon é que a única coisa nesta vida e na eternidade que nunca falhará é o puro amor do Senhor Jesus Cristo manifestado em Seu sacrifício expiatório.

A mensagem do Livro de Mórmon é que Cristo não falha nem nos decepcionará. Sua salvação não falhará, Suas ordenanças não falharão, Sua Igreja não falhará. Esta é a dispensação da plenitude dos tempos. O evangelho restaurado nunca mais será retirado da face da Terra novamente. Essa é a mensagem do Livro de Mórmon.

Como testemunha do Senhor Jesus Cristo, presto testemunho do Livro de Mórmon, que me levou a Ele. Encontrei o Senhor Jesus Cristo nas páginas do Livro de Mórmon quando era um jovem missionário de 19 anos e caminhava sob chuva nas ruas enlameadas da Inglaterra, ou andava de bicicleta com lama até o alto da cabeça, pregando em cidades que não tinham sido abertas à pregação e com batismos que não ocorreram por um longo tempo. À noite, eu voltava para casa no número 3 da Gilmore Road e lia, lia e chorava. Eu sabia que Jesus é o Cristo, que o Livro de Mórmon é verdadeiro, que o evangelho foi restaurado. Se as pessoas na Inglaterra não entendiam isso, eu simplesmente continuava a bater em sua porta até que elas viessem a entender.

Conheço o papel do Livro de Mórmon na mensagem da Restauração. Compreendo como era urgente que os céus o fizessem chegar às mãos do profeta Joseph. Compreendo o que ele ainda significará na preparação do caminho para que Cristo retorne a fim de governar e reinar como Senhor dos senhores e Rei dos reis. Ele é um testemunho, uma declaração de capa a capa, da página de título ao versículo final, de que Jesus é o Cristo e que o evangelho foi restaurado.