2016
Viva!
Junho de 2016


Reflexões

Viva!

O autor mora em Oregon, EUA.

Um menino de 4 anos ajudou-me a enxergar o sacramento por um novo prisma.

Imagem
hooray

Ilustração: Carolyn Vibbert

Eu estava com a mente voltada para o Salvador quando a congregação terminou de cantar o hino sacramental. Comecei a fechar o hinário, mas a música continuou. Como havia muita gente naquele dia, a organista precisou tocar mais duas estrofes enquanto os sacerdotes terminavam de partir o pão. Fiquei grato por aquele tempo a mais. Propiciou-me um momento adicional de reflexão reverente antes das orações sacramentais.

Durante as orações, acompanhei cuidadosamente as palavras proferidas pelos sacerdotes ao abençoarem os símbolos do sacrifício de Cristo por nós. Assim que a última oração acabou e no momento em que a congregação externou seu assentimento, a voz de um menino de 4 anos duas fileiras atrás da minha ecoou em meio aos “améns”.

“Viva!” exclamou ele.

Sua expressão espontânea foi alta o bastante para fazer várias crianças que estavam por perto darem risadinhas. Confesso que sorri com gosto.

“Viva?” pensei. É uma reação um tanto inusitada às orações sacramentais. Certamente era uma reação que eu jamais ouvira antes e talvez nunca torne a ouvir. Afinal de contas, encerramos nossas orações com amém.

Talvez aquela criança tivesse compreendido a verdade melhor do que eu.

Viva! demonstra empolgação. É uma expressão de alegria, em geral no contexto de uma vitória. Às vezes é proferida para indicar aprovação a alguém que terminou bem uma tarefa difícil.1

Naquele mesmo instante, minha mente se impregnou dessa ideia. Sim, pensei, Jesus Cristo venceu a morte a fim de todos podermos ressuscitar. Viva! Graças a Sua Expiação Ele pode perdoar nossos pecados. Viva! Mais importante ainda, Ele pode perdoar-me de meus pecados! Por meio de Sua graça, posso voltar à presença do Pai Celestial e desfrutar a esperança da vida eterna! Viva! Sim! Viva!

Ao erguer silenciosamente esses louvores ao Pai Celestial, o Espírito Santo encheu-me o coração de uma alegria que quase me fez chorar. Naquele dia eu fora guiado por um pequenino (ver Isaías 11:6) e me alegrei com uma perspectiva nova sobre as bênçãos da Expiação do Salvador em minha vida.

Nota

  1. Ver Merriam Webster’s Collegiate Dictionary, 11ª edição, 2003, “hooray”; ver também en.wiktionary.org/wiki/hooray.